Choveu e acabou a luz, por que isso acontece? Isso é uma realidade na vida de muitos brasileiros não é mesmo? E se estragar a comida da geladeira, o que eu faço? Neste artigo o Mundo da elétrica explica por que tende a faltar luz quando chove, e como você deve agir nestes casos. Vamos lá pessoal!

Chuva e falta de energia

Se a gente pensar bem, são muitos os motivos para a falta de energia em dias de chuva! Caso você não saiba, a chuva pode castigar as instalações elétricas de várias formas, e neste artigo você vai saber quais são estes causadores.

Acredito que a maioria das pessoas podem estar pensando que os raios são o principal motivo para a falta de energia em dias de chuva. Se você faz parte deste grupo, saiba que você tem motivos para isso, porque as descargas atmosféricas realmente estão entre os fatores causadores da falta de energia.

Falta de luz, falta de energia elétrica por causa da chuva.

Saiba o que fazer quando chover e acabar a luz!

Raio causa falta de luz?

Um raio que cai em uma rede elétrica pode causar diversos problemas. Se você nunca viu um raio caindo direto em um transformador, saiba que é uma cena impressionante e ao mesmo tempo assustadora! Isso geralmente causa sérios danos, podendo desligar a energia elétrica de um bairro inteiro.

Também temos os casos em que a falta de luz é causada por proteção. Um exemplo é quando o surto elétrico provocado por um raio provoca a atuação do DPS, que é um dispositivo de proteção. Neste caso a interrupção de energia vai ocorrer para proteger as instalações.

Vento causa falta de luz?

Outro grande causador da falta de luz nos dias de chuva são os ventos fortes! Eles podem fazer com que os cabos elétricos da rede de distribuição se aproximarem fechando arcos elétricos. Assim como no caso dos raios, este tipo de situação pode provocar a atuação dos componentes de proteção, mas neste caso quem vai atuar é o disjuntor.

O vento forte também pode fazer com que galhos de árvores e outros materiais sejam projetados sobre os cabos da rede elétrica, causando assim curto-circuito ou rompimento dos cabos. Em alguns casos mais raros, o vento forte que vem junto com a chuva pode inclusive derrubar uma torre de transmissão.

O que fazer quando a luz acabar?

Seja qual for a situação citada, as concessionárias de energia precisam agir rápido para garantir que a energia seja restabelecida no menor tempo possível, mas e se isso demorar muito?

Essa é a queixa de muitas pessoas aqui no Brasil! Elas relatam que o restabelecimento de energia é muito demorado, então o que fazer? Em caso de danos que possam ser comprovados pela demora no restabelecimento da energia elétrica, é possível solicitar o ressarcimento da concessionária.

Porém, é preciso informar a concessionária sobre a falta de energia! Para isso utilize o serviço de atendimento ao consumidor, anote todos protocolos e documente tudo, porque se for necessário fazer alguma ação futura, você vai ter que apresentar todos os registros das reclamações.

Saiba que se o problema não for resolvido adequadamente, é possível gerar uma reclamação direto na ANEEL, e você também pode solicitar o ressarcimento através de uma ação em um juizado de pequenas causas.

Falta de luz: Problemas dentro do imóvel

É importante ficar atento, pois em alguns casos a chuva pode causar uma falha elétrica depois do padrão de entrada. Nessa situação a responsabilidade de encontrar o problema e resolvê-lo é do dono do imóvel.

Um dos principais problemas que a chuva pode causar depois do padrão de entrada é o rompimento dos cabos! Também precisamos citar o aumento das fugas de corrente, que está diretamente relacionado com os danos causados na isolação.

O mais aconselhado é contratar um eletricista que deve saber identificar e resolver este tipo de trabalho, pois só assim ele conseguirá ajudar corretamente o cliente que está passando por este problema de falta de energia.

Inclusive, a orientação é certificar se a falta de luz é apenas na sua casa ou se o problema atingiu toda a rua ou até o bairro. Lembre-se de manter contato com seus vizinhos durante a falta de luz, isso é fundamental para saber se a demora no restabelecimento da energia elétrica é com todos ou apenas no seu imóvel.

Já pensou se você tem uma tarefa importante do serviço para fazer e acaba a luz. Imagine que você esteja terminando aquele trabalho importante da faculdade e a luz acaba! Em muitos casos não da tempo de esperar que a luz volte, então uma solução emergencial pode ser o uso de um nobreak, que vai lhe garantir um tempo a mais de uso. No vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica você pode saber tudo sobre este equipamento e quais são as vantagens de usá-lo.

Você conhece alguém que sempre reclama que fica sem luz quando chove? Envie este artigo para essa pessoa e nos ajude a compartilhar estas importantes dicas. Quanto mais pessoas souberem como agir nestes casos, mais eficiente será o atendimento.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)