Você sabe qual é o país com maior incidência anual de descargas elétricas atmosféricas do mundo? A resposta para a sua pergunta é simples, estamos falando do Brasil. O número de raios que cai por aqui é tão grande que diversos mitos foram criados ao longos dos anos sobre estas descargas elétricas. No artigo de hoje vamos falar dos mitos e verdades sobre os raios.

O que são os raios?

O raio é uma descarga elétrica atmosférica que atravessa o céu em busca de uma carga oposta com uma grande força que pode causar diversos danos e/ou acidentes.

Quais os maiores mitos sobre os raios?

Um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar

  • Uma das informações mais repassadas da história é também o maior mito que envolve este assunto. Durante a tempestade, o raio na grande maioria das vezes irá procurar a forma com menor resistência para atingir a terra, ou seja, as estruturas pontiagudas, elevadas e principalmente as metálicas são aquelas que estão mais propensas a receberem descargas elétricas atmosféricas. Portanto, um edifício muito alto, ou uma árvore em um campo podem ser atingidos diversas vezes por ano. Um outro detalhe importante é que o mesmo raio pode ser múltiplo ou seja ele pode ocorrer várias vezes em intervalos muito pequenos, o que dá a impressão de que quando um raio cai ele pisca, o que na verdade ocorre é que o raio não dissipou toda sua carga e ele repete a descida uma ou várias vezes, já foram registrados raios múltiplos com 28 descargas subsequentes.

Só os raios queimam os aparelhos eletrônicos

  • Esta é uma informação incompleta e por isso está nos mitos! A verdade é que os surtos elétricos são os maiores causadores de queima de aparelhos. Estes surtos podem ser causados tanto pelos raios, quanto por variações repentinas de tensão da rede.

Estou protegido dentro de casa?

  • Sem dúvidas, estar dentro de casa é uma ótima forma de se proteger das descargas elétricas atmosféricas, mas isso não quer dizer que você está totalmente protegido. Quando a pessoa não mantém distância ideal dos aparelhos eletrônicos, cabos elétricos ou qualquer material de metal, as chances de ela sofrer um choque são enormes.

Estabilizador protege os aparelhos contra raios?

  • O nome propriamente já diz, o aparelho é um estabilizado e a sua função é apenas proteger os aparelhos da variação da tensão elétrica da rede. Para proteger os aparelhos dos raios, é necessário utilizar um DPS. (Dispositivos de proteção contra surtos elétricos)
Quais os maiores mitos sobre os raios?

O que são os raios?

Para-raios protegem os equipamentos eletrônicos?

  • A resposta é não! Eles têm a função de proteger apenas a construção, ou seja, para proteger os seus equipamentos eletrônicos, é necessário instalar um supressor de surto de tensão que tem a função de evitar que as descargas elétricas cheguem até os aparelhos queimando-os.

Os raios atingem sempre o objeto mais alto?

  • Este é outro mito que é muito compartilhado como informação verdadeira. Os objetos mais altos tem a probabilidade maior de serem atingidos pelos raios, mas isso não impede que um raio atinja o solo ou até mesmo objetos mais baixos que estejam próximo a outros maiores.

Barracas e árvores são bons abrigos

  • Se você está bem atento a todas as informações que foram passadas até aqui, certamente já sabe porque esta afirmação é falsa. Quando a pessoa está ao ar livre durante uma tempestade de raios, ela nunca deve se abrigar em uma barraca ou debaixo de árvores isoladas. Tanto as árvores quanto as hastes metálicas das barracas irão atrair as descargas elétricas.

Quais as maiores verdades sobre os raios?

Nunca falar ao telefone durante as tempestades

  • A pessoa que não respeita esta indicação certamente estará correndo muitos riscos. Os raios podem causar surtos elétricos que transitam facilmente pela rede elétrica, pela rede telefônica e também pela televisão. Se uma pessoa estiver segurando o telefone, ela pode ser atingida pela descarga.

Devo desligar os aparelhos da tomada?

  • Os surtos provocados pelos raios nas redes elétricas são extremamente perigosos para os aparelhos. Esta atitude é altamente recomendado, mesmo nas instalações que possuem proteções contra os raios.

A temperatura do raio é maior do que a da superfície solar?

  • Esta é praticamente uma curiosidade! A informação é verdadeira, a superfície solar tem aproximadamente 6.000ºC, já o raio pode chegar à aproximadamente 30.000ºC, ou seja, a temperatura de um raio pode ser até 5 vezes maior.

É possível calcular a distância de um raio pelo tempo que o trovão?

  • A reposta é sim! Se você não sabe, a velocidade do som é de aproximadamente 1 quilômetro a cada três segundos. Portanto, assim que você ver o relâmpago, é possível contar o tempo que levamos para escutar o seu trovão. Para exemplificar, imagine que ele demorou 10 segundos para ser ouvido, neste caso o raio está a cerca de 3km de distância.

Para finalizar este artigo, trouxemos umas dicas importantes para te ajudar na hora de se proteger das tempestades de raios. Vejam como alguns locais podem ser muito mais perigosos do que seguros.

Como se manter em segurança em uma tempestade de raios?

  • Procurar abrigo em edificações
  • Evitar quiosques e tendas
  • Evitar se abrigar próximo às árvores
  • Evitar permanecer nas piscinas, rios, lagos e/ou mar
  • Manter distância de objetos metálicos como, por exemplo, postes, mastros, grades, cercas e alambrados
  • Evitar locais altos e isolados
  • Evitar permanecer em barcos, botes ou jangadas
  • Evitar o uso de telefone fixo, com exceção do tipo sem fio e celular, mas mesmo assim só utilize-os em caso de emergências
  • Jamais plante árvores próximas a locais próximos de onde são acondicionados produtos inflamáveis e/ou explosivos.

Se você quer conhecer ai mais sobre os mitos e verdades que envolvem os raios, trouxemos um vídeo que trata deste assunto de uma forma bem dinâmica e explicativa! Confiram o vídeo abaixo:

Chegamos ao final deste artigo bem instrutivo e esperamos que vocês tenham gostado das informações e dica passada. A melhor maneira de se prevenir de acidentes é conhecendo os riscos envolvidos naquela situação, agora que você sabe as informações verdadeiras sobre as descargas elétricas atmosféricas, certamente poderá se proteger da forma correta!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

10 comentários para “Raios, mitos e verdades!”

  1. Luiz Felipe Alves

    Parabenizo o idealizador do site Mundo Eletrica pelo seu trabalho em ensinar, orientar e dar explicações sobre tudo que um profissional da eletricidade precisa saber e a população em geral. Parabéns

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado pelo reconhecimento, o intuito do canal é justamente poder passar todos os conhecimentos que possuímos e esclarecer as dúvidas que surgem.

      Responder
      • Givaldo Dantas Novaes

        Muito bom.nota mil obrigado abraços vado.

      • Equipe Mundo da Elétrica

        Valeu Givaldo!

  2. Nilson Nilo Santana

    Muito boas as informações sobre descargas elétricas.
    Gostei

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado pelo reconhecimento, fico contente em saber que estamos ajudando.

      Responder
  3. Mauricio Lourenço

    Muito bom! Distribuí algumas cópias para a nossa equipe de eletricistas, e também para outros colegas da área de elétrica, recomendando este site…que gostaram muito. Realmente excelentes recomendações técnicas, de uma área de extrema necessidade para todos, mas de riscos iminentes. É Por isso que precisamos estar afinados e conhecer bem a energia elétrica. Parabéns. Em tempo: Que tal um artigo como esse falando sobre aterramentos? Na minha cidade há algumas escolas que foram ampliadas sendo utilizados estruturas metálicas, e não foram ATERRADAS. O mesmo acontece com dois Ginásios de Esportes e duas Quadras…Cobertas…(estruturas metálicas, sem aterramento e ainda por cima fizeram a fiação expostas sem passar por dentro de conduítes). Imagino que isso acontece na maioria dos municípios deste País…CONCORDAM? Eles terceiriza, quarteiriza e quinteiriza os serviços, não fiscalizam. Mande aí umas recomendações técnicas conforme a NBR recomenda. Sucessos a toda a Equipe.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito bom o tema sugerido, porém temos vários vídeos em nosso canal referente a aterramento assim que puder dê uma olhada e vai aprender muito, obrigado pelo carinho e admiração pelo canal.

      Responder
  4. Clemente

    Muito bom o tema sobre raios, adorei grande abraço

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Nós que agradecemos por nos prestigiar!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)