Transformador a seco – O que é e como funciona!

Escrito na categoria "Componentes elétricos" por Henrique Mattede.

Você certamente já ouviu falar sobre transformadores, certo? O assunto do artigo é sobre transformadores a seco, e para que serve? Como eles funcionam e onde eles podem ser usados? Você saberá sobre a sua instalação e o Mundo da Elétrica mostra qual é o melhor para a sua instalação. Sem perder tempo, vamos lá pessoal!

O que são e para que servem os transformadores?

Os transformadores são dispositivos usados para converter uma energia elétrica de corrente alternada (conhecida como CA), de um nível de tensão de (volts) para outro nível de tensão. Um transformador consegue converter, por exemplo, a tensão de uma tomada de 110V em 220V, ou até mesmo em qualquer outro nível de tensão desejado, desde que dentro dos seus limites.

É bastante comum nos depararmos com algumas situações onde precisamos ligar algum equipamento na tomada, mas percebemos que o equipamento não está adequado para funcionar naquela tensão disponível. Esse tipo de problema pode ser resolvido facilmente com o uso de transformadores, inclusive o transformador a seco.

Uma outra função importante dos transformadores é manter a proteção dos equipamentos eletrônicos que necessitam de tensões baixas ou elevadas. Sendo importante para evitar danos ou diminuição do rendimento dos equipamentos.

Tipos de transformadores

Modelos de transformadores a seco e a óleo.

Transformador Industrial

Os transformadores industriais são criados para o uso em instalações de distribuição de energia elétrica comercial e/ou industrial. Eles podem ter diversos modelos, podendo ser eles:

O tipo de equipamento vai depender da função que você precisa que ele exerça e também do que será conectado. Esses transformadores industriais são constituídos de núcleo e bobinas, sendo que as bobinas são espirais, primárias e secundárias, já o núcleo é imantável.

Por ser um equipamento muito importante para o funcionamento e melhoria da operação dos sistemas elétricos, é de suma importância escolher sempre as empresas e os fabricantes que sejam especializados, também de confiança.

Transformador a seco

O transformador a seco é um aparelho que não precisa de refrigeração e/ou isolação a óleo, ao contrário dos transformadores encontrados em iluminação pública, que por sua alta potência necessitam de refrigeração.

Os transformadores a seco, utilizam o ar ambiente como meio de refrigeração e também de isolamento. A sua principal e usual função é a mesma dos transformadores a óleo, ou seja, adequar aos níveis de tensão primária para utilização em indústrias, residências e empreendimentos como um todo.

Uma das grandes vantagens dos transformadores a seco são as baixas manutenções exigidas pelo equipamento e o nulo risco de vazamentos de óleo, que podem causar danos ao meio ambiente.

Os transformadores a seco são utilizados em diferentes segmentos industriais e até mesmo comerciais, entre eles:

Eles também podem ser utilizados de forma residencial para adequação de aparelhos eletrônicos ou até mesmo para funcionamento de algumas partes de sistemas fotovoltaicos.

Transformador a seco

Um dos modelos de transformadores a seco.

Transformador a óleo

A função do óleo do transformador a óleo é isolar a eletricidade e também contribuir para o resfriamento da estrutura do próprio transformador. O óleo isolante além de ser utilizado em transformadores, é usado também em outros aparelhos eletrônicos. Diferente da resina usada nos transformadores a seco, esse óleo tem base mineral e corre risco de combustão, o que acaba se tornando um risco e ao mesmo tempo uma desvantagem deste tipo de transformador.

Assim como os transformadores a seco, o transformador a base de óleo não tem propriedades anti-incêndio. Eles são instalados em locais abertos, diferentes dos transformadores a seco que não possuem óleo isolante e que podem ser instalados em locais fechados.

Como os óleos isolantes são inflamáveis, é indicado que eles sejam instalados em ambientes mais isolados possíveis. O transformador a óleo é fabricado para trabalhar em alturas de mil metros acima do nível do mar, para serem mais seguros.

Modelo de transformador a óleo, qual é o melhor

Modelo de transformador a óleo

Diferença entre estes transformadores

Portanto, podemos analisar bem as vantagens e desvantagens de cada transformador citado acima, pois assim também conseguimos visualizar e comparar qual seria melhor para cada área de atuação que fosse necessária o uso de transformadores.

Com isso fica mais fácil entender que a função do transformador de energia é essencial, o que deixa claro também quais são os cuidados necessários para escolher e para a utilização dos mesmos. Pense que as informações passadas neste artigo, serão úteis no momento da instalação e nos cuidados, garantindo um melhor funcionamento do equipamento, já que essas atitudes podem prevenir prejuízos.

Os melhores transformadores são construídos com materiais de alta qualidade, sempre seguindo todas as exigências, determinações das normas técnicas que visam o perfeito funcionamento do equipamento. Agora com todas as informações necessárias, quando for comprar um transformador, independente de qual for, nunca se esqueça de fazer todas as verificações necessárias para saber se é de confiança.

Fique atento, observe todas as informações do produto e não se esqueça de sempre consultar fabricantes, também verificar se seus produtos são confiáveis. Este tema sobre transformadores te ajudou? O vídeo abaixo do canal do Mundo da Elétrica fala um pouco mais sobre os transformadores e as suas funções, assim você não vai ter nenhuma dúvida sobre o tema.

Gostou do vídeo e do tema abordado acima? Comece a acompanhar o Mundo da Elétrica pelo nosso site e também pelo nosso canal no YouTube. Caso tenha restado duvidas, pode deixar o seu comentário abaixo ou no nosso canal que iremos responder.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário