Luva para eletricista – Quais são e como escolher!

Escrito na categoria "Curiosidades sobre eletricidade" por Henrique Mattede.

Você conhece a luva de proteção para os eletricistas? Descubra neste artigo os tipos de luvas isolantes para eletricistas e aprenda como escolher a luva para o trabalho que será realizado. Vamos lá pessoal!

Em seu dia-a-dia, um profissional da área da elétrica, seja técnico ou engenheiro, tem contato com a eletricidade e fica exposto aos riscos que a rede elétrica fornece em manutenções elétricas, instalações novas ou outras atividades.

EPIs

Assim como em outras profissões, existem para os eletricistas os chamados Equipamentos de Proteção Individual, os EPI’s. Estes equipamentos existem para assegurar que a saúde e as condições físicas do profissional não sejam prejudicadas pelos riscos que a sua profissão apresenta.

Nas empresas, o fornecimento dos EPI’s é de obrigação do contratante, enquanto o contratado tem o dever de usá-lo e manuseá-lo com os cuidados necessários para uma boa utilização dos equipamentos durante a sua vida útil.

Um dos EPI’s que o profissional da área de elétrica deve utilizar são as luvas isolantes. As luvas isolantes para eletricistas são fabricadas de forma a proteger o profissional contra choques e descargas elétricas.

A fabricação destas luvas é regida pela NBR 10622, que estipula as condições rigorosas que os fabricantes devem atender ao desenvolverem as luvas isolantes, afim de garantir a segurança dos eletricistas.

Diante disto, os fabricantes das luvas de isolação submetem os seus produtos à testes e ensaios em laboratórios, para garantir a sua eficiência e classificar o nível de proteção das luvas para os eletricistas.

Luvas Isolantes: Classificação

As luvas isolantes são classificadas em quatro categorias e são diferenciadas por cores, que determinam o nível de proteção de cada uma. A tabela a seguir mostra a relação de classe, cor, tensão de uso, tensão de ensaio e tensão de perfuração de cada categoria das luvas para eletricistas.

Luva de proteção isolante.

Classe de proteção para as luvas de eletricista.

Tendo em vista as classes das luvas de proteção, o profissional deve saber qual é o valor de tensão aproximado a que estará exposto em seu trabalho, para assim fazer a escolha certa na hora de adquirir as suas luvas de proteção.

Além das diferenças de classes mostradas pelos testes e ensaios em laboratórios, existem outros tipos de luvas que devem ser usadas no dia-a-dia do eletricista. São elas:

Além de saber escolher a melhor luva para a sua atividade, é muito importante ter cuidado com o seu equipamento de proteção.

Para aumentar a vida útil e garantir a qualidade das características construtivas das luvas isolantes, o profissional deve guardá-las em ambientes com uma temperatura menor que 35 graus, livre de ozônio, produtos químicos, vapores ou rede elétrica.

Veja o vídeo a seguir do canal Mudo da elétrica para entender mais sobre as luvas de proteção, nele vamos explicar como escolher a luva correta para cada tipo de trabalho elétrico.

Gostou de aprender sobre as luvas isolantes? Compartilhe este artigo com a sua opinião! Continue navegando no site Mundo da Elétrica para ler mais artigos sobre os diversos assuntos relacionados à eletricidade.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário