Muito conhecido pelos profissionais da eletrônica, vamos falar aqui sobre o ferro de solda. Uma ferramenta que deveria ser mais explorada pelos eletricistas de manutenção residencial para melhorar a qualidade das emendas através do estanho.

O ferro de soldar é uma ferramenta utilizada para as soldagens das conexões elétricas com estanho.

Através do grande aquecimento em sua ponta o ferro de solda consegue atingir uma temperatura suficiente para derreter um fio de estanho. Este fio é usando para fazer conexões entre as trilhas de uma placa eletrônica e o componente que após o resfriamento permanece fixo e com contato elétrico nos terminais.

A utilização do ferro de solda de modo a derreter o estanho por sobre uma emenda de cabos garante uma boa conexão em uma emenda de cabos.

Segundo o meio de aquecimento, classifica-se em três tipos principais:

  • Ferro de soldar de aquecimento ao fogo;
  • Ferro de soldar a gás;
  • Ferro de soldar elétrico
Ferro para solda fria.

Ferro de solda.

O mais usado pelo eletricista é o ferro de soldar elétrico que é composto de uma ponta de cobre, fixada a um tubo metálico, dentro do qual está colocado o resistor de aquecimento. O tubo termina num cabo isolante de onde sai um cordão flexível para a ligação elétrica.

Manutenção do Ferro De Solda

1 – Troca da resistência – Os ferros mais caros podem ter a resistência trocada com certa facilidade e compensa. Desparafuse e retire a ponta. Tire os parafusos do cabo e empurre o fio da resistência para dentro. Retire o “espaguete” da emenda da resistência. Não perca estes “espaguetes” já que além de isolantes elétricos, são isolantes térmicos. Coloque a nova resistência dentro do tubo metálico. Refaça a emenda do cabo de força e recoloque os “espaguetes”. Posicione a resistência até ela encostar bem perto da ponta. Recoloque os parafusos do cabo e a ponta.

Trocando resistência do ferro de solda.

Manutenção do ferro de solda.

2 – Troca da ponta – Basta retirar o parafuso que prende a mesma e retirá-la do tubo da resistência. Na colocação da ponta nova, não deixe-a muito para fora senão ela esquentará pouco. Abaixo vemos como deve ficar:

Nos trabalhos de soldagem a potência do ferro de soldar deve ter uma certa relação com o tamanho das peças a serem soldadas, quanto maior o tamanho das peças tanto maior deve ser a potência do ferro. As pontas do ferro de soldar podem ter diversas formas para facilitar a execução dos diferentes trabalhos de soldagem. Alguns modelos possuem a ponta de machado outro a ponta fina clássica.

No vídeo abaixo é interessante ver outros acessórios que compõem um kit de soldar.

E você utiliza muito o ferro de solda nos trabalhos em eletricidade? Não deixe de nos contar nos comentários.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

16 comentários para “Ferro de solda.”

  1. Ericson

    Por favor, preciso fazer emendas de fio 6 mm num fio 10 mm ambos flexíveis… Qual a potencia do ferro de soldar para essa emenda? Um ferro de solda de 100 watts consegue realizar o trabalho?

    Responder
    • Henrique Mattede

      Qualquer potência conseguiria, mas no caso se a potência for baixa vai demorar mais tempo para isso ocorrer!

      Responder
  2. Walter

    Quando eu for trocar a resistencia, posso colocar uma de maior potencia? Tenho um de 20w fame queimado, queria por uma restencia de 30 ou 40w.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Tem de averiguar se os cabos que ligam a resistência resistem a uma corrente elétrica maior e adequada a nova potência. Caso sim não haverá problema.

      Responder
  3. Liandro

    Eu gosto de estudar electricidade.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Somos apaixonados por elétrica.

      Responder
  4. Jorge Chaiben

    Boa tarde pessoal, hoje comprei uma ponteira da yaxun(yx207), infelizmente não percebi e não verifiquei a compatibilidade no meus ferros. Perguntei pro cara no mercado livre, ele falou que serve em qualquer ferro com abertura de 04mm. Pedi um modelo especifico e o cara me mandou um link de uma estação de ar… Enfim, alguém ai com experiencia que já tenha passado por isso ou visto, se puder deixe nos comentários o modelo, ou se alguém teve a ideia de fazer uma gambiarra, aceito também. Vlw ai.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Realmente nem todas as pontas servem. :(

      Responder
  5. Aurimar

    Tenho uma machadinha fame 180 w, com a qual trabalho soldando telas de nylon em cano de PVC branco, aponta tradicional e de cobre e essa ponta se transforma furando o cobre. O que poderia fazer para não mais furar a ponteira de cobre. Caso não daria para colocar uma ponteira de ferro ou similar

    Responder
    • Henrique Mattede

      Alguns ferros de solda tem a resistência inserida dentro da ponteira para melhorar o aquecimento se for este o caso de seu ferro não acho que seja possível trocar a potência por outro material não.

      Responder
  6. Luizão

    Olá boa noite, eu gostaria de saber onde encontro material isolante para montar um ferro de solda… Já tenho a resistência, falta o isolante para enrolar a mesma… Que tipo de material é aquele? parece folha de vidro bem fino…! Srá que fita crep aguenta a temperatura da resistencia?
    Ok, desde já agradeço e aguardo retorno. Abraços.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Vou ser sincero que não sei exatamente que material que é, me parece algo de fibra de vidro ou algo parecido. Acredito que fita crepe não aguenta não.

      Responder
  7. Luciano Narciso

    Parabéns professor Henrique, você tem ajudado muita gente com seus ensinamentos. Que Deus continue abençoando a todos do mundo da elétrica!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Amém, muito obrigado.

      Responder
  8. Jucelino de Brito Cavalcanti

    Bom dia. Minha dúvida é sobre o estanho adequado para soldar cabos flexíveis de 2, 5mm, 6, 0mm, 10, 0mm e 16, 0mm em uma instalação residencial. Qual bitola é melhor, 1, 0mm ou 1, 5mm? Quanto a composição de estanho/chumbo, 60/40, 50/50,… Qual a mais indicada? No aguardo.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      A liga depende muito do uso, levamos em conta que quanto mais estanho a liga tiver, mais baixo vai ser o ponto de fusão. Então uma solda com liga 60/40 vai derreter muito mais rápido que uma solda com liga 50/50.
      Para elétrica a melhor bitola é 1, 5mm²

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)