Tomadas para móveis, instalação simples e rápida!

Você já viu ou conhece as tomadas de embutir em móveis? Sabe como fazer a instalação? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica irá ensinar tudo o que você precisa saber. Então, vamos lá pessoal!

Com o grande crescimento dos eletrodomésticos e aparelhos elétricos, é essencial listar a quantidade de tomadas que serão usadas em cada ambiente, para evitar problemas futuros.

Para impedir que a quantidade de fios aparentes seja muito grande, uma boa solução é a utilização de tomadas de embutir em móveis!

É possível instalar módulos de tomadas em diversos lugares, como em sofás, mesas, poltronas e cabeceiras de cama, basta apenas que o móvel possa ser furado e que esteja perto de um ponto de energia!

Na imagem abaixo, é possível ver um exemplo de instalação de tomadas para embutir em móveis.

Como instalar tomadas para embutir.

Tomadas de embutir em sofá.

É comum encontrar esse tipo de tomada em escritórios, com o intuito de reduzir deslocamentos desnecessários e aumentar o conforto na hora de ligar computadores, celulares e projetores, por exemplo.

Outra aplicação comum das tomadas de embutir em residências são nas cozinhas, já que elas permitem conectar eletrodomésticos sem que cabos fiquem a mostra, melhoram a organização do ambiente e evitam que equipamentos sejam desligados por engano.

Mais uma vantagem em embutir tomadas é a possibilidade de aproveitar os pontos de tomadas inacessíveis, como em laterais de guarda-roupas.

À primeira vista, instalar tomadas em móveis pode parecer complexo, mas na verdade é bastante simples!

Como instalar tomadas para embutir em móveis

A primeira etapa da instalação de tomadas para embutir em móveis é a marcação!

Existem 4 formas de fazer a marcação do móvel antes de realizar a furação.

A primeira forma é utilizando as orelhas de marcação como gabarito! Como pode ser observado na imagem abaixo, é necessário apenas marcar os dois pontos centrais.

Tomadas para embutir em móveis.

Marcação para instalar tomadas em móveis.

Para fazer a perfuração, basta usar uma serra copo de 35m, como pode ser visto na imagem abaixo.

Tomadas para embutir em móveis.

Perfuração para instalar tomadas em móveis.

Depois, é preciso tirar as orelhas da marcação, encaixar e fixar o suporte, por fim, é só finalizar com o espelho, veja na imagem abaixo!

Tomadas para embutir em móveis.

Como instalar tomadas de embutir.

A segunda forma é usada quando você já tiver tirado as orelhas! Para marcar os pontos de referência, é só usar os ressaltos da parte de trás do suporte, como pode ser observado na imagem abaixo.

Tomadas para embutir em móveis.

Como instalar tomadas em móveis.

Logo após, é preciso traçar 3 linhas para achar os pontos de furação, que servirão de referência na hora de usar a serra copo.

A furação é a mesma da ensinada no processo anterior!

A terceira forma também é usada quando você não tiver as orelhas de marcação, nesse caso, você pode usar as referências do suporte para marcar duas linhas cruzadas mostrando o centro.

E com a ajuda de uma régua, é necessário marcar dois pontos de furação, com uma distância de 23mm entre eles, como pode ser visto na imagem abaixo.

Tomadas para embutir em móveis.

Marcação para instalar tomadas em móveis.

Essa informação pode ser consultada na lateral do suporte!

A furação também segue a mesma lógica das explicações anteriores.

A quarta e última forma é a mais diferente, porque usa o gabarito impresso no manual de instalação!

Esse gabarito é muito bacana porque vem em tamanho real, bastando apenas recortar, colar no lugar escolhido e marcar os dois pontos de referência para furar com a serra copo!

Após fazer a marcação, é a hora da instalação prática!

A Tramontina possui vários módulos diferentes, como os módulos das linhas Giz, Liz, Tablet, Lux2, Lizflex, que podem ser instalados em diversos locais!

O que será usado como exemplo de instalação é o suporte da Tramontina para duas tomadas: uma comum de 10A e uma USB!

Basta marcar os pontos usando alguns dos métodos acima, fazer os quatro furos, fixar o suporte e apertar os parafusos para terminar a fixação, como pode ser observado na imagem abaixo.

Tomadas para embutir em móveis.

Instalação completa de tomadas em móveis.

Após isso, é só colocar os dois módulos e finalizar com o espelho para o acabamento, veja na imagem abaixo!

Tomadas para embutir em móveis.

Instalação completa de tomadas em móveis.

Esse modelo de suporte possui as cores branco, grafite e bege (somente para exportação), facilitando na decoração de todo o ambiente. Além disso, a Tramontina ainda oferece uma garantia de incríveis 10 anos!

Um ponto a analisar, é que no Brasil nem todos sabem que essas “ligações de equipamentos” em móveis são na verdade, instalações elétricas que precisam seguir as normas vigentes.

E um fator que complica a prática, é que a normalização brasileira não trata deste assunto na NBR 5410, norma que regulariza os tipos de instalações elétricas que devem ser feitas no país.

Ou seja, basicamente deve-se tomar cuidado, mas por norma não é proibido. Por isso, precisamos sempre debater melhorias sobre as normas e as práticas da eletricidade!

Se você gostou desse conteúdo, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica!

Não deixe de compartilhar esse artigo com os seus amigos e familiares para que eles possam aprender também! Além disso, você pode deixar nos comentários abaixo dúvidas ou sugestões, que iremos te responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário