Celular atrai raio? Entenda todos os mitos e verdades!

Você conhece os mitos e verdades sobre os raios? Sabe se os celulares atraem raio? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica vai te explicar tudo o que você precisa saber. Então, vamos lá pessoal!

O que é raio?

O raio ou descarga elétrica atmosférica, é uma descarga elétrica de grande intensidade que ocorre na atmosfera entre as regiões eletricamente carregadas. Ele pode dar-se no interior de uma nuvem (intranuvem), entre nuvens (internuvens), ou entre uma nuvem e a terra (nuvem-solo).

Embora as descargas intranuvem e internuvens sejam mais frequentes, descargas nuvem-solo são de maior interesse prático para os seres humanos. As descargas atmosféricas são uma das mais violentas manifestações da natureza, já que em frações de segundos, elas podem produzir uma carga de energia que chega a:

Graças a isso muitas pessoas ficam com medo até mesmo de chegar perto de celulares e aparelhos eletrônicos, porém é importante entender quais os riscos reais que esses dispositivos têm!

Onde os raios costumam cair?

Os raios sempre procuram o caminho de menor resistência entre a nuvem e a terra. Por isso, em geral eles caem em pontos altos e pontiagudos que favorecem o início da descarga elétrica, como:

Mitos e verdades sobre os raios.

Descubra se celular atrai raios.

Celular atrai raios?

Nas residências e em lugares fechados, os tipos mais comuns de problemas decorrentes da queda de raios estão ligados ao uso de eletrônicos! Apesar das descargas elétricas não costumarem atingir uma pessoa protegida dentro de casa, elas podem chegar por meio da rede elétrica, causando sobrecargas.

Apesar de não agir diretamente sobre o indivíduo, um perigo real é a descarga elétrica atingir eletrônicos conectados à rede elétrica. Portanto, o celular pode ser utilizado durante tempestades desde que ele esteja desconectado da rede elétrica!

Recomenda-se sempre desligar os aparelhos na tomada quando uma forte tempestade se aproxima, pois a variação de energia elétrica pode fazer com que os eletrônicos queimem. Em lugares desprotegidos e abertos, o uso de celulares e eletrônicos sem fio não aumenta o risco de ser atingido por um raio.

Porém, é importante salientar que caso você seja atingido por um raio enquanto faz o uso desses dispositivos, os riscos de danos à saúde e a integridade física do usuário podem ser maiores, já que o aparelho pode explodir com a intensidade do raio!

Como evitar os problemas em casa?

Em primeiro lugar, durante uma forte tempestade com incidência de raios, nunca utilize um telefone com fio ou aparelho conectado à tomada.

Se precisar fazer uma ligação, dê preferência aos celulares. Porém, deixe para carregar seu smartphone em outro momento e sempre opte por usar o notebook na bateria e pela rede Wi-Fi, dispensando o uso de fios.

Há ainda duas maneiras de se evitar problemas: Fazer o aterramento nas tomadas da casa, além de comprar aparelhos específicos para locais com aterramento, justamente para evitar a variação elétrica.

Outra medida é a instalação de Dispositivos Protetores de Surto (DPS), que ficam junto ao quadro de distribuição central da rede, e são úteis em regiões com grande incidência de raios.

Como se manter em segurança em uma tempestade de raios?

Outro imaginário muito disseminado é que espelhos atraem raios, já que o raio produz uma luz forte que refletindo no espelho, pode parecer ter vindo dele. Precisamos alertar que isso não passa de uma impressão, pois não há nenhuma comprovação científica!

Para descobrir quais objetos atraem raios e entender mais sobre eles, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica, e não se esqueça de comentar e deixar um gostei!

Convidamos você para se inscrever no canal do Mundo da Elétrica no YouTube, pois sempre postamos conteúdos sobre eletricidade. Continue acompanhando também o nosso site para que você possa aprender ainda mais!

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre esse assunto, você pode deixar o seu comentário abaixo que iremos te responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário