Terminal e luva de compressão! Como usar esses conectores elétricos?

Em Componentes elétricos por Henrique Mattede

Você já ouviu falar sobre terminal e luva de compressão? Sabe como usar esses conectores elétricos? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica vai te ensinar tudo o que você precisa saber para emendar e conectar condutores elétricos. Então, vamos lá pessoal!

Os terminais e luvas de compressão são dispositivos utilizados para realizar emendas e conexões, entretanto, apesar de serem muito seguros e práticos, não são todos os eletricistas que sabem como utilizar!

Eles são usados para fazer conexões entre dois cabos ou entre um cabo e outro componente do sistema elétrico. Os tamanhos dos conectores correspondem com as bitolas dos cabos que serão conectados!

Na imagem abaixo, é possível ver alguns tamanhos de terminais e luvas de emenda à compressão da Tramontina.

Aprenda a emendar cabos.

Terminal e luva de compressão.

Os terminais e luvas são fabricados em cobre eletrolítico estanhado, que tem uma excelente resistência à corrosão, por isso, podem ser usados para altos níveis de corrente.

Os terminais são mais indicados para a conexão em dispositivos, como os disjuntores de caixa moldada, porque neles têm parafusos que facilitam o uso do conector.

Além disso, eles possuem uma abertura do barril, que permite checar rapidamente se o condutor foi colocado do jeito certo, facilitando a instalação e garantindo a segurança!

Já as luvas de emenda são feitas para unir dois cabos! Elas possuem ressaltos centrais, que garantem a conexão perfeita quando os condutores são colocados corretamente e encostam nesses ressaltos.

Os terminais e luvas de compressão possuem várias aplicações e podem ser usados em:

Como instalar luva e terminal de compressão

Como exemplo, usaremos um terminal de compressão de 50mm² e um disjuntor de caixa moldada de 125A.

Vale lembrar que apesar de estarmos utilizando um disjuntor de 125A, o terminal de 50mm² pode ser utilizado em qualquer disjuntor, desde que seja realizado o dimensionamento de forma correta!

Para assegurar o encaixe perfeito é necessário cortar o cabo corretamente, visto que quando realizado de forma incorreta, os fios ficam bem tortos. Para saber o quanto é necessário decapar, basta colocar o terminal ao lado do cabo, e na luva de compressão, basta colocar o cabo até o ponto central. Logo após, é necessário marcar o cabo e decapar usando um estilete de segurança.

O Mundo da Elétrica separou algumas dicas que facilitam o processo de encaixe para ajudar você!

Dicas para facilitar a instalação

A primeira dica é utilizar uma braçadeira no cabo, visto que ela aperta os fios, facilitando o encaixe no terminal de compressão!

Depois disso, basta colocar o terminal de compressão na ponta do cabo e encaixar. Por último, você precisa retirar a braçadeira e completar o encaixe até a parte coberta! Usar uma lima para dar um leve acabamento nas pontas do cabo facilita muito também na hora de encaixar.

É importante salientar que nunca se deve usar um terminal ou luva maior do que o cabo, por mais que pareça mais fácil, essa ação pode danificar a instalação no futuro! A última dica é utilizar um soprador térmico, ou alguma outra fonte de calor que não danifique o terminal de compressão, pois ao aquecer o metal, ele vai se expandir e vai ser mais fácil para encaixar o cabo!

Com a conexão feita, está na hora da compressão! Para prensar os cabos, é necessário usar um alicate prensa terminal. Com o alicate ajustado, basta colocar o terminal no encaixe correto e fazer a prensagem, já com a luva de compressão é necessário prensar duas vezes!

Na imagem abaixo, é possível ver os cabos encaixados no terminal e na luva de compressão.

Aprenda como emendar cabos.

Terminal e luva de compressão.

Para finalizar, é necessário isolar! Então, usamos uma fita isolante ou termocontrátil! Uma indicação é usar fitas isolantes coloridas para ajudar na identificação das fases e evitar acidentes por fase trocada.

Na luva de compressão é preciso isolar tudo. Já no terminal, o ideal é isolar até a parte achatada, que é onde conectamos o disjuntor ou o componente elétrico desejado!

Para ligar o cabo no disjuntor é necessário tirar o parafuso de aperto do disjuntor e colocá-lo dentro do terminal, sempre usando a arruela lisa e a de pressão.

É essencial apertar bastante o parafuso com uma chave adequada, para que o cabo fique bem firme, reduzindo os riscos de faíscas ou aquecimento!

Quer adquirir esses componentes? A Tramontina possui diversos modelos de fitas isolantes, disjuntores, luvas e terminais compressores que proporcionam qualidade e segurança para as instalações elétricas!

Para aprender essa instalação na prática, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica!

Aprenda mais com o canal do Mundo da Elétrica e nos siga nas nossas redes sociais! Caso tenha ficado alguma dúvida ou sugestão, deixe abaixo nos comentários que iremos te responder!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário