Sabemos que a furadeira é uma ferramenta muito utilizada para diversas finalidades em áreas distintas, o que faz dela uma ferramenta essencial. Sabendo da importância da furadeira, iremos ensinar algumas dicas de utilização da furadeira, como furar paredes e furar cerâmicas e azulejos. Vamos lá pessoal!

Para realizar os furos na parede e na cerâmica será necessário o uso de uma furadeira, que como o próprio nome já diz, a furadeira tem como sua principal função a de fazer furos, mas na sua grande maioria combinam as funções furadeira e martelete, furadeira e parafusadeira, além das três funções em apenas um único produto, que pode nos proporcionar um melhor serviço.

Furar azulejo, porcelanato, ardósia, cerâmica e determinadas paredes não é algo tão fácil, sendo muito comum surgirem determinadas dificuldades na execução do furo nestes locais, pois são áreas muito duras e que oferecem pouca aderência.

Passo a passo de como fazer furo em cerâmica.

Dicas de como furar azulejos!

Dicas e cuidados gerais

Como foi citado anteriormente, existem diversos tipos de furadeiras, cada uma delas com as suas características, algumas para uso profissional e outras apenas para hobby. Ter uma boa furadeira em mãos é essencial para e execução de um bom serviço. Neste exemplo iremos usar a furadeira a bateria da Starrett, por ser uma ferramenta bem completa, pois ela possui diversas regulagens para utilização com mais força (torque alto) ou velocidade de perfuração, além de também ser uma parafusadeira.

Dicas de como furar azulejos!

Furadeira a bateria que fura azulejos.

O primeiro item que devemos nos preocupar ao fazer este tipo de serviço é a segurança, portanto é fundamental saber usar uma furadeira elétrica, além disso utilize luvas, óculos de proteção e até máscaras, devido o pó que surge durante a furação.

Outro cuidado que devemos ter ao realizar qualquer furo na parede ou no teto, é saber se no local onde pretendemos fazer o furo, não passam canos de água, gás ou conduítes por exemplo.

Para que o local onde será realizado a furação não fique sujo, recomendamos a utilização de um coletor de pó, pois toda a sujeira que surgir da furação ficará retida dentro do recipiente, não sujando o local e suas proximidades.

Dicas de como furar azulejos!

Coletor de pó para furadeira.

Existem basicamente dois pontos que devemos ficar atentos na hora de fazer os furos em um azulejo, o primeiro deles é o tipo de revestimento das cerâmicas e azulejos, pois geralmente são bem lisos e duros. A broca a ser utilizada não tem aderência suficiente e por isso fica escorregando. Para resolver este problema recomendamos usar uma punção.

Dicas de como furar azulejos!

Punção usada para auxiliar nas furações.

O segundo ponto que devemos ficar atentos é em relação ao tipo de broca a ser usada, portanto devemos nos preocupar sempre em utilizar a broca correta, que nesta situação devemos usar uma broca de vídea. A broca é um fator fundamental ao realizar trabalhos dessa forma, fique atento quanto ao tipo de broca, pois existem brocas para metal, madeira e concreto por exemplo.

Dicas de como furar azulejos!

Tipos de broca para furar azulejos.

Como furar azulejos:

A punção possui uma função fundamental para realizar furos em azulejos, pois quando tentamos furar sem usar a punção a broca fica escorregando, por não ter aderência suficiente na superfície esmaltada do azulejo.

Para realizamos a furação no azulejo a primeira coisa é realizar a marcação do furo, em seguida usar a punção para dar uma leve quebrada no esmalte da superfície, para a broca ter aderência no local exato do furo.

Dicas de como furar azulejos!

Usando punção para fazer marcações.

A grande dica para realizar este tipo de trabalho é iniciar o furo sem usar o martelete da furadeira e com baixa rotação, para então só depois de transpassado o azulejo utilizar o martelete se for necessário, este detalhe é fundamental, pois isso evita que o azulejo se quebre ou trinque.

O vídeo abaixo mostra o passo a passo de como podemos realizar um furo em cerâmicas, porcelanato e azulejos, fique atento aos detalhes pois são de grande ajuda.

Finalizamos mais um artigo, esperamos ter ajudado com as dicas de como furar azulejos. Caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)