Conheça o diodo semicondutor neste artigo do Mundo da elétrica. Descubra o que é o diodo, como o diodo funciona e os circuitos onde encontramos este componente eletrônico. Vamos lá pessoal!

O que é um diodo?

O diodo é um dispositivo eletrônico feito de silício ou germânio, que permite a passagem da corrente somente quando os seus terminais são ligados de forma polarizada.

Os terminais do diodo são o ânodo e o cátodo. Para permitir a passagem da corrente elétrica, o ânodo do diodo deve estar conectado ao positivo da fonte de tensão e o terminal cátodo deve estar conectado ao negativo da fonte de tensão.

Para diferenciar esses terminais, existe no corpo do diodo uma listra de marcação que indica o terminal negativo do diodo, o cátodo.

Diodo: funcionamento, tipos e aplicações.

Marcação da polarização do diodo.

Quando polarizado diretamente, o diodo permite a passagem da corrente elétrica. Em contrapartida, se o diodo for polarizado de forma reversa, atuará como um opositor de corrente. Um diodo ideal é aquele que permite a passagem da corrente elétrica com resistência zero.

Funcionamento do diodo

Entre as suas diversas aplicações em circuitos eletrônicos, os diodos são muito encontrados em equipamentos eletrônicos, onde fazem a retificação do circuito, tornando a corrente alternada recebida da rede em corrente contínua.

A corrente alternada varia de polaridade numa frequência de 60Hz. Isto significa que hora a corrente é conduzida em um semiciclo positivo e hora é conduzida em um semiciclo negativo.

Como já sabemos, o diodo somente conduz a corrente elétrica quando tem seus terminais diretamente polarizados: ânodo no positivo da fonte e cátodo no negativo. Deste modo, o diodo permitirá a passagem da corrente elétrica somente nos momentos de semiciclo positivo.

O diodo é constituído por materiais semicondutores como por exemplo, o silício e o germânio, que são fundidos para criar uma junção PN. Nessa junção PN o P representa a polaridade positiva e o N a polaridade negativa.

Diodo: funcionamento, tipos e aplicações.

Gráfico da tensão no diodo.

Outro ponto interessante sobre o funcionamento do diodo é a queda de tensão sobre ele. Polarizado diretamente, o diodo consome aproximadamente 0,7V da tensão que passa por ele. Este valor é o que chamamos de queda de tensão do diodo, essa energia geralmente é convertida em calor durante o funcionamento do diodo no circuito.

Diodo Zener

Como enfatizado anteriormente, o diodo tem o seu funcionamento a partir da polarização direta dos seus terminais. Já o diodo Zener é um diodo que funciona de maneira diferente dos demais, pois este é feito para ser polarizado inversamente.

No diodo Zener o ânodo pode ser conectado ao negativo da fonte de tensão e o cátodo ao positivo da fonte.

Diodo: funcionamento, tipos e aplicações.

Simbologia do diodo Zener.

O diodo Zener é bastante utilizado em circuitos reguladores de tensão. Imagine um circuito onde a tensão de saída não pode ser maior que 6v, para isso colocamos um diodo Zener inversamente polarizado para trabalhar em 6v. Assim, somente em 6v existirá tensão na saída do circuito.

Diodo emissor de Luz (LED)

Outro tipo de diodo muito aplicado nos eletrônicos é o diodo emissor de luz, popularmente conhecido como LED.

Quando polarizado diretamente, o LED emite uma luz monocromática com a cor determinada na fabricação. Encontramos este diodo em praticamente qualquer eletrônico, ele também pode ser utilizado para transmitir informações luminosas em circuitos.

Diodo: funcionamento, tipos e aplicações.

Simbologia do diodo emissor de luz – LED.

Para saber mais sobre o diodo e os tipos de diodos que existem, assista o vídeo abaixo do Mundo da Elétrica, nele você vai aprender ainda mais sobre o assunto.

Gostou do assunto? Deixe nos comentários o que você achou deste artigo e quais temas você deseja ver no site. Para mais artigos como este, continue no site Mundo da Elétrica.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)