Uma frase bem comum que quase todo mundo já ouviu é: Na teoria é uma coisa, mas na prática é outra. Esta frase é o nosso ponto de partida para o artigo de hoje. Você sabe me dizer qual é melhor, a teoria ou a prática? É possível aprender com ambas?

Para compreender melhor esta relação, de um lado está a prática que é conhecida como a técnica. Na prática você usa as ações para efetuar a resolução ou execução de alguma tarefa. Do outro lado temos a teoria que é vista como o conhecimento intelectual.

Como definir à importância da teoria e da pratica para nossos objetivos?

Geralmente as pessoas dizem que quem aprende na prática, aprende com os erros, mas na teoria você nunca erra? Existem muitas afirmações que envolvem este controverso assunto, mas é preciso filtrar qual delas são relevantes e quais não são.

Existe uma frase bem famosa que é: Uma gota de prática vale mais que um oceano de teoria! O que vocês acham disso? Particularmente, nós somos contra a generalização, ou seja, uma opinião totalmente radical não é mais indicada para este assunto. Trouxemos algumas dicas e exemplos para te ajudar a refletir sobre este tema.

Para os que acham a teoria melhor que a pratica

A passagem da fase teórica para a pratica é muito importante. Você deve pensar numa maneira de colocar em prática tudo que tem aprendido na teoria, só assim você poderá confirmar se o que foi absorvido tem ou não utilização no seu dia a dia ou na sua profissão.

Existem muitas coisas que você aprendeu na teoria, que ao serem aplicadas na prática podem te trazer inúmeros benefícios, outras nem tanto. Sem esquecer que ao praticar, você também está aprendendo algo novo e aprender nunca é demais

Quais as vantagens da teoria?

O que é mais importante, teoria ou prática?

Existe uma enorme diferença entre o saber e o fazer

De fato, podemos afirmar que não adianta você ler todos os livros, blogs e artigos sobre elétrica, se você não colocar as informações em prática. Sem falar que muitas destas informações serão perdidas ao longo do tempo se você não tiver novas experiências relacionadas a ela.

Você ler sobre como instalar um disjuntor ou como montar um QDC, por exemplo, é muito importante para que na hora de realizar a tarefa, você já tenha uma boa base e possa cometer menos erros ou perder menos tempo tentando entender como fazer.

Mas na teoria, eles não te ensinam como se adaptar a situações adversas, mas como assim? Todos nós sabemos que a teoria explica tudo na condição mais perfeita possível, com as melhores ferramentas, com os melhores equipamentos, mas na prática não é tão simples assim. Nem todas as instalações oferecem as mesmas condições apresentadas no livro.

É neste momento que seu conhecimento teórico será fundamental. Através do seu lado crítico e/ou criativo, você poderá sugerir e realizar adaptações e modificações para que esta tarefa seja realizada mesmo em condições adversas. Em contrapartida, neste ponto, você já começa a vivenciar e aprender com a prática.

Para os que acham a prática mais importante

O profissional que aprende na prática desenvolve uma habilidade impressionante para a realização das tarefas, isso é indiscutível. Mas durante este processo houve muitos prejuízos e danos até encontrar o jeito certo de fazer. O bom profissional deve estar sempre se atualizando e infelizmente quem aprende só com a prática não costuma buscar isso.

Apesar do que acabamos de falar, as pessoas que aprendem somente com a prática não são mais capacitadas do que aquelas que aprenderam com a teoria. Na verdade isso acaba sendo o contrário, mesmo que você consiga vários clientes, sua remuneração será mais baixa quando comparada ao profissional formado. Sendo assim, a teoria é fundamental não somente para aprender os conteúdos, mas também para te valorizar no mercado.

Se os profissionais que aprenderam com a prática, buscassem o conhecimento teórico para complementar aquilo que já sabem, eles certamente iriam ampliar sua área de atuação e principalmente compreender a importância do lado teórico, sem falar na valorização que o profissional capacitado tem.

Não estamos aqui para ditar regras, na verdade é justamente o contrário. A nossa ideia foi apresentar informações e exemplos para que você possa repensar melhor este assunto, definir o que é correto ou não e se deve mudar algo ou não na sua rotina de trabalho.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

10 comentários para “Estudar eletricidade, teoria ou pratica, o que é mais importante?”

  1. Enilson de Jesus

    Olá Henrique, eu tenho uma dúvida sobre disjuntores ( DTM ) que não quer se calar. É O seguinte, pelo que é do meu conhecimento a capacidade do disjuntor é de 70%, e é isso que eu não entendo. Como assim? Essa capacidade seria de condução de corrente? É A capacidade que ele tua no caso de sobre corrente? E essa regra vale também para IDR´S?
    Desde já agradeço atenção. Obrigado! Aguardo seu retorno.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Fico contente que por ter vindo tirar sua dúvida conosco, desconheço essa informação ela é baseada em alguma norma?

      Responder
  2. Ferreira Junior

    Gostei muito do artigo informativo.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado, leio outros artigos disponíveis em nosso canal será de grande ajuda no crescimento de seu conhecimento.

      Responder
  3. Luiz Carlos Velame

    Na minha opinião, as aulas são muito boas e legal. Porque já conseguir aprender como instalar tomada dupla e interruptor para lâmpada.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Que feedback bacana Luiz! Muito obrigado por nos prestigiar!

      Responder
  4. Roniel

    `´ a pratica é importante, a teoria é essencial “

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Com certeza!

      Responder
  5. Roberto

    Olá.
    Parabéns pelo trabalho.
    E obrigado pelas informações tão relevantes para o nosso dia a dia.
    Abraço.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      POr nada Roberto! Sempre a disposição!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)