Sensor de presença para lâmpadas!

Escrito na categoria "Componentes elétricos" por Henrique Mattede.

Apesar de ser bem tranquilo de usar, muita gente ainda tem dúvidas para escolher um sensor de presença. Isso porque existem muitos tipos de sensor para lâmpada ou outra carga. Então, se você quer eliminar a sua indecisão por não saber quais tipos de lâmpada com sensor de presença existem, vem com a gente porque é exatamente disso que o Mundo da Elétrica vai falar neste artigo. Então, vamos lá pessoal!

Sensor de Presença: O que é?

O sensor de presença é um dispositivo eletrônico de monitoramento, que pode ser tanto de segurança quanto de automação. Ele funciona supervisionando uma determinada área de alcance, que é configurada nele de acordo com a necessidade.

Quando detecta algum tipo de alteração na área que ele está monitorando, o circuito é acionado. Ele é capaz de detectar diversas presenças e variações no ambiente, como por exemplo:

Sensor de Presença: Como funciona?

Como citamos anteriormente, o sensor de presença funciona detectando distúrbios em um certo ambiente. A configuração da área que ele irá monitorar é feita considerando a necessidade de alcance e a sensibilidade, além da quantidade de luz no ambiente, que é o caso dos sensores que possuem relé fotoelétrico.

Esse tipo de sensor pode ser comparado com uma chave de fim de curso sem atuadores e contatos mecânicos, já que atua à distância.

Usando o seu método de detecção, o sensor estabelece uma “área de domínio”, liberando um sinal ou pulso elétrico assim que algo interfere nessa área. Esse sinal aciona o seu componente interno, que fecha o contato responsável por liberar a energia elétrica para o circuito posterior.

Sensor de Presença: Tipos

De modo geral, podemos declarar que os sensores de presença são divididos em dois grandes grupos, os infravermelhos e os emissores de onda. Também é possível juntar esses dois tipos através de tecnologias atuais, e isso reduz muito a chance de acontecer um alarme falso.

Sensor de Infravermelho

Esse tipo de sensor detecta uma presença através do calor, emitindo luzes infravermelhas (invisíveis) em um determinado trajeto. Quando um corpo estranho passa por esse trajeto de luz infravermelha, o sensor ativa a medição de fótons, que especifica a temperatura desse corpo.

Quando a temperatura está dentro da faixa determinada, normalmente entre 36,5ºC e 40ºC, o sensor libera a passagem de energia para o circuito. Vale lembrar que essa é a temperatura condizente com a de um ser humano!

Sensor Acústico

Nesse tipo de sensor são emitidas ondas humanamente inaudíveis, com frequências entre 22kHz e 45kHz. Quando o eco dessas ondas mostra padrões incomuns, o sensor identifica como uma presença e aciona o circuito.

Sensor de Micro-ondas

A operação desse sensor acontece através da emissão de pulsos com forma de ondas no ambiente. Se algum movimento entrar em contato com esses pulsos, o padrão de ondas será interrompido ou variado, e isso é o sinal para o sensor acionar o circuito.

Sensor de Presença - Tipos e Características

Tipos de Sensores de Presença para Lâmpadas e outras utilizações!

O uso de todos os tipos de sensores é bem variado, e as suas principais aplicações são em conjunto com:

Fazendo combinações criativas, o sensor de presença pode salvar a sua casa, loja e comércio. Inclusive isso pode até mesmo te ajudar a economizar na conta de luz!

Tocamos em um ponto interessante, não é mesmo? Que tal se a gente te contar o que ninguém quer te falar sobre a conta de luz? Se ficou curioso(a), assista o vídeo abaixo do Mundo da Elétrica e descubra!

Compartilhe o artigo também para nos ajudar e se tiver alguma dúvida ou sugestão, pode deixar aqui nos comentários para que possamos te responder!

Esse é só um dos nossos artigos, se quiser continuar aprendendo sobre essa vasta área que é a elétrica, sugerimos continuar acompanhando o site do Mundo da Elétrica, além das nossas redes sociais!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário