Você sabe o que é amperímetro, qual a sua função e qual a forma correta de usar? Neste artigo o Mundo da Elétrica vai falar tudo sobre alicate amperímetro! Sendo assim, leia atentamente as informações que vamos passar para ficar por dentro de tudo sobre essa importante ferramenta para os eletricistas. Então vamos lá pessoal!

Amperímetro, o que é?

Os amperímetros fazem parte do grupo de ferramentas classificadas como instrumentos capazes de realizar medida elétrica. O amperímetro é usado para determinar qual é a intensidade da corrente elétrica que está passando através daquele circuito elétrico.

Dentre os modelos de amperímetros temos os digitais e os analógicos, mas o princípio de funcionamento de ambos é bem parecido! Caso você não saiba, os amperímetros foram construídos a partir de um galvanômetro.

Amperímetro, para que serve?

Os amperímetros e alicates amperímetros são equipamentos usados para medir a corrente elétrica. Portanto, é importante ter muito cuidado ao utilizá-los! Eles são representados por um símbolo relativamente simples, que é composto por um círculo geralmente acompanhado de uma seta e a letra A em seu interior.

O que é alicate amperímetro?

Veja qual é a função do amperímetro e alicate amperímetro!

Amperímetro ideal x amperímetro real

Você que não é da área da eletricidade talvez não saiba, mas é bastante comum fazer esta divisão entre amperímetro ideal e amperímetro real! E para tirar qualquer dúvida vamos explicar as características de cada um.

Amperímetro ideal

Este amperímetro é aquele que pode ser inserido nos circuitos elétricos sem causar nenhum tipo de interferência em seu funcionamento. Neste caso podemos afirmar que a corrente elétrica e a tensão no circuito não sofrem nenhuma alteração.

Uma característica do amperímetro ideal é que ele não possui resistência elétrica! Então não é capaz de se opor à corrente elétrica. Para usar corretamente o amperímetro ideal, você deve conectá-lo em série ao circuito, justamente para que a corrente elétrica possa passar por ele sem sofrer nenhuma alteração! É importante destacar que o amperímetro ideal não é um aparelho específico, ou seja, essa nomenclatura é dada ao instrumental que é perfeito em suas medições.

O que é alicate amperímetro?

Exemplos de circuito elétrico com representação do amperímetro!

Amperímetro real

Este amperímetro é o usado no cotidiano dos eletricistas, mas não consegue apresentar uma extrema perfeição nas suas medições! O amperímetro real conta com uma resistência elétrica que apesar de ser bem baixa, ainda sim acaba se opondo à corrente elétrica.

Para usar este tipo de amperímetro é necessário conectá-lo ao circuito, ou seja, é indispensável observar se a sua resistência é muito menor que a resistência do circuito, justamente para que as medições realizadas não sejam afetadas!

Medidores elétricos

Caso você não saiba, existem outros tipos de medidores elétricos além dos amperímetros! É importante conhecer as características e funcionalidades de todos eles, porque eles podem ser usados para a mesma função, porém oferecendo fazem medições de unidades diferentes.

Na lista abaixo você pode conferir as características dos demais aparelhos de medição elétrica, que são:

  • Voltímetro: Os voltímetros são aparelhos usados para fazer a medição da tensão elétrica entre dois pontos de um circuito.
  • Ohmímetro: Os ohmímetros são aparelhos usados para fazer a medição da resistência elétrica de algum fio ou resistor.
  • Multímetro: Os multímetros são aparelhos que fazem medidas elétricas mais utilizados no mundo! Eles contam com várias funções bem interessantes como por exemplo, as mesmas do amperímetro, voltímetro e ohmímetro, além de muitas outras medições.

Se você quiser conhecer mais sobre os multímetros e os outros tipos de medidores elétricos, aqui no site tem muitos artigos sobre o tema! Então, é só acessar gratuitamente e aproveitar todas as informações.

Por falar em aproveitar para se capacitar ainda mais na área, vamos deixar abaixo um vídeo do canal Mundo da Elétrica, onde são mostrados todos os detalhes dos medidores elétricos. Vale muito a pena assistir!

Com essas informações em mãos você saberia me dizer qual é a diferença entre multímetro e amperímetro? Deixe nos comentários que queremos saber se aprenderam mesmo com este artigo.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)