A tensão de passo é um fenômeno relacionado à eletricidade. Os acidentes elétricos que envolvem eletrocutamento por descargas atmosféricas, os raios, são em sua maioria causados pela chamada tensão de passo. Como acontece a tensão de passo? Quais os riscos da tensão de passo? Como evitar acidentes com descargas atmosféricas? Todas estas dúvidas e dicas relacionadas a este fenômeno da eletricidade você confere agora!

Tensão de passo: O que é?

A definição como o seu próprio nome já diz, é a diferença de potencial que ocorre entre as pernas de uma pessoa, ou as patas de um animal em contato com o chão. A tensão de passo só ocorre em altas tensões, pois apenas a alta tensão é capaz de romper o dielétrico (isolação) do solo.

Para existir a tensão de passo é necessário que uma descarga elétrica de grande potencial atinja o solo em um determinado ponto. Esse grande potencial que surge no solo, acontece devido a uma descarga atmosférica, ou seja, um raio que cai no chão ou um cabo partido em contato com o solo

O que é tensão de passo?

Conheça melhor como acontece a tensão de passo e quais são as causas. Veja como evitar a tensão de passo, essa dica pode salvar sua vida.

Tensão de passo: Características

Ao redor deste ponto a tensão irá diminuir gradativamente à medida que nos distanciamos desse ponto. Com diferentes tensões em várias partes do solo, uma pessoa em pé teria potenciais diferentes em seus pés, levando à ocorrência de um choque elétrico.

Para que você tenha um melhor entendimento, é basicamente o que acontece quando você sofre um choque na tomada ou no chuveiro, porém o choque que ocorre pela tensão depasso é em uma escala muito maior. Isso acontece porque a corrente elétrica tende a ir do maior potencial para o menor.

O corpo da pessoa éum facilitador para a passagem da corrente elétrica para o menor potencial. Aqui no Mundo do Elétrica temos um vídeo e um artigo que explica melhor esses pequenos choques que tomamos no chuveiro, e como resolver.

Tensão de passo: Animais

Quando você ouve falar que caiu um raio em uma área rural e certa quantidade do gado morreu, ou também quando cai um raio na praia ou campo de futebol, e mesmo a certa distância do ponto onde houve a descarga atmosférica, as pessoas sofreram esse choque, isso foi devido à tensão de passo.

Em animais maiores e quadrúpedes, onde a distância entre as patas é maiora diferença de potencial será também muito maior, por isso para os animais a tensão de passo é mais perigosa. Este fenômeno também pode explicar o que acontece, quando uma descarga atmosférica ocorre na zona rural, e o fazendeiro não sofre absolutamente nenhum dano, enquanto o gado que estava ao seu redor acaba morrendo.

Suponhamos que a descarga atmosférica no solo tenha sido de 1MV, e que em pequenos intervalos, existam potencias de 900KV, 800KV, 700KV assim por diante, e o fazendeiro esteja parado com os pés quase juntos, sendo assim, quase não haverá diferença de potencial nos pés do fazendeiro, ao contrário do seu gado, que por suas patas serem distantes umas das outras as chances de sofrer com essa descarga elétrica são maiores. Supondo que entre as patas da vaca haja uma diferença de potencial de 300KV, certamente essa descarga elétrica será fatal.

Tensão de passo: Como evitar?

Como tudo que trata de eletricidade temos que tomar cuidado, não é diferente neste caso, ainda mais se tratando de alta tensão. Recomendamos que em situações onde você encontrecom fios partidos em contato com o solo, não se aproxime, pois não se sabe exato o quanto de tensão está se dissipando naquele momento, por tanto, se afaste ao máximo, não deixe com que nenhuma pessoa chegue perto, e deixe apenas para profissionais capacitados para esse tipo de situação. Já em caso de descargas atmosféricas procure um abrigo seguro, nunca debaixo de uma árvore, mantenha os pés juntos e caso seja inevitável, dê passos bem curtos, e se possível mova se pulando com as pernas juntas.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

13 comentários para “Tensão de passo, o que é? Como evitar?”

  1. Pericles Baptista

    Exatamente o que eu estava querendo aprender mais e mais, pois
    Estas aulas nos deixa entender mais sobre eletricidades em geral
    Muito bom. Fico sempre ligado ao ligar o PC para saber bem mais.
    Obrigado.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Péricles por nos prestigiar! Ficamos muito contentes com sua mensagem!

      Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Péricles por nos prestigiar! Ficamos muito contentes com sua mensagem!

      Responder
  2. Valdemar

    Muito bom essa explicação vou entrar todos os dias, e aprender sempre um pouco mais sobre eletricidade. É Muiro esclarecedor. Muito obrigado.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Seja muito bem vindo!

      Responder
  3. Valdemar

    E muito esclarecedor. Obrigado

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Sempre a disposição Valdemar!

      Responder
  4. Andrade

    Parabems pelo serviço de informação excelente que vocês fazem

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Andrade!

      Responder
  5. Luiz Henrique Ferreira

    Explicação excelente. Não deixa nenhuma dúvida.parabéns.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Luiz!

      Responder
  6. Antonio

    Sou leigo no assunto e com essa explicação, aprendi algo que não fazia ideia! Muito obrigado.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      OBrigado por nos prestigiar Antonio!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)