O capacitor é um componente muito utilizado na eletrônica por sua característica de armazenar e descarregar carga elétrica em um circuito. Neste artigo do Mundo da Elétrica vamos falar sobre o capacitor eletrolítico, o seu funcionamento e a aplicação dos capacitores. Vamos lá pessoal?

O que é um capacitor?

O capacitor é um componente eletrônico que, dentro de um circuito elétrico, tem a capacidade de armazenar cargas elétricas. O capacitor é constituído por dois materiais condutores que são isolados entre si por um material isolante.

Os dois materiais condutores são chamados de armaduras ou placas, e o material isolante varia para cada tipo de capacitor. Esse material isolante também é o que define o nome do capacitor. Um capacitor cerâmico, por exemplo, tem a cerâmica como o seu material isolante.

A quantidade de energia que um capacitor consegue armazenar é chamada de capacitância, e é medida em Farad (F). Quanto maior a capacitância do capacitor, maior é o seu tamanho.

Funcionamento do capacitor

Quando conectado à uma fonte de tensão, o capacitor tende a acumular cargas através do campo magnético. As placas ligadas ao polo positivo do capacitor acumulam cargas positivas, assim como as placas ligadas ao polo negativo acumulam as cargas negativas.

Graças ao meio dielétrico, essas cargas não se combinam. Isso faria com que o capacitor entrasse em curto circuito mesmo em condições normais de operação.

Enquanto conectado a essa fonte de tensão, o capacitor está em seu processo de carga. Geralmente, um elemento chamado resistor é colocado em série com o capacitor. Esse resistor controla o tempo de carga do capacitor.

No momento em que o capacitor deixa de receber tensão em seus terminais, ele descarrega a carga que foi acumulada anteriormente para o restante do circuito.

Capacitor eletrolítico

O capacitor eletrolítico é bastante aplicado devido à sua alta capacidade de armazenar cargas, ou seja, a sua capacitância. Isso porque o dielétrico do capacitor eletrolítico é mais fino do que os dielétricos dos capacitores cerâmicos por exemplo.

Capacitor eletrolítico, definição.

Características construtivas do capacitor eletrolítico.

As placas condutoras do capacitor eletrolítico podem ser de alumínio, tântalo, nióbio, titânio, zircônio, ou outros materiais. Os capacitores eletrolíticos mais usados são os que têm as suas placas feitas de alumínio e tântalo.

Os capacitores eletrolíticos são bastante usados em circuitos de corrente contínua. Em seus terminais existe uma polarização a ser respeitada. O terminal correspondente ao negativo tem uma indicação pintada no corpo do capacitor.

Capacitor eletrolítico, o que é?

Polarização do capacitor eletrolítico.

Caso essa polarização não seja respeitada, o capacitor sofrerá danos durante o funcionamento, podendo até mesmo explodir!

Além do capacitor eletrolítico, existem também outros tipos de capacitores. São alguns deles:

  • Capacitor cerâmico
  • Capacitor poliéster
  • Capacitor SMD
  • Capacitor a óleo e papel
  • Capacitor de mica

Os diferentes tipos de capacitores têm diferentes aplicações na eletrônica. Eles são usados nas seguintes aplicações:

  • Circuitos retificadores
  • Circuitos conversores
  • Circuitos reversores
  • Circuitos de armazenamento de energia
  • Auxílio na partida de motores
  • Proteção de circuitos contra as oscilações da rede
  • Alimentação breve de circuitos
  • Correção do fator de potência

Para saber mais sobre os capacitores, assista o vídeo a seguir do Mundo da Elétrica. Nele você vai aprender sobre o funcionamento do capacitor, a sua aplicação e sobre a polarização de capacitores.

Gostou de saber mais sobre os capacitores? Então deixe nos comentários a sua opinião! Não deixe de conferir os artigos sobre elétrica em nosso site, continue navegando no Mundo da Elétrica!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)