Doze anos atras houve uma incrível corrida para se trocar as lâmpadas incandescentes para as lâmpadas dos tipo fluorescente, muitos fatores proporcionaram isso, muitas pessoas trocaram as tais lâmpadas mas muitas nem sabiam porque exatamente estavam fazendo isso. Existem alguns motivos para essa corrida ter acontecido e vamos falar de algumas delas.

A primeira justificativa e a principal de todas é que as lâmpadas fluorescentes são muito econômicas em relação as lâmpadas incandescentes. Isso é uma verdade incontestável, as lâmpadas fluorescentes tem em geral 80% de economia no gasto de energia elétrica se comparadas as lâmpadas incandescentes, isso por as lâmpadas fluorescentes não trabalharem com o principio de gerar luz por um filamento que se aqueceu tanto a ponto de emitir uma luz, princípio este usado nas lâmpadas incandescentes.

Uma segunda justificativa foi a chegada no mercado das lâmpadas fluorescentes compactas, estas vem com o reator de ignição integrado ao corpo da lâmpada e possuem sua alimentação através da rosca E27, mesmo padrão de alimentação por rosca utilizado nas antigas lâmpadas incandescentes. Este modelo possibilitou uma troca simples sem a necessidade da presença de um técnico, os outros modelos de lâmpadas fluorescentes possuem uma complexidade maior para a instalação dos reatores, instalação de calhas e receptáculos adequados.

Fluorescente compacta

Lâmpadas fluorescentes compactas.

E como terceira justificativa a baixa relativa no preço desta tecnologia. O Brasil passava por uma crise energética que resultou no apagão, o governo se viu nessa época a estimular de todas as maneiras a economia de energia, a redução em impostos para a produção de lâmpadas econômicas foi uma das medidas adotadas e o consumo para essas lâmpadas cresceu rapidamente.

Veja as vantagens apresentadas pelas lâmpadas fluorescentes compactas:

  • Consumo de energia 80% menor;
  • Durabilidade 10 vezes maior;
  • Design moderno, leve e compacto;
  • Aquecem menos o ambiente, representando forte redução na carga térmica das grandes instalações;
  • Excelente reprodução de cores, com índice de 85%;
  • Tonalidade de cor adequada para cada ambiente, com opções entre 2.700K (aparência de cor semelhante às incandescentes) a 4.000K (aparência de cor mais branca).

Além da economia financeira gerada direto na conta de luz, existe a economia indireta gerada pela menor degradação do meio ambiente motivo de comemoração entre os ambientalistas. Na medida que avançamos o nível tecnológico avançamos no gasto de energia o que gera um ciclo que deve ser renovado com fontes de iluminação mais econômicas.

Veja no vídeo abaixo como é simples instalar uma lâmpada fluorescente:

Vivemos hoje uma nova era de troca de tecnologias de iluminação, ainda a pequenos passos, já é possível prever para em alguns anos a troca das atuais lâmpadas fluorescentes para as lâmpadas de LED. Estas possuem uma economia de 55% no gasto de energia elétrica se comparadas as atuais lâmpadas fluorescentes. Faltam para esta nova troca de tecnologia um grande incentivo fiscal por parte do governo, para que esta tecnologia seja acessível financeiramente para a grande população.

Lâmpadas tecnologia LED

Lâmpadas de LED

Todos teremos a ganhar com essa nova troca tecnologia em iluminação, economia em energia, menos impacto ambiental, menor aquecimento nos ambientes, redução da demanda energética. Além do grande benefício da tecnologia LED ser muito durável tendo uma vida útil de aproximadamente 50000 horas, comparada com apenas 6000 horas de funcionamento de uma lâmpada fluorescente.

Aguardemos essa nova era tecnológica da iluminação já de olho nas próximas invenções que nos levarão a renovar esse ciclo.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

6 comentários para “Porque trocar lâmpadas de sua casa para fluorescente?”

  1. Dalton Camacho

    Todo ensinamento é válido e eu sempre consulto para me atualizar

    Responder
    • Henrique Mattede

      Agradeço a confiança, precisando estamos aqui.

      Responder
  2. Marçal Bracht

    Vivendo e aprendendo

    Responder
  3. Rosinaldo

    Muito bom

    Responder
  4. Edson Luis Coutinho

    Muito legal ter esses esclarecimentos

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Que bom que gostou Edson!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)