Você já ouviu falar do arame de carboneto de tungstênio? Neste artigo vamos falar para que serve este arame, qual a sua utilização, todas as características e como o eletricista pode usá-lo nas atividades do seu dia a dia, vamos lá pessoal!

Arame de Carboneto de Tungstênio: O que é?

Este é um tipo de arame de corte que é feito com carboneto de tungstênio, ele é fabricado pela Starrett e pode ser utilizado para cortar materiais bem duros ou abrasivos como por exemplo, revestimentos cerâmicos, tijolo, concreto. porcelanato e outros. O arame de carboneto de tungstênio é uma excelente ferramenta de corte para os trabalhos em locais de difícil acesso.

Arame de Carboneto de Tungstênio, como usar?

Saiba tudo sobre o Arame de Carboneto de Tungstênio da Starrett!

Arame de Carboneto de Tungstênio: Características

O arame de carboneto de tungstênio é composto por um arame de aço resistente revestido com grãos de carboneto de tungstênio, por isso é possível realizar cortes em materiais duros ou abrasivos. Ele resiste à altas temperaturas sem perder o corte e como o seu fio é arredondado e totalmente revestido com uma camada grossa de pedaços de tungstênio, é possível realizar cortes movendo a serra em várias direções, o que facilita bastante o corte. Este arame é feito para substituir uma lâmina comum de arco de serra, mas não há a necessidade de adaptar nada, basta que você retire a lâmina e coloque o arame de corte.

Arame de Carboneto de Tungstênio: Qual a utilização?

Na sequência do artigo vamos mostrar as utilizações deste arame em testes práticos! Observe bem como todas as características citadas realmente são vistas durante as utilizações. O primeiro teste foi feito cortando um azulejo, veja na imagem abaixo que o azulejo foi marcado em um formato de meia lua, justamente para demonstrar que é possível realizar cortes em curva, algo que não é possível com a serra comum.

Arame de Carboneto de Tungstênio o que é?

Como fazer corte em cerâmica com o Arame de Carboneto de Tungstênio?

O segundo teste foi cortando um tijolo, geralmente as pessoas usam um serrote comum para fazer estes cortes, mas com a utilização do Arame de Carboneto de Tungstênio o corte é muito mais fácil e pode ser mais preciso assim como mostra a imagem abaixo. Sendo assim, esta pode ser uma ótima ferramenta para ser usada na construção civil e como este arame permite um corte bem rente, certamente irá contribuir para a redução do desperdício.

Ferramenta para eletricista

Como fazer corte em tijolo com o Arame de Carboneto de Tungstênio?

Agora vamos para o terceiro teste que foi cortar uma parede de cimento. Apesar da rigidez da parede, o Arame de Carboneto de Tungstênio não tem dificuldades para fazer o corte assim como mostra na imagem abaixo. Como este arame de aço é bem resistente, você pode fazer os movimentos com bastante pressão, sem perder a precisão no corte, o que é uma enorme vantagem.

Ferramenta para eletricista

Como fazer corte em cimento com o Arame de Carboneto de Tungstênio?

Arame de Carboneto de Tungstênio: Quais as vantagens?

Além de todos estes benefícios já citados, ainda existe a vantagem financeira para o usuário que já possui o arco de serra comum. Como já foi dito, o arame é utilizado no mesmo arco de serra que você usa a lâmina comum, ou seja, você não vai precisar comprar uma nova ferramenta, a não ser que você queira evitar o processo de troca da lâmina pelo arame.

O seu tempo de vida útil pode variar de acordo com a sua utilização, mas podemos afirmar que quanto mais cortes em materiais duros, menor é vida útil deste arame. Portanto, um arame usado somente para cortes em cerâmica, naturalmente durará menos que um arame usado somente para cortes em tijolo.

Aqui no site sempre falamos sobre a importância da expansão da sua área de atuação, e ter ferramentas diversas em mãos pode sim ser um diferencial, visto que diminuem as chances de você ser pego desprevenido. Portanto, é muito interessante ter em seu kit de ferramentas um Arame de Carboneto de Tungstênio para quando surgir a necessidade de realizar cortes nestes tipos de materiais.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

2 comentários para “Arame de Carboneto de Tungstênio, o que é? Onde usar?”

  1. Zeqeinha Eletricida

    Muito bom

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)