O que é soldagem? Tipos e características!

Em Conceitos de eletricidade por Henrique Mattede

Você sabe o que é soldagem? Quais são os tipos e aplicações? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica vai ensinar tudo sobre os processos de soldagem. Então, vamos lá pessoal!

O que é soldagem?

A soldagem é a união de duas peças em uma junta com a aplicação de calor ou pressão, de forma permanente e para obter uma única peça.

É muito comum confundir o que é solda com o que é soldagem, a diferença está no fato que a soldagem é o processo pelo qual se produz uma solda, que pode ocorrer com ou sem adição de material.

Os principais métodos para produzir a solda são os os processos de soldagem por pressão ou deformação, e também por fusão.

O primeiro consiste em deformar as superfícies de contato permitindo a aproximação. Já o segundo método, se baseia na aplicação localizada de calor na região de união até a sua fusão, destruindo as superfícies de contato e produzindo a união pela solidificação do metal fundido.

Dentre as variações de tipos de solda, o mais utilizado é a solda elétrica que se dá por arco elétrico. Esse processo acontece através da produção de uma descarga elétrica entre os dois polos, e é mantida por um gás condutor de alta temperatura para a fusão dos materiais.

Na figura abaixo, vemos uma imagem ilustrativa de o que é soldagem.

Descubra o que é soldagem.

Exemplo de um processo de soldagem.

A soldagem a arco elétrico é um método de união de um ou mais materiais com auxílio de calor e está condicionada a muitos fatores relativos ao meio no qual será empregada.

Existem diversas barreiras que dificultam a abertura do arco elétrico, como:

Apesar de ser um processo de união extremamente confiável e versátil, se o ambiente de trabalho estiver contaminado por sujeiras ou desorganização por parte dos trabalhadores, as inúmeras vantagens da soldagem podem ser eliminadas.

Dentre as diversas vantagens da soldagem, podemos citar:

Embora a soldagem possua benefícios, ela também conta com algumas desvantagens, como:

A soldagem é utilizada nos mais variados segmentos industriais, por exemplo nos setores de:

Portanto, ela se aplica desde os pequenos componentes eletrônicos às grandes estruturas metálicas! E com o avanço tecnológico, materiais, modelos de soldagem e máquinas de solda, podemos afirmar que estão surgindo funções mais tecnológicas com desempenho excelente para diferentes categorias de materiais.

Processos de soldagem

Existem diversos processos utilizados na soldagem e o Mundo da Elétrica vai ensiná-los!

Eletrodo Revestido (SMAW)

A soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido, também conhecida como soldagem manual a arco elétrico, acontece ao encostar o eletrodo no metal a ser unido.
O calor produzido pelo arco elétrico é suficiente para fundir o metal de base! Além disso, o eletrodo possui um revestimento que libera um gás de proteção.

Muito utilizado nas indústrias navais e automobilísticas, se aplica na produção, manutenção, reparação de estruturas de aço e equipamentos agrícolas.

MIG/MAG (GMAW)

Forma-se o arco entre a peça de trabalho e o arame numa atmosfera de gás que protege e age na poça de fusão.

Bastante usado nas indústrias ferroviária e automotiva, é aplicado para fabricação, manutenção, recuperação de peças em oficinas automotivas e estruturas e peças metálicas.

TIG (GTAW)

O arco elétrico é produzido entre eletrodo de tungstênio e o metal a ser soldado, em uma atmosfera de gás protegendo a poça de fusão.

Muito aplicado nas indústrias, hospitalar e alimentícia, ele é utilizado para fabricação e reparação de tubulações, instrumentos cirúrgicos, equipamentos hospitalares e arame tubular.

FCAW

A solda é feita com um arame autoprotegido que possui o gás de proteção em sua composição, protegendo o cordão de solda.

Empregue nas indústrias como naval e nuclear, é aplicada na construção, manutenção, fabricação e reparação de embarcações, navios, plataformas de petróleo e arco de plasma.

PAW

É produzido pelo eletrodo de tungstênio e a peça é soldada, protegida por um gás.

Utilizado em algumas indústrias como aeronáutica e aeroespacial para produção e fabricação de aviões, tubulações e feixe de elétrons.

EBW

É realizada a vácuo, em que lança um feixe de elétrons em alta voltagem e velocidade para chegar ao ponto de fusão dos materiais.

Usado em algumas indústrias bem específicas como, aeroespacial e eletrônica, sendo aplicada na fabricação e produção de peças automotivas, microcomponentes e hidrogênio atômico.

AHW

O arco é gerado entre dois eletrodos de tungstênio e uma atmosfera de hidrogênio, obtendo proteção da solda.

Empregue indústrias específicas para a produção e acabamento de aços especiais como o de Tungstênio.

OUTROS TIPOS

É importante frisar que ainda existe a solda SMD e a solda exotérmica que são muito utilizadas em elétrica e eletrônica! A solda exotérmica é um método de soldagem com a reação química que gera calor. Ela é conhecida como exotérmica uma vez que cria ligações de nível molecular e permanente entre os metais e condutores elétricos.

Já na solda SMD, há o posicionamento e a soldagem de componentes eletricamente passivos ou ativos na superfície de uma placa de Circuito Impresso (CI) ou de um substrato cerâmico.

Para aprender mais sobre a solda, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica.

Compartilhe esse artigo e nos acompanhe nas redes sociais para acessar mais conteúdos! Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão, deixe abaixo nos comentários e te responderemos!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário