O tema do nosso artigo é furo com serra copo, mas primeiro temos que perguntar, você sabe o que é serra copo? Qual a aplicação do serra copo e quais os tipos de serra copo que existem? Além de responder estas perguntas, neste artigo vamos mostrar como usar corretamente um serra copo e como alargar furo com o serra copo, vamos lá pessoal!

O que é serra copo?

É uma ferramenta bastante usada entre os eletricistas! O serra copo pode ser encontrado em vários diâmetros e cada modelo possui características técnicas específicas para a sua aplicação. Os modelos variam de acordo com o material que os seus dentes foram confeccionados, existe serra copo de aço e diamantados.

Na hora de comprar serra copo, é importante olhar todas estas características e observar se possui todos os dentes, se não está queimado e quando o modelo for diamantado, verificar se os dentes apresentam uma leve camada de diamante.

Como usar serra copo?

Para usar corretamente o serra copo você precisa seguir algumas dicas de utilização que vamos apresentar. Primeiro você deve saber que pode usar o serra copo para furar diferentes materiais como por exemplo, madeira e metais diversos, mas para isso é necessário escolher o serra copo adequado.

Para não reduzir o tempo de vida útil do serra copo, é fundamental operar com o RPM recomendado para o diâmetro específico que está sendo usado. Nesta tabela a seguir você pode consultar o RPM ideal para cada diâmetro de acordo com o material que será furado.

Como escolher RPM para serra copo?

Tabela de RPM para serra copo

No momento da furação, você deve exercer a pressão suficiente para cortar o material, evitando realizar movimentos bruscos de cavacos. Outra recomendação importante no momento da furação é quanto à refrigeração do serra copo, ou seja, se você não seguir essas dicas, certamente diminuirá bastante a vida útil do equipamento. Jamais use fluidos para furar aço fundido porque o cavaco sai em tamanho muito pequeno, podendo travar e com isso, inevitavelmente irá danificar o serra copo.

Se você quiser usar o serra copo em furadeira portátil, será necessário usar uma broca para servir de guia. É a forma mais eficiente de garantir o travamento no material que deseja furar. É importante informar que não pode ser uma broca qualquer, ela precisa ficar aproximadamente na altura dos dentes do serra copo.

Como alargar furo com serra copo?

Agora nós vamos mostrar como alargar um furo de serra copo usando outro serra copo. Para isso a gente vai precisar usar este suporte OPA da Starrett que está aparecendo na imagem abaixo.

Como aumentar furo de serra copo?

Como usar o suporte OPA de serra copo?

Se você ainda não conhece, este suporte OPA, pode facilitar demais a sua vida na hora de alargar um furo de serra copo, vamos conferir na como isso funciona! Observe que no nosso exemplo, um furo foi feito com um  serra copo de 32mm, assim como mostra na imagem abaixo.

Como aumentar furo de serra copo?

Exemplo de furação com serra copo Starrett de 32mm

Se você simplesmente trocar o serra copo por um maior, você terá um enorme problema, visto que após o furo já ter sido feito, você não conseguirá aumentá-lo usando apenas outro serra copo porque não tem mais a referência da superfície para a broca guia.

É justamente nestas situações em que precisamos usar o suporte OPA. Então basta substituir a broca guia pelo suporte OPA que tem duas roscas, ou seja, é possível encaixar dois serra copos. Agora é só encaixar o serra copo maior e depois encaixar o serra copo menor, assim como mostra a imagem abaixo.

Como escolher serra copo?

Com o suporte OPA da Starrett você pode usar dois serra copos

Com os dois serra copos já encaixados no suporte OPA da Starrett, agora é possível alargar o furo porque o serra copo menor servirá de guia para o serra copo maior como mostra na imagem a seguir. Agora é só fazer o novo furo e pronto, problema resolvido!

Como aumentar o furo de serra copo com outro serra copo?

Veja que o serra copo menor serve de guia para o serra copo maior!

Se você ainda tem dúvidas sobre como escolher serra corpo, vamos indicar este vídeo do canal Mundo da Elétrica, onde é mostrado os tipos de serra copos e as recomendações de utilização para cada um, vale a pena conferir!

Como já foi dito, é muito importante utilizar o serra copo correto para o material que seja cortar, assim como é importante fazer a furação com a rotação adequada e sempre resfriando o serra copo para não danificá-lo. Se seguir corretamente as dicas que passamos, você certamente irá realizar um trabalho de qualidade!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)