Quantas ferramentas você tem e quais são as ferramentas que você mais gosta ? Sempre que possível mostramos ferramentas aqui no site, porque conhecer bem as ferramentas faz parte da formação de um bom profissional. Neste artigo o Mundo da Elétrica apresenta mais uma ferramenta para facilitar o dia a dia do trabalho dos profissionais do Mundo da Elétrica, é o punção de centro automático.

Punção de centro automático

Sempre que você realizar um furo é importante marcar antes o ponto que vai ser furado, para a broca não ficar deslizando. Isso é muito importante para o furo ficar exatamente no local marcado antes.

Um recurso muito utilizado para realizar marcações antes de fazer um furo é um prego e uma martelo, mas isso nem sempre é o melhor recurso. A maneira mais correta e indicada para fazer esta marcação é usando um punção. Temos dois tipos de punção de centro, o tradicional e o automático.

Para realizar marcação com punção de centro, o procedimento é parecido com o recurso prego e martelo. Porém o punção de centro é feito com materiais mais resistentes e trabalhados para suportar e facilitar a marcação para furo. Para realiza a marcação com punção de centro é preciso posicionar a ponta do punção no local marcado e dar uma martelada no punção para fazer a marcação na peça, ou seja, precisa tanto do punção quanto do martelo.

Precisar posicionar a ponta do punção no local marcado e dar uma martelada no punção.

Punção de centro (tradicional) é feito com matérias mais resistentes e trabalhados.

Já punção automático, não precisa do martelo porque o próprio punção faz todo o trabalho. Observe na imagem abaixo que a ponta do punção automático tem uma separação do corpo do punção. Quando a ponta do punção é pressionada, existe uma mola que mantém a ponta do punção firme.

Ponta do punção automático tem uma separação do corpo.

Punção automático, não precisar do martelo.

O punção automático tem um mecanismo que trabalha junto da mola. Quando empurra a ponta do punção contra uma peça, a ponta afundar até um ponto onde o mecanismo faz a ponta ser impulsionada para frente com grande força, fazendo com que a ponta marque a peça. É justamente este mecanismo que substitui a batida do martelo.

É justamente este mecanismo que substitui a batida do martelo.

Mecanismo que trabalha junto da mola para fazer a marcação.

Vantagens do punção automático

O fato do punção automático não precisar ser martelado, ajuda a diminuir o peso de um martelo na caixa de ferramentas e a marcação em lugares mais apertados. Mas sabemos que a força para fazer a marcação varia de acordo com o material que vai ser marcado. Dependendo do material que vai ser marcado, precisa de mais ou menos força do mecanismo de impulsão do punção automático e isso pode ser regulado através de uma regulagem de rosca.

Observe na imagem abaixo que na parte de trás do punção tem uma parte que desenrosca, é à medida que desenrosca a pressão da mola do punção diminui.

Á medida que desenrosca a pressão da mola do punção diminui.

Regulagem da pressão do punção automático.

Vamos fazer três marcação em uma peça de madeira usando diferentes regulagem da rosca do punção automático. A primeira marcação usando toda a pressão do punção, segunda marcação usando a pressão média do punção e a terceira marcação a força baixa do punção.

Três marcação em uma peça de madeira.

Marcação de furos com diferentes regulagem.

Dá para ver que cada marcação feita na madeira tem uma profundidade diferente, justamente porque a regulagem da mola foi mudada.

Saber usar a regulagem do punção automático é muito importante porque, se for puncionar uma peça plástica por exemplo, o punção precisa de menos força do que quando vai puncionar um pedaço de metal ou madeira.

Ter na caixa de ferramenta um punção automático é muito importante para agilizar o trabalho, porque o profissional não precisa pegar o martelo toda vez que for marcar um furo, isso sem falar na economia de espaço na sua caixa de ferramentas.

Além de saber realizar marcações para fazer um furo, também é preciso saber utilizar a broca correta para cada material. Neste vídeo do canal Mundo da Elétrica, mostramos os tipos de brocas mais utilizadas em serviços elétricos.

No site e no canal do Mundo da Elétrica estão repletos de conteúdos sobre diversos temas, sendo assim fique à vontade para acessar os artigos e vídeos relacionados ao assunto. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)