Motor trifásico tem capacitor?

Em Comandos Elétricos por Henrique Mattede

O motor de indução trifásico é um dos motores elétricos mais utilizados, uma vez que ele possui diversas vantagens e aplicações. Entretanto, você sabe se o motor trifásico tem capacitor? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica vai solucionar essa dúvida para você. Então vamos lá pessoal!

Cada tipo de motor elétrico possui características específicas de funcionamento e, devido a essas especificidades, normalmente, eles possuem variadas aplicações. Contudo, com o avanço da indústria eletrônica, os motores podem ser alimentados com conversores eletrônicos, possibilitando a adaptação de suas características de funcionamento normais e as suas necessidades!

Os capacitores são componentes eletrônicos reativos, que reagem à passagem da corrente elétrica através do acúmulo de cargas elétricas e armazenando energia elétrica. Essa carga que foi armazenada pode ser utilizada, momentaneamente, para alimentar circuitos elétricos!

O motor monofásico possui apenas um conjunto de bobinas e sua alimentação é feita por uma única fase de corrente alternada, ele é muito empregado para cargas que necessitam de motores de pequena potência.

Já os motores de corrente alternada trifásicos, que também podem ser conhecidos como motores assíncronos trifásicos ou motores de indução, são os mais utilizados na indústria, devido a uma série de vantagens!

Por serem tão conhecidos, muitas dúvidas acerca do funcionamento dos motores trifásicos são levantadas. Veja na imagem abaixo.

Motores assíncronos trifásicos.

Motor trifásico tem capacitor?

Você pode estar se perguntando se motor trifásico tem capacitor? E a resposta é que, comumente, apenas o motor monofásico tem capacitor!

Dado que em motores com enrolamento auxiliar, como os monofásicos, o campo magnético girante é criado posicionando os enrolamentos no estator, deslocados 90° um do outro. A partir disso, com o auxílio de capacitores ou outras técnicas de comando, ocorre a alimentação de um dos enrolamentos e a rotação do eixo do motor.

Capacitor para motor trifásico

Apesar de apenas o motor monofásico possuir capacitor, é possível encontrar algumas gambiarras utilizando um motor trifásico com capacitor!

O capacitor é usado para simular uma terceira fase para ligar o motor trifásico em redes bifásicas.

Para realizar essa gambiarra, é necessário conectar um terminal do capacitor na alimentação do motor e o outro em uma das duas fases, de forma que o capacitor carregue com a fase conectada e descarregue no terminal de alimentação do motor.

Esse método não é correto, uma vez que a simulação da terceira fase resulta em uma defasagem de 90º em relação às outras duas, e a defasagem correta em um sistema trifásico é de 120º! Além disso, o uso de capacitores em motores trifásico gera diversos problemas, como:

Embora o motor trifásico apresente diversas vantagens, o uso de motores diretamente em redes trifásicas traz limitações por possuir um alto valor de implantação, resultando em gambiarras perigosas! Por todos esses motivos, esse tipo de método não é seguro e pode causar, até mesmo, acidentes!

É importante salientar que não se deve confundir o uso do capacitor para ligação de motores com bancos de capacitores, uma vez que essa utilização tem o intuito de fazer melhorias na qualidade da energia elétrica!

Para não cometer erros como esse, é importante para o bom profissional buscar estar sempre se capacitando e estudando sobre a área da elétrica, assim como selecionar assuntos relevantes sobre os motores elétricos, como normas regulamentadoras, comandos elétricos, componentes eletrônicos, segurança em eletricidade, capacitores e banco de capacitores.

No vídeo abaixo, ensinamos mais sobre os motores elétricos!

Além disso, no canal Mundo da Elétrica estamos sempre postando conteúdos de qualidade e de forma totalmente gratuita. Por isso, não esqueça de se inscrever e deixar um gostei para nos ajudar!

Gostou desse artigo? Acompanhe o site e as redes sociais para ficar por dentro de assuntos como esse. Compartilhe também com os seus amigos e familiares, para que eles possam aprender mais sobre a área da elétrica. Nos comentários abaixo, você pode deixar dúvidas e sugestões para que possamos te responder!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário