A instalação de caixa de passagem em drywall não necessita de cimento ou quebrar paredes, basta saber como usar corretamente o serra copo na furadeira. Se você tem dúvidas sobre como instalar caixa de luz em drywall? Caixa drywall 4×2 ou 4×4, caixa de passagem em gesso ou MDF de forma fácil, o Mundo da Elétrica vai te ajudar a resolver este problema usando um serra copo 60 da Starrett, vamos lá pessoal!

Quando o furo com o serra copo tem o tamanho exato da caixa de luz para drywall, a instalação da caixa de passagem é muito mais simples do que as caixas de passagem em alvenaria, visto que em grande parte dos casos é preciso cortar a parede e trabalhar com cimento. Já no caso do drywall, basicamente é só furar a placa de drywall com serra copo e encaixar a caixa de passagem.

Como instalar caixa de passagem em gesso?

Veja como instalar caixa de passagem em drywall

Como instalar caixa de passagem?

Para fazer a instalação da caixa de passagem em drywall nós usamos uma furadeira do modelo SS8010 e um serra copo 60 da Starrett, mas caso não que não se tenha o serra copo 60 você pode usar outro serra copo e fazer o acabamento ou aumentar o furo usando uma lima redonda como esta do modelo L105-108 da Starret. Na imagem abaixo você pode ver estas ferramentas que usamos!

Ferramentas para eletricista, como escolher?

Essas foram as ferramentas usadas para instalar caixa de passagem em drywall

O primeiro passo é fazer a furação, mas para definir o local exato para a furação com o serra copo, você deve fazer a marcação dos pontos. Observe que na caixa de passagem tem dois furos que são justamente para marcar os pontos exatos para a furação com o serra copo, ou seja, eles devem ser usados para marcar o drywall, gesso ou MDF, assim como mostra a imagem abaixo.

Como instalar caixa de passagem em gesso?

Veja como fazer a marcação para furação com serra copo

Em seguida você deve encaixar o serra copo no corpo da furadeira e realizar a furação nos pontos marcados. Neste ponto queremos deixar uma dica bem útil, tenha sempre na sua caixa de ferramenta um pincel, porque ele certamente irá te ajudar na limpeza do seu ambiente de trabalho!

Depois de realizar a furação, basta encaixar a caixa de passagem no drywall e pronto! Mas como falamos no início do artigo, as vezes a pessoa não tem o serra copo 60 e neste caso ela terá de fazer o acabamento com uma lima redonda, assim como mostra a imagem abaixo. A utilização de ferramentas adequadas e eficientes agiliza muito o processo, e como no caso deste exemplo nós usamos uma ótima lima redonda, ficou muito mais fácil finalizar o acabamento.

Como instalar caixa de passagem?

Em alguns casos é necessário usar uma lima redonda para fazer o acabamento para a caixa de passagem.

Assim que o furo estiver no tamanho adequado, basta encaixar a caixa de passagem e depois que ela estiver na posição correta, o próximo passo é encaixar as peças que prendem a caixa na chapa do drywall. Para isso você deve encaixá-la na parte de baixo do furo da caixa de passagem como na imagem abaixo.

Como instalar caixa de passagem em gesso?

Posição de encaixe 1 da peça que faz fixação da caixa de passagem no drywall

Depois é só empurrá-la para cima, até que ela se prenda à chapa, assim como mostra a imagem abaixo.

Como instalar caixa de passagem em gesso?

Posição de encaixe 2 da peça que faz fixação da caixa de passagem no drywall

Observe bem que é nesta mesma peça onde são encaixados os parafusos dos espelhos de tomadas e interruptores, ou seja, no momento em que o parafuso é apertado, a caixa de passagem irá se prender ainda mais ao drywall, deixando a fixação ainda mais firme.

Como instalar caixa de passagem em gesso?

Local onde são fixados os parafusos dos espelhos e interruptores

Neste vídeo do canal Mundo da Elétrica você pode ver na prática todo este processo que explicamos neste artigo! Veja como foi feita a marcação, furação e principalmente como foi realizado o acabamento com a lima redonda, vale a pena conferir!

E assim chegamos ao final de mais um artigo e caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que teremos o maior prazer de responder. Se tiver alguma sugestão ou crítica construtiva, elas também serão muito bem recebidas!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)