Raios, mitos e verdades!

Escrito na categoria "Conceitos de eletricidade" por Henrique Mattede.

Você sabe qual é o país com maior incidência anual de descargas elétricas atmosféricas do mundo? A resposta para a sua pergunta é simples, estamos falando do Brasil. O número de raios que cai por aqui é tão grande que diversos mitos foram criados ao longos dos anos sobre estas descargas elétricas. No artigo de hoje vamos falar dos mitos e verdades sobre os raios.

O que são os raios?

O raio é uma descarga elétrica atmosférica que atravessa o céu em busca de uma carga oposta com uma grande força que pode causar diversos danos e/ou acidentes.

Quais os maiores mitos sobre os raios?

Um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar

Só os raios queimam os aparelhos eletrônicos

Estou protegido dentro de casa?

Estabilizador protege os aparelhos contra raios?

Quais os maiores mitos sobre os raios?

O que são os raios?

Para-raios protegem os equipamentos eletrônicos?

Os raios atingem sempre o objeto mais alto?

Barracas e árvores são bons abrigos

Quais as maiores verdades sobre os raios?

Nunca falar ao telefone durante as tempestades

Devo desligar os aparelhos da tomada?

A temperatura do raio é maior do que a da superfície solar?

É possível calcular a distância de um raio pelo tempo que o trovão?

Para finalizar este artigo, trouxemos umas dicas importantes para te ajudar na hora de se proteger das tempestades de raios. Vejam como alguns locais podem ser muito mais perigosos do que seguros.

Como se manter em segurança em uma tempestade de raios?

Se você quer conhecer ai mais sobre os mitos e verdades que envolvem os raios, trouxemos um vídeo que trata deste assunto de uma forma bem dinâmica e explicativa! Confiram o vídeo abaixo:

Chegamos ao final deste artigo bem instrutivo e esperamos que vocês tenham gostado das informações e dica passada. A melhor maneira de se prevenir de acidentes é conhecendo os riscos envolvidos naquela situação, agora que você sabe as informações verdadeiras sobre as descargas elétricas atmosféricas, certamente poderá se proteger da forma correta!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

10 comentários para: “Raios, mitos e verdades!”

  • Luiz Felipe Alves

    Parabenizo o idealizador do site Mundo Eletrica pelo seu trabalho em ensinar, orientar e dar explicações sobre tudo que um profissional da eletricidade precisa saber e a população em geral. Parabéns

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado pelo reconhecimento, o intuito do canal é justamente poder passar todos os conhecimentos que possuímos e esclarecer as dúvidas que surgem.

      Responder
      • Givaldo Dantas Novaes

        Muito bom.nota mil obrigado abraços vado.

      • Equipe Mundo da Elétrica

        Valeu Givaldo!

  • Nilson Nilo Santana

    Muito boas as informações sobre descargas elétricas.
    Gostei

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado pelo reconhecimento, fico contente em saber que estamos ajudando.

      Responder
  • Mauricio Lourenço

    Muito bom! Distribuí algumas cópias para a nossa equipe de eletricistas, e também para outros colegas da área de elétrica, recomendando este site…que gostaram muito. Realmente excelentes recomendações técnicas, de uma área de extrema necessidade para todos, mas de riscos iminentes. É Por isso que precisamos estar afinados e conhecer bem a energia elétrica. Parabéns. Em tempo: Que tal um artigo como esse falando sobre aterramentos? Na minha cidade há algumas escolas que foram ampliadas sendo utilizados estruturas metálicas, e não foram ATERRADAS. O mesmo acontece com dois Ginásios de Esportes e duas Quadras…Cobertas…(estruturas metálicas, sem aterramento e ainda por cima fizeram a fiação expostas sem passar por dentro de conduítes). Imagino que isso acontece na maioria dos municípios deste País…CONCORDAM? Eles terceiriza, quarteiriza e quinteiriza os serviços, não fiscalizam. Mande aí umas recomendações técnicas conforme a NBR recomenda. Sucessos a toda a Equipe.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito bom o tema sugerido, porém temos vários vídeos em nosso canal referente a aterramento assim que puder dê uma olhada e vai aprender muito, obrigado pelo carinho e admiração pelo canal.

      Responder
  • Clemente

    Muito bom o tema sobre raios, adorei grande abraço

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Nós que agradecemos por nos prestigiar!

      Responder

Deixe um comentário