Isoladores para cabos elétricos

Os isoladores elétricos são essenciais para garantir a segurança das instalações elétricas, sejam elas quais forem. E por isso, é de extrema importância que os eletricistas dominem essa área. Pensando nisso, o Mundo da Elétrica separou tudo o que você precisa saber sobre isoladores para cabos elétricos. Então, vamos lá pessoal!

Os materiais isolantes ou dielétricos são caracterizados por apresentarem uma resistência alta à passagem de corrente elétrica. Eles têm como objetivo principal nas instalações elétricas, separar os condutores sem transmitir corrente, além de proteger os indivíduos de fios ou peças que possam estar eletricamente energizados.

Existem diversos tipos de materiais isolantes como o PVC, vidro, amianto, laminado rígido, verniz, resina, papel, teflon e borracha. Além disso, os isoladores sólidos, líquidos e gasosos também podem ser usados em sistemas elétricos.

Cada material possui certa resistência à eletricidade e por isso, o ideal é escolher o tipo de material mais adequado para cada situação. Nos fios e cabos elétricos, os isoladores elétricos são usados como revestimento!

Os materiais isoladores formam uma barreira que impede a passagem da corrente elétrica e consequentemente, impedem choques elétricos que podem causar acidentes graves. Eles também garantem a proteção contra curtos-circuitos, a segurança dos profissionais, usuários e equipamentos elétricos!

Isolador para rede elétrica

O isolador elétrico é o equipamento que garante que o isolamento entre a terra e os condutores esteja funcionando da maneira correta.

Nos sistemas elétricos, o isolador elétrico mais utilizado é o fabricado com porcelana e vidro temperado, já que ele possui propriedades isolantes tanto elétricas quanto mecânicas, contando com preço menor e a fabricação mais simples.

Os isoladores, especialmente na distribuição da energia elétrica, precisam ser submetidos a lavagens e inspeções periódicas, principalmente em locais onde há muita poluição ou em locais que possuem atmosfera salina.

Essas medidas têm como intenção, diminuir os riscos de interrupção no fornecimento de energia elétrica causadas por correntes de fuga.

Os isoladores mantêm isolados os cabos das estruturas de sustentação e tem a função também de sustentar os cabos. Eles estão sujeitos aos esforços de:

Eles também devem suportar os esforços de natureza elétrica, que são:

Na rede elétrica, existem basicamente três tipos de isoladores:

Na imagem abaixo, é possível ver os isoladores de pino, tipo pilar e de suspensão.

Isoladores para cabos elétricos.

Isoladores de pino, tipo pilar e de suspensão.

Os isoladores de suspensão podem ser de 2 tipos:

Além dos fios e cabos, o isolamento elétrico em pequenos transformadores, motores elétricos e geradores de energia também possuem um isolamento das bobinas de arame envernizado com polímeros. Há também a fita isolante de fibra de vidro que é usada como um separador de bobina de enrolamento!

Aplicação dos materiais isolantes

Além da rede elétrica, os materiais isolantes possuem diversas aplicações e são muito úteis, como em:

Padrões de materiais isolantes elétricos

Os padrões de materiais isolantes da instituição de padronização de materiais (ASTM –  American Society for Testing and Materials), são fundamentais para especificar, avaliar e testar as propriedades elétricas e físicas dos materiais utilizados, principalmente como isolamento elétrico em dispositivos e equipamentos relacionados.

Essas propriedades incluem tensão de ruptura dielétrica, força dielétrica, perda de corrente alternada, permissividade, constante dielétrica, resistência e condutância de corrente contínua, fator de dissipação, capacidade de permuta iônica, resistividade iónica e outras propriedades físicas.

Os padrões de materiais de isolamento elétrico permitem que os fabricantes, particularmente aqueles na indústria de semicondutores, examinem e avaliem esses materiais e/ou equipamentos para garantir a sua qualificação para uso seguro.

Se você quer aprender ainda mais, recomendamos que você assista o vídeo abaixo sobre condutores elétricos do canal Mundo da Elétrica.

Nos siga nas nossas redes sociais para ficar por dentro de assuntos sobre eletricidade, e compartilhe esse artigo com os seus amigos para que eles possam aprender também. Nos comentários abaixo, você pode deixar as dúvidas ou sugestões que nós iremos te responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário