Você sabe responder para que serve o transformador monofásico? Chegou a hora de saber o que é transformador ou Trafo monofásico e conhecer a suas principais aplicações, vamos lá pessoal!

Transformador monofásico: O que é?

Também conhecido como Trafo monofásico, o transformador monofásico é o componente responsável por fazer a transformação da energia elétrica proporcionando a redução ou elevação da tensão elétrica alternada.

Transformador monofásico: Para que serve?

O transformador é usado em sistemas de redução da tensão em circuitos eletrônicos. Eles estão presentes em vários equipamentos que precisam de tensões de pequenas escalas como por exemplo, o carregador de celular que tem a função de reduzir a tensão de 127 volts ou 220 volts para 9 volts.

Outra utilização bem comum é para transformar 220 Volts em 127 Volts ou vice-versa. Isso serve para situações onde você tem um equipamento com tensão diferente da fornecida naquele ambiente. Para compreender melhor isso, imagine um local onde a tensão é 220 volts e a furadeira que você tenha é de 127 volts, para resolver isso é só usar um transformador!

Transformador: Características

Aqui no Mundo da elétrica tem um artigo completo falando do funcionamento e características internas do trafo. Caso queira aprofundar mais neste assunto, nós indicamos esta leitura adicional. Resumidamente, as características construtivas de um Trafo ou transformador monofásico consistem em 3 partes principais, assim como mostra na imagem abaixo.

  • Enrolamento Primário
  • Enrolamento Secundário
  • Núcleo
Quantidade de espiras do enrolamento primário e secundário de um transformador

Saiba quais são os componentes internos de um transformador!

A bonina do enrolamento primário de um transformador é a responsável por receber a tensão elétrica que será transformada na bobina do enrolamento secundário. Ambas as bobinas envolvem o núcleo que é composto de um material ferromagnético.

Trafo: Simbologias usadas

Os transformadores são representados em diagramas elétricos com simbologias que expressam o enrolamento primário e enrolamento secundário. A simbologia varia de acordo com o núcleo do transformador, assim como mostra a imagem a seguir:

Quais os tipos de transformadores?

Simbologia dos transformadores elétricos

Na literatura você pode encontrar outras simbologias disponíveis, mas as simbologias apresentadas na imagem acima são as mais utilizadas para os transformadores monofásicos.

Tipos de transformadores

Existem vários tipos de transformadores e já falamos disso em um artigo aqui no site, mas para o tema deste artigo, vamos focar em 3 tipos de transformadores: Transformador Elevador, Transformador Rebaixador e Transformador Isolador.

Transformador Elevador: Para que serve?

Como seu próprio nome já diz, o transformador elevador vai elevar a tensão elétrica que é disponibilizada no enrolamento primário do transformador. Para conseguir elevar esta tensão, o enrolamento secundário deve ter uma quantidade maior de espiras em relação ao enrolamento primário, pois assim a indução magnética é maior no secundário. A aplicação mais comum do transformador elevador é para as situações onde haja a necessidade de utilizar a tensão 220 volts a partir de um nível de tensão de 127 volts.

Transformador Abaixador: Para que serve?

Este transformador serve para abaixar a tensão elétrica existente no enrolamento primário do transformador. Para conseguir reduzir a tensão, o enrolamento secundário deve ter uma quantidade menor de espiras em relação ao enrolamento primário, pois assim a indução magnética é menor no secundário. A aplicação mais comum do transformador abaixador é onde haja a necessidade de utilizar a tensão reduzida como por exemplo, a fonte de tensão de um computador que reduz a tensão de 127 volts para 12 volts.

Transformador Isolador: Para que serve?

Este transformador serve para manter a tensão no enrolamento secundário igual a tensão que recebe no enrolamento primário. Sendo assim, se a tensão é de 127 volts no enrolamento primário, ela também deve ser 127 volts no enrolamento secundário. Isso só é possível se a quantidade de espiras for igual em ambos os enrolamentos. O transformador isolador é utilizado frequentemente em circuitos eletrônicos para oferecer um isolamento físico reduzindo os ruídos no secundário.

Neste vídeo abaixo do Mundo da Elétrica você pode conhecer melhor esta relação da tensão e quantidade de espiras do enrolamento primário e enrolamento secundário.

Chegamos ao final de mais um artigo e se tiver ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder. Caso tenha alguma crítica construtiva ou sugestão, deixe nos comentários porque elas são importantes para melhorar cada vez mais o conteúdo aqui do site.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

6 comentários para “Transformador monofásico! O que é e para que serve?”

  1. Chagas

    Canal tem um bom conteudo

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      OBrigado Chagas!

      Responder
  2. Nicola Roberto de Oliveira

    Muito bom. Entendido.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Que bom Nicola!

      Responder
  3. Manoel Marcelino

    Parabéns, professor muito bom trabalho. Espero que muitos profissionais se beneficie com este trabalho de suma importância.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Manoel!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)