Você já parou para pensar que todas as ferramentas de trabalho passam por suas mãos? 25% dos acidentes acontecem com as mãos, mas você sabe qual a luva de proteção certa para proteger suas mãos de perfurações, arranhões e corte? Neste artigo Mundo da Elétrica fala sobre as luvas de proteção.

Luvas

Todas tarefas diárias são realizadas com as mãos, que nem paramos para lembrar da importância, que as mãos tem em nossa rotina. Seja para fazer uma ligação, cortar alimentos, abrir portas, realizar consertos diversos etc. Nossas mãos estão sempre na linha de frente ajudando a realizar diversas atividades.

Segundo o levantamento do Anuário Estatístico da Previdência Social, entre cortes, perfurações e arranhões, 1 em cada 4 acidente de trabalho envolve as mãos, ou seja 25% dos acidentes. Por esse motivo que necessitamos sempre pensar no bem-estar das nossas mãos e protegê-las contra riscos. Uma forma eficaz de proteger as mãos é utilizando luva de proteção.

As luvas de segurança foram criadas pela necessidade de proteger as mãos ao realizar tarefas, e podem ser encontradas em diversos modelos, tamanhos e materiais. As luvas de proteção são EPI destinado a proteção das mãos e membros superiores, é devem ter o Certificado de Aprovação (CA) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para comprovar sua eficácia de proteção contra os riscos diários.

Tipos – Luvas de Proteção

Existem diferentes tipos de luvas de proteção para cada tarefa ao ser realizada, podendo ser descartáveis ou reutilizáveis de acordo com utilização. Por isso, sempre é importante utilizar a luva correta para cada caso e ficar atento às orientações do fabricante quanto à maneira de conservação e de utilização. Encontramos diversas variedades de luvas de proteção como a:

  • Luvas em Malha de Aço: tem uma alta resistência mecânica protegendo contra ferramentas cortantes, são feitas em aço inoxidáveis de boa qualidade e mais resistência possível. As luvas em malha de aço são utilizadas em frigoríficos, abatedouros, açougues, peixarias etc.
  • Luvas para Alta Tensão: são fabricadas em borracha, oferecem proteção contra choques elétricos e queimaduras graves causadas por choques elétricos, podendo ter uma capacidade de isolamento de 500 a 40.000 volts. As luvas para alta tensão são utilizadas na área de manutenção elétrica de indústrias e redes elétricas em geral.
  • Luvas de PVC: são resistentes contra produtos químicos, cortes e abrasão em menor escala, são utilizadas na lavagem de peças em materiais corrosivos, manuseio de ácidos, graxas etc.
  • Luva de Vaqueta: é feita de couro grosso que pode proteger bem as mãos, tendo uma proteção extra de couro na parte da palma da mão. Uma das grandes vantagens da luva de vaqueta é que por ser grossa, evita queimaduras imediatas no caso de encostar as mãos em locais muito quentes. A luva de vaqueta é usada em quase todas as áreas de trabalho como funilaria, montagem de estruturas metálicas, trabalhos com solda, trabalho em carpintaria e muitas outras.
Existem diferentes tipos de luvas de proteção para cada tarefa ao ser realizada.

Luvas de proteção para realizar diversas tarefaras.

Desvantagem – Luvas Proteção

Uma desvantagem que muita gente reclama de algumas luvas é que a sensibilidade para pegar pequenos objetos fica muito afetada. Concordamos com isso, mas tudo é questão de costume. Afinal, é melhor ter um pouco da sensibilidade afetada do que um dano com a mão.

A segurança sempre deve vir em primeiro lugar, por isso sempre utilize luvas proteção ao realizar qualquer tarefa que coloque suas mãos em risco, assim protegendo as suas mãos. Abaixo temos um vídeo do canal Mundo da Elétrica, mostrando luvas de proteção para eletricistas.

Agora temos uma pergunta importante, como você está protegendo as suas mãos? Deixe no comentário qual o tipo de luva de proteção que você usa para trabalhar. No site e no canal do Mundo da Elétrica estão repletos de conteúdos sobre diversos temas, sendo assim fique à vontade para acessar os artigos e vídeos relacionados ao assunto. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Um comentário para “Luvas de proteção, tipos e aplicações!”

  1. Manoel Mourao

    Boa noite, uso luvas em todas as operações, temos que nos conscientiza que o EPI é nosso braço Direito, mas novas informações sempre são bem vindas nos deixa mais seguro, ótima informação Didática nota 10 Parabéns; Mourão SP

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)