O que são lâmpadas dimerizáveis?

Em Componentes elétricos por Henrique Mattede

Já pensou em ter uma lâmpada com diferentes níveis de luminosidade na sua casa ou estabelecimento? Se você ficou curioso(a) e quer saber mais, esse texto é para você! O Mundo da Elétrica vai te ensinar tudo sobre as lâmpadas com dimmer. Então, vamos lá pessoal!

O que é um dimmer?

Dimerizar é regular a quantidade de luz que a lâmpada emite! O dimmer é um componente eletroeletrônico utilizado para fazer a dimerização de lâmpadas e tem a função de controlar a quantidade de tensão média que chega na lâmpada.

O dimmer funciona a partir da presença de resistores ajustáveis, que tornam possível o controle e ajuste de intensidade da luz.

Leia também

Como o próprio nome denuncia, os resistores são componentes capazes de dificultar e resistir à passagem de corrente elétrica, alterando o caminho percorrido pela corrente elétrica dentro do dispositivo.

Em questão de estética, um dos modelos mais comuns de dimmer é o rotativo, no qual basta fazer a rotação no sentido horário e anti-horário para reduzir ou aumentar a luminosidade.

Na imagem abaixo, é possível ver um exemplo de dimmer rotativo.

O que são lâmpadas dimerizáveis?

Exemplo de dimmer rotativo.

Contudo, existem vários outros modelos com diferentes designers, mas a funcionalidade e cuidados na instalação são os mesmos.

Além de fins estéticos, o uso do dimmer também contribui para a redução do consumo de energia.

Outra característica importante do dimmer é que ele pode ser usado para regular uma única lâmpada ou várias.

O que é lâmpada dimerizável?

As lâmpadas dimerizáveis são aquelas que possuem compatibilidade com dispositivos que controlam a intensidade da luz (dimmer)!

Com elas é possível regular a intensidade do brilho! Esse controle de brilho pode gerar economia de energia e alterar o visual ou o clima de seus ambientes.

As tradicionais lâmpadas incandescentes de filamento são todas lâmpadas dimerizáveis, ou reguláveis. Mas, estas lâmpadas não são mais utilizadas hoje em dia por não serem energeticamente eficientes.

As lâmpadas eletrônicas, fluorescentes ou LED, podem não ser lâmpadas dimerizáveis. Neste caso elas apenas ligam ou desligam, independente do interruptor utilizado para acioná-las.

No projeto de iluminação, a dimerização tem variação de acordo com o tipo de modelo utilizado. Os principais tipos de dimerizáveis são:

Para saber se a sua lâmpada é dimerizável, você pode conferir a embalagem ou a descrição na própria lâmpada! Todas vêm marcadas se são ou não dimerizáveis. Busque sempre por termos como dimerizável, dimmable, DIM, atenuadores, regulável ou termos semelhantes.

No caso de lâmpadas halógenas que requerem um transformador, como as encontradas em diversos tipos de lustres, é o transformador que deve ser dimerizável.

Hoje em dia, existem boas opções de lâmpadas LED dimerizáveis e decorativas! Elas possuem aparência similar a lâmpadas incandescentes de filamento de carbono, mas consomem apenas um décimo da energia das lâmpadas incandescentes equivalentes.

O escurecimento também pode trazer economia para a iluminação de fábricas, galpões, escritórios e outros locais que contam com a incidência diária de luz natural.

Por meio de um sistema automatizado, sensores instalados ajustam a intensidade da luz artificial com base na luz natural existente no ambiente.

Portanto, as lâmpadas não precisam estar conectadas com potência total ao longo do dia.

Quais as vantagens em utilizar um dimmer?

A escolha do dimmer pode representar diversas vantagens no seu projeto, como:

Se você deseja aprender como fazer a instalação de um dimmer, recomendamos que assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica!

Se você gostou desse artigo, compartilhe-o com os seus amigos e nos acompanhe nas redes sociais, pois estamos sempre postando conteúdos exclusivos!

Deixe abaixo nos comentários as dúvidas ou sugestões que iremos te responder.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário