Com o passar do tempo a eletrônica de potência vem facilitando e deixando mais barato o acionamento em velocidade variável de motores elétricos. Sendo assim, os sistemas que antes usavam motores de corrente contínua (CC) pela facilidade de controle, atualmente também podem usar motores de corrente alternada (CA). Isso acontece graças aos inversores de frequência que também podem ser chamados de conversores de frequência.

A eletrônica através dos microprocessadores e microcontroladores têm auxiliado muito no processo de evolução do acionamento das máquinas (CA). Essa evolução permite o desenvolvimento de funções complexas em um tempo de processamento cada vez menor. Como a eletrônica está evoluindo cada vez mais rapidamente, fica mais fácil implementar sofisticados algoritmos de controle que possibilitam o acionamento de alto desempenho em motores de indução de série.

Para exemplificar isso, podemos citar que os motores de indução podem ser acionados através de inversores de frequência. Isso iria substituir os sistemas de controle de fluxo com válvulas (bombas) ou ventiladores. Então, nessa troca além de manter as funções, conseguimos várias vantagens.

A melhoria nos processos de automação garante o aumento na produção e a redução de gastos. Por isso vários tipos de equipamentos foram desenvolvidos, visando atender as mais diversas demandas e aplicações dos setores residenciais e principalmente industriais. Dentre os equipamentos mais utilizados podemos citar o inversor de frequência, que sem dúvidas é um dos componentes mais versáteis e dinâmicos que já foram inventados.

Características do motor trifásico

O motor trifásico possui velocidade constante, mas ela pode variar em função das cargas que são acopladas ao motor. Também é importante informar que o uso de um inversor de frequência também pode influenciar na velocidade do motor trifásico de indução.

O princípio de funcionamento de um motor trifásico é baseado em um campo magnético girante, que surge quando um sistema de alimentação de corrente alternada é aplicado em polos defasados em 120º entre si. É importante destacar que a partida direta de um motor de indução exige uma corrente em torno de seis a sete vezes maior que a sua corrente nominal.

O que é um Inversor de frequência?

A função do inversor de frequência é gerar uma tensão e frequência trifásica ajustável, tendo como objetivo controlar a velocidade de um motor de indução trifásico. Quando estes motores são alimentados diretamente da rede de distribuição de energia elétrica, eles possuem uma característica de velocidade constante.

Inversor de frequência, tipos e aplicações!

Diversos modelos de inversores de frequência.

Inversor de frequência: Quais os benefícios?

A principal vantagem de um motor acionado por inversor de frequência é a economia de energia e a melhoria do desempenho das máquinas e equipamentos. Mas existem muitos outros benefícios que você pode conferir na lista abaixo!

  • Redução considerável do pico de corrente na partida do motor.
  • Aumento da vida útil dos equipamentos
  • Menor índice de manutenção.
  • Controlar a velocidade de motores elétricos.
  • Possibilidade de partir motores suavemente
  • Substituição de variadores mecânicos e eletromagnéticos.
  • Comunicação avançada e aquisição de dados.
  • Reduz o nível de ruídos.

Graças à essas vantagens citadas, o uso do inversor de frequência faz com que o motor trifásico seja o ideal para quase todos os tipos de operações encontrados constantemente na indústria.

Como funciona o Inversor Frequência

Como já dissemos anteriormente, o inversor de frequência é um dispositivo eletrônico que tem como principal função a variação da rotação de um motor trifásico, através da variação de frequência que o mesmo proporciona em seus contatos de saída. Dessa forma podemos controlar facilmente a velocidade que o motor vai trabalhar.

O inversor de frequência trabalha alterando a frequência na entrada do motor. A variação de velocidade do motor é diretamente proporcional à variação da frequência, ou seja, se a frequência aumentar a velocidade do motor também aumenta, e se a frequência diminuir a velocidade do motor também reduz.

Para complementar o conteúdo sobre inversores de frequência, o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica também explica detalhadamente como funciona um inversor de frequência e quais são as suas aplicações.

Caso queira aprender ainda mais sobre inversores de frequência, aqui no site e no canal Mundo da Elétrica temos vários conteúdos sobre inversores de frequência como por exemplo, mostrando como funciona um inversor, comandos elétricos com inversor de frequência testes de com inversor. Se tiver ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)