Quem já ouviu falar de cartão de íons negativos ou cartão economizador? Será que ele funciona mesmo? O 220V é mais econômico que o 127V? Litro d’água em cima do padrão economiza energia? Neste artigo vamos responder estas perguntas e falar sobre os 3 maiores mitos sobre economizar energia. Vamos lá pessoal!

Existem diversos métodos mentirosos para economizar energia, que acabam virando verdade, mas não passam de mitos. Quando são pessoas que não tem conhecimento nenhum de elétrica e acreditam nesses mitos é até compreensível. Mas quando são “profissionais” do Mundo da elétrica apoiando esses mitos não dá para acreditar. Então resolvemos separar três mitos sobre economizar energia que são bem comuns de serem utilizados.

Mitos sobre Economizar Energia – Garrafa d’água no padrão

Hoje já não é tão comum, mas no final da década de 90 e início dos anos 2000 era muito comum ver pelas ruas várias garrafas d’água em cima dos padrões de medidores de energia. Nesta época surgiu uma lenda de que a garrafa d’água em cima do padrão economizava energia. Mas o que justifica as pessoas acreditar que garrafa d’água em cima do padrão vai economizar energia?

Não existe base científica nenhuma que justifique garrafa d'água em cima do padrão.

Garrafas d’água em cima dos padrões de medidores de energia.

Existe uma história, dizendo que era uma maneira de uma mulher avisar ao amante quando o marido estava fora de casa. Porém um dia, o marido chegou em casa mais cedo e perguntou para a esposa por que tinha uma garrafa d’água no padrão, a mulher justificou dizendo que era para economizar energia. Bem, a história se espalhou, é assim surgindo esse mito e por muitos anos as pessoas mantiveram este hábito que não passa de um mito, porque não existe base científica nenhuma que justifique garrafa d’água em cima do padrão para economizar energia.

Mitos sobre Economizar Energia – Economizadores de energia

Quem nunca viu uma mensagem de WhatsApp sobre um tal de economizador de energia, ou mesmo já viu vídeos na internet sobre isso? Esse mito é aquele que até engana quem não tem conhecimento de elétrica, mas enganar o “profissional” do Mundo da elétrica já é demais. Alguns economizadores prometem economizar através da correção do fator de potência, outros através de regulação de potência e uns mais absurdos ainda, prometem economizar energia com um cartão que possui íons negativos e é só colar no QDC.

Cartão de íons negativos.

Economizadores de energia.

Não existe nenhuma explicação cientificamente como os íons negativos podem reduzir a conta de energia, porque as explicações de que “o cartão promove a melhoria energética do fluxo dos elétrons” não faz o menor sentido. Pense, se houvesse um pedaço de plástico com íons negativos que regulasse o fluxo dos elétrons como prometido, uma empresa de cabos simplesmente iria fazer uma isolação de cabos usando este material, porque assim a empresa venderia um cabo que economizaria energia elétrica. Imagine quanto dinheiro esta empresa ganharia, mas nenhuma grande empresa está fazendo cabos com isolação de íons negativos, porque não funciona e cartão de ION e economizadores de energia são mitos.

Mitos sobre Economizar Energia – 220V economiza energia

Entre vários mitos, o de que a casa 220V economiza energia é o mais polêmico. Qualquer eletricista que fez e prestou atenção no curso de elétrica, conhece as leis de ohm, as fórmulas de potências e sabe que o consumo está diretamente ligado à potência do aparelho. Então dois aparelhos de 1000W por exemplo, um projetado para funcionar em 127V e outro projetado para funcionar 220V o consumo será exatamente o mesmo, pois nós dois a potência é 1000W, a potência não mudou. O que faz muita gente confundir é que em tensão de 220V a instalação física requer cabos mais finos e isso gera uma economia na instalação dos cabos, mas nunca do consumo de energia, 220V economiza energia também é um mito.

O consumo está diretamente ligado à potência do aparelho.

Casa 220V economiza energia.

O sonho de muitos trabalhadores é conseguir economizar na conta de luz, por isso muitas pessoas são enganadas com esses mitos para economizar energia. Porém que algumas pessoas infelizmente utilizam de má-fé e acabam fazendo gastos de energia para diminuir o preço das contas de luz. Neste vídeo do Mundo da Elétrica mostramos como a CEMIG descobre esses furtos de energia.

Esses foram os 3 principais mitos sobre economizar energia, esperamos que tenham gostado. Deixe o seu comentário falando qual mito sobre economia de energia você conhece.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)