Que tal uma ferramenta que tem várias funções como cortar, desbastar, lixar, amolar e polir? Essas são algumas das funções de uma micro retífica. Neste artigo vamos mostrar várias utilizações de uma micro retífica.

Micro Retífica

A micro retífica é uma ferramenta usada geralmente para dar acabamento em peças por ter uma grande precisão para realizar cortes, furos, gravações etc. Para realizar pequenos trabalhos, seu tamanho compacto e precisão fazem a micro retífica ser a melhor opção para este tipo de trabalho. A velocidade e potência das micro retíficas são dois pontos importantes, porque os trabalhos que a micro retíficas realizam necessitam de velocidades maiores.

A maior vantagem da micro retífica é poder colocar diversos acessórios distintos, onde cada um deles realiza uma função diferente. Algumas micro retífica já vem com dezenas de acessórios e existem muito mais no mercado, ou seja, pode aumentar ainda mais a funcionalidade da micro retífica de acordo com cada acessório. O mais legal sobre os acessórios da micro retíficas é que como não existe um encaixe padrão de cada marca, pode usar qualquer marca de acessórios em qualquer micro retífica.

A maior vantagem vários acessórios diferentes.

Micro retífica, vários acessórios diferentes.

A micro retífica no geral parece uma furadeira, mas não pode se usada para substituir uma furadeira tradicional, pois possui um baixo torque. A micro retífica é composta por um bico para encaixe dos acessórios, um botão de trava para o bico, um botão para ligar e desligar e uma chave seletora para regulagem da velocidade.

Parece uma furadeira, mas não pode se usada como furadeira.

Partes que dividem uma micro retífica.

Micro Retífica – Acessórios

Agora que você já sabe quais são as características da micro retífica, vamos ver quais são estes acessórios e as suas respectivas funções.

Corte

Para realizar corte as micro retíficas utilizam um disco de corte e a sua maior vantagem sobre outras ferramentas de corte é a que micro retífica pode realizar cortes menores e com mais precisão.

Cortes menores e com mais precisão.

Corte em alumínio com micro retífica.

Furo

Para pequenos furos as micro retíficas aceitam pequenas brocas, com isso, podemos fazer furos bem pequenos e com uma enorme precisão. Para furos com diâmetros acima de 5 mm ou em superfícies resistentes, como por exemplo aço temperado e concreto, deve se utilizar ferramentas mais potentes como por exemplo uma furadeira.

Não utilize para concreto pode danificar.

Furo em mateira com micro retífica.

Desbastar e lixar

O desbaste é outra ótima função da micro retífica, os acessórios de lixar e desbastar são bem menores que as limas e lixas convencionais, fazendo com que seja possível lixar locais menores e de difícil acesso. Imagine a diferença de velocidade de lixar com as mãos e com a micro retífica certamente é muito mais rápido e prático. Outra função que as lixas e pedras de desbaste podem ser usadas é para amolar facas e várias outras ferramentas para corte.

Pode amolar facas e limpar metal.

Desbaste com micro retífica.

Gravação

A gravação pode ser feita com acessórios que possuem as pontas diamantadas, que possibilitam fazer gravação em quase qualquer tipo de superfícies, como por exemplo metais, madeira, vidro, ardósia etc.

Utilizado por muitos artesão.

Gravação com micro retífica.

Polir

Para polimento existem pequenas espumas que geralmente são usados para polir e dar acabamento nas peças. O polimento é de grande importância em peças que estão sujas.

O polimento importante em peças que estão suja.

Polimento com micro retífica.

Chicote de Eixo

O chicote de eixo flexível para micro retífica é um prolongador que possibilita ampliar o eixo rotativo da micro retífica, assim ajudando em um acabamentos mais precisos e demorado, pois a micro retífica pode ficar em um suporte e o manuseio pode ser feito pelo chicote de eixo flexível.

Possibilita ampliar o eixo rotativo da micro retífica.

Chicote de eixo flexível para micro retífica.

Micro Retífica – Segurança

A segurança é muito importante na hora de utilizar a micro retífica, por ser uma ferramenta muito precisa e compacta geralmente é usada em pequenas peças, assim fazendo com que as pessoas aproximem o rosto para visualizar melhor os detalhes da peça. Com isso correndo sério risco de uma ponta quebrar ou um pedaço de material ser arremessado em alta velocidade na direção dos olhos, por isso sempre use óculos de proteção.

A utilização de luva é indispensável, pois em trabalhos de corte e desbaste em metal a temperatura do material pode aumentar consideravelmente causando queimaduras. O pó gerado pelo desbaste em algumas peças é outro fator preocupante, pois se inalado pode ser prejudicial, por isso sempre use máscara para evitar inalação de pó.

Gostou de conhecer a micro retífica? Abaixo deixamos um vídeo do canal Mundo da Elétrica, mostrando a como fura concreto com furadeira.

No site e no canal do Mundo da Elétrica estão repletos de conteúdos, sendo assim fique à vontade para acessar os artigos e vídeos relacionados ao assunto. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o tema deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)