Você já se deparou como uma situação em que precisava fazer um corte em alguma peça para continuar o seu serviço na instalação elétrica, mas não tinha a ferramenta adequada em mãos? Talvez você não passou por isso, mas certamente conhece alguém que já. Se analisarmos as atividades elétricas, em praticamente todas elas, alguma peça, eletroduto, barra de ferro precisa ser cortada, principalmente nas atividades de montagem elétrica, como infraestrutura elétrica. Foi pensando nesta necessidade que chegamos ao tema de hoje, neste artigo trouxemos algumas ferramentas de corte e vamos mostrar onde usá-las e quais são as suas principais vantagens e desvantagens de cada uma. Entenda como a lâmina pode influenciar no corte e qual é a mais indicada para cada tipo de material, vamos lá pessoal!

Eletricista, como escolher ferramenta?

Conheça as melhores ferramentas de corte para eletricista e veja como utilizá-las corretamente!

Ferramentas de corte: Tipos de lâminas

Independente de qual seja, as ferramentas que usam lâminas dentadas têm uma desvantagem que é ter lâminas diferentes para cada tipo e/ou dureza do material que vai ser cortado. Ou seja, quanto mais duro o material, menos dentes por polegada a serra deve ter, por exemplo, no caso dos arcos de serra fabricados pela Starrett, são 3 valores diferentes de dentição, 18, 24 e 32 dentes por polegada.

Uma outra diferença é quanto ao material usado na fabricação da lâmina, que pode torná-la mais dura ou mais flexível e isso diferencia no corte. A Starret tem a lâmina bi metal unique, que é mais flexível e é usada em todos os tipos de materiais. Já a lâmina redstrip é mais dura e tem uma precisão de corte muito maior, sendo a mais recomendada para corte em materiais duros como, por exemplo, as barras de ferro. Mas é importante compreender que como a lâmina é mais dura, a peça tem que estar presa a uma morsa para que a lâmina não se quebre e estilhasse.

Além destas lâminas citadas, você também pode encontrar outras lâminas especiais como a de carboneto de tungestênio por exemplo, que é utilizada para cortes de materiais abrasivos. Portanto, opções no mercado é o que não falta, basta saber procurar e escolher aquela que mais se adeque à sua necessidade!

Ferramentas eletricista: Arco de serra

O arco de serra é a ferramenta de corte que todo eletricista tem na caixa de ferramenta ou pelo menos deveria ter! A maior desvantagem do arco de serra é que o seu corpo impede que seja feito um corte profundo em uma peça, ou seja, ele tem um raio de corte limitado para algumas atividades, mas mesmo assim, é uma ferramenta excelente para cortar tubos, canos, perfís e etc.

Lâmina para arco de serra

Saiba como utilizar corretamente o arco de serra

Ferramentas eletricista: Mini arco de serra

Para resolver este problema dos cortes em profundidades, você tem a opção de utilizar o mini arco de serra, que também é o mais indicado para os cortes rente às estruturas e paredes, cortes em teto de gesso ou dry wall para instalação de luminárias embutidas. No caso do mini arco de serra, a principal desvantagem é quanto a vibração da lâmina, fazendo com que ela não seja a mais indicada para o uso em peças duras e maciças.

Como escolher o mini arco de serra?

Saiba como utilizar corretamente o mini arco de serra

Ferramentas eletricista: Serrote de PVC

Esta serra é a menos conhecida da nossa lista, mas é bem útil. A sua lâmina e dentição são próprias para efetuar cortes em plásticos e PVC em geral, como por exemplo, eletrodutos e canos. Apesar de parecer um serrote de madeira daquele convencional, a sua lâmina não permite o uso em madeiras. Sendo assim, essa é uma excelente opção de ferramenta para os eletricistas que trabalham muito com eletrodutos em PVC.

Ferramenta para corte em PVC

Saiba como utilizar corretamente o serrote de PVC

Ferramenta eletricista? Serra de fita manual

Esta a serra de fita manual à bateria da Starrett é uma excelente opção de máquina de corte automática e portátil! Por ser à bateria, ela pode ser levada para locais longe dos pontos de energia como por exemplo, no alto de um telhado onde o acesso é difícil e normalmente não há tomadas para utilização.

Melhores ferramentas para eletricista

Saiba como utilizar corretamente a serra de fita manual

O kit da serra já vem com duas baterias que tem uma autonomia bem legal. O mais interessante das ferramentas da Starret é esta interação entre elas, a bateria da serra de fita manual, também serve para a parafusadeira e assim acontece com todas as outras ferramentas à bateria da Starret.

Estamos chegando ao final deste artigo e acreditamos que com essas informações e a demonstração prática através do vídeo, você tem muitas dicas para escolher a ferramenta ideal para o serviço que costuma realizar. Não pense apenas no valor da ferramenta, o investimento certamente será revertido em novas oportunidades de trabalho, que talvez você não teria como realizar sem tais ferramentas. Jamais se esqueça que sempre que for utilizar uma ferramenta para corte, é muito importante usar luvas e óculos de segurança. Evite acidente usando os equipamentos corretos, porque a segurança sempre deve vir em primeiro lugar.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)