EPC para eletricistas! Quais são? Qual a importância?

Escrito na categoria "Conceitos de eletricidade" por Henrique Mattede.

Um trabalho só é bem feito quando tudo funciona dentro das normas e condições indicadas. A segurança é um ponto chave nesta eficiência! Quando o trabalhador não tem condições ideias de segurança, as chances dele desempenhar um trabalho ruim é muito grande, visto que ele tem que ele precisa realizar a atividade fora das condições corretas.

Quanto mais pessoas conviverem neste ambiente, maiores são as chances de acidentes e todos estes riscos devem ser avaliados adequadamente. Para que isso ocorra corretamente, um ótimo trabalho preventivo é fundamental para determinar quais as áreas de riscos e quais as formas de proteger quem está nesta área. Neste artigo vamos falar quais são os equipamentos de proteção coletiva para eletricistas.

Quais são os EPC`s para eletricista?

Qual a importância do EPC para o eletricista e qual a forma correta de utilizar?

EPC para eletricistas: Qual a importância?

Os equipamentos, materiais ou ferramentas que são utilizados para a proteção de todo o grupo enquanto uma atividade é executada, recebem o nome de EPC. Eles são a forma mais básica de segurança no ambiente de trabalho. Vejam como cuidar destes equipamentos e qual a forma correta de usá-los.

A maioria dos EPC`s tem como objetivo impedir o acesso de pessoas não autorizadas e não capacitadas em determinadas áreas, além de alertar os profissionais daquela área sobre algum possível risco.

EPC para eletricistas: Quais são?

Na sequência deste artigo vamos te mostrar quais são os equipamentos de proteção coletiva utilizados e qual é a finalidade desta utilização. Leiam atentamente todas as instruções e vejam se você deve adotar alguns destes itens em seu ambiente de trabalho.

É importante frisar que além destes itens citados acima, os cabos, fusíveis, disjuntores ou qualquer outro equipamento que esteja envolvido na instalação elétrica também são considerados um EPC. Se o equipamento utilizado não for de qualidade ou tiver fora das especificações, as chances de acontecer um acidente é muito grande. Sendo assim, é muito importantes seguir todas as normas e utilizar os equipamentos de qualidade.

EPC para eletricistas: Como cuidar?

Ter um local para acomodar corretamente o EPC é muito importante para a manter a sua boa condição de uso e ampliar o seu tempo de vida útil. Na hora de comprar o EPC, busque sempre os equipamentos de qualidade e que tenham sido inspecionados e aprovados pelos órgãos responsáveis.

Considerações finais

É importante informar que o EPI também tem a função indireta de proteger um grupo. Veja alguns exemplo! Se o eletricista não usar o cinto de segurança corretamente, ele pode sofrer uma queda e atingir outras pessoas. Se ele não utilizar a ferramenta adequada, ele pode causar um curto e provocar um incêndio que pode colocar em risco todas as pessoas daquele local. Não dê chances para o azar! Use sempre o EPI e o EPC recomendado.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário