Não tem espaço no quadro de distribuição, e agora o que fazer? É comum que os eletricistas sejam contratados para instalar um novo circuito elétrico, e não encontrar espaço no QDC. Mas fique tranquilo, pois neste artigo o Mundo da Elétrica mostra uma excelente solução para este problema e de acordo com as normas.

Planejar um espaço reserva no QDC é muito importante, mas na maioria das vezes os quadros de distribuição não possuem esse espaço reserva para a necessidade de novos circuitos como por exemplo, ar-condicionado, bomba de piscina, tomada dedicada e etc. O espaço reserva no quadro de distribuição já é previsto pela norma NBR 5410 no item 6.5.4.7 que fala: “Nos quadros de distribuição, deve ser previsto espaço de reserva para ampliações futuras, com base no número de circuitos com que o quadro for efetivamente equipado, conforme a tabela 59”.

O espaço reserva no quadro de distribuição já é previsto pela norma.

Espaço reserva no quadro de distribuição.

Como sabemos muitas casas são construídas sem projeto elétrico, e isso acaba dificultando a vida do eletricista que vai realizar uma manutenção ou instalação futura. Em alguns casos é preciso quebrar parede, trocar quadro de distribuição, refazer dimensionamento e etc. É uma dor de cabeça para o proprietário! Então vamos lá conhecer essa solução que vai te ajudar em 80% das vezes na hora de instalar um novo circuito elétrico.

Como instalar um novo circuito quanto QDC não tem espaço?

Sério, se você nunca pegou um serviço elétrico e não ficou sem espaço para acrescentar mais um disjuntor, você é sortudo! Pois uma das atividades mais comuns dos eletricistas é a instalação de um novo circuito para tomada como por exemplo, quando é necessário instalar um ponto para ar-condicionado, secador, micro-ondas, freezer e etc. Nesse caso uma das melhores alternativas é a instalação de uma caixa com disjuntor e tomada.

A caixa de disjuntor com tomada de embutir ou sobrepor como o próprio nome já diz, é uma caixa de passagem responsável por armazenar um disjuntor e uma tomada. Uma das utilizações mais comuns da caixa de disjuntor com tomada é justamente para a instalação de ar-condicionado. Mas a caixa com tomada e disjuntor também pode ser usada para a instalação individual de qualquer equipamento como por exemplo, impressoras, computadores, micro-ondas, máquinas de lavar e outros.

Caixinha ar-condicionado e tomada 20a.

Caixa de disjuntor com tomada.

A norma NBR 5410 estipula que todo circuito elétrico deve ser protegido com um disjuntor, que é o dispositivo que protege contra sobrecorrente e curto-circuito. No item 5.3.1.1 fala que: “Os condutores vivos devem ser protegidos, por um ou mais dispositivos de seccionamento automático contra sobrecargas e contra curtos-circuitos. Excetuam-se os casos em que as sobrecorrentes forem limitadas, previstos no item 5.3.7, e os casos em que for possível ou mesmo recomendável omitir tais proteções, tratados no itens 5.3.4.3, 5.3.4.4 e 5.3.5.3”.

Então é uma regra, todo novo circuito que for instalado deve ter um disjuntor para proteção! A caixa de tomada com disjuntor é uma solução para esses casos de instalações de novos aparelhos, mesmo quando o quadro de distribuição estiver sem espaço.

Uma dúvida que pode surgir a respeito da instalação da caixa de disjuntor com tomada, é se a norma NBR 5410 permite a instalação de um disjuntor fora do quadro de distribuição. A norma NBR 5410 permite sim, pois no item 4.2.5.4 fala que: “Na divisão da instalação devem ser consideradas também as necessidades futuras. As ampliações previsíveis devem se refletir não só na potência de alimentação, como tratado no tem 4.2.1, mas também na taxa de ocupação dos condutos e dos quadros de distribuição”. Então é perfeitamente possível e de acordo com a norma NBR 5410 ter uma segunda caixa de proteção.

Ao realizar a compra é importante observar se a caixa com disjuntor e tomada já atende as normas e o padrão de tomadas NBR 14136. Geralmente a caixa de disjuntor com tomada vem com uma tomada de 20A que é própria para equipamentos especiais. O disjuntor pode ser tanto de curva B, como curva C, isso vai depender da necessidade do equipamento instalado.

Um detalhe muito importante quando for instalar uma caixa de disjuntor com tomada, é que sempre deve ser mantida a seletividade, ou seja, deve haver pelo menos o disjuntor geral da instalação no QDC antes do disjuntor da caixa com disjuntor e tomada, além disso é preciso lembrar de fazer o dimensionamento do disjuntor conforme a norma. Como falamos no artigo, é preciso reservar espaço no quadro de distribuição para circuitos elétricos futuros. Neste vídeo abaixo do Mundo da Elétrica fala sobre circuito reserva no QDC.

Esperamos ter ajudado! Agora você já sabe o que fazer quando precisar instalar um circuito novo com tomada em uma instalação com quadro de distribuição cheio, basta instalar uma caixa com disjuntor e tomada.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)