Você sabe como funciona um disjuntor termomagnético? O disjuntor é um dispositivo de proteção muito importante! Caso você não saiba, existem vários tipos de disjuntores e cada um tem a sua característica específica. Neste artigo o Mundo da Elétrica vai falar tudo sobre os disjuntores termomagnéticos, vamos lá pessoal!

A função principal do disjuntor é sempre proteger os condutores elétricos que estão alimentando as cargas, indiferente do tipo de disjuntor! É importante observar sempre se o dimensionamento do disjuntor está correto, além de outros fatores como por exemplo, a curva do disjuntor.

Disjuntor Termomagnético

Como o nome já sugere, este tipo de disjuntor oferece proteção térmica e proteção magnética. Ele é um dos disjuntores mais utilizados no mercado, justamente por possuir estas duas funções de proteção.

Quando observamos o preço, notamos que o disjuntor termomagnético é mais barato que o disjuntor magnético. Quando fazemos a comparação de preço com o disjuntor térmico  podemos notar que o preço é bem parecido, mas o disjuntor térmico tem apenas uma função de proteção, ou seja, vale muito mais a pena investir no termomagnético!

Proteção Térmica: Como funciona?

Vamos começar explicando a proteção térmica, que é feita através de uma chapa bimetálica que está em destaque na imagem abaixo. Este é o componente responsável pela proteção térmica deste disjuntor.

Para que serve o disjuntor termomagnético

Componentes internos do disjuntor termomagnético com detalhe na placa bimetálica

A corrente elétrica que passa pela chapa bimetálica causa um aquecimento liberando energia na forma de calor, este fenômeno é conhecido como efeito joule. Agora vamos explicar como acontece a proteção, mas para exemplificar isso imagine um disjuntor de 10A.

Em condições ideais de funcionamento do disjuntor, a chapa bimetálica vai suportar qualquer corrente menor ou igual a 10A, ou seja, nestes casos ela não irá sofrer nenhum tipo de alteração na sua característica mecânica, permanecendo da mesma forma.

Se a corrente ultrapassar 10A, permanecendo por muito tempo, vai fazer com que a chapa bimetálica mude de forma, e isso vai fazer com que a chapa entre em contato com o mecanismo interno que efetua o desligamento do disjuntor.

É importante destacar que mesmo com a corrente elétrica abaixo do seu valor nominal, existem outros fatores que podem gerar aquecimento e consequentemente o desligamento do disjuntor.

Proteção Magnética: Como funciona?

Agora vamos explicar a proteção magnética que é feita através de uma bobina em conjunto com um pistão metálico assim como mostra a imagem a seguir. A bobina funciona como um indutor e o pistão metálico fica posicionado dentro da bobina, mas desde já entenda que não há nenhum contato físico entre eles.

Como funciona o disjuntor?

Componentes internos do disjuntor termomagnético com destaque na bobina e pistão metálico!

Caso você não saiba, um campo magnético é criado ao redor do condutor elétrico quando uma corrente percorre por ele. É importante compreender isso, porque mesmo em condições normais de funcionamento vai haver um campo magnético presente.

Outro detalhe importante que você precisa saber é que o campo magnético é proporcional ao pico de corrente, ou seja, quando acontece um curto-circuito a corrente sobe rapidamente, então o campo magnético também aumenta induzindo o pistão metálico como se fosse um ímã, e é aí que tudo acontece!

Este movimento do pistão faz com que ele acione o mecanismo que vai desarmar o disjuntor. É fundamental compreender que todo este processo acontece muito rapidamente!

Por mais bem explicado que o artigo seja, este acionamento do mecanismo das proteções do disjuntor não tem como ser passado completamente por imagens. Então indicamos que assista este vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica, porque nele é possível ver detalhadamente como as proteções são acionadas, e isso certamente vai fazer diferença no seu conhecimento sobre elétrica.

Deu para ver que o disjuntor termomagnético é um dispositivo simples, porém extremamente eficiente! Agora imagine os riscos que as instalações elétricas com dimensionamento incorreto oferecem.

Para evitar acidentes graves é importante estudar sempre sobre elétrica, então te convidamos para continuar acessando os artigos do site porque eles têm muita informação gratuita de qualidade esperando apenas o seu acesso!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)