Que o transformador elétrico é uma máquina extremamente importante para o funcionamento da rede elétrica a maioria das pessoas já sabe, seja o transformador aéreo, o transformador a óleo, o transformador a seco ou qualquer outro tipo de transformador! Mas além disso, ele também é crucial no suprimento da eletricidade necessário em comércios, empresas, conjuntos de residências e indústrias de pequeno ou grande porte.

Com tantas responsabilidades, o processo regular de inspeção e manutenção em transformadores elétricos é imprescindível, sendo feito para evitar prejuízos e consertar problemas imprevistos. Mas quais são as manutenções que os transformadores precisam?

Tipos de Manutenção: Quais são?

Para evitar ou corrigir as paradas súbitas dos equipamentos, a inconstância ou paralisação do fornecimento de energia, a perda de produtividade e até mesmo o risco de eventuais acidentes, existem as três formas de manutenção em transformadores:

Processos de Manutenção em transformadores.

Aprenda os Tipos de Manutenção em Transformadores e alguns processos!

  • Manutenção Preditiva: Essa manutenção analisa os componentes de um transformador e a sua termografia, além de fazer inspeções, ultrassons e ensaios também com o transformador. E com essas informações, é possível analisar as condições gerais do transformador, sem ter que pará-lo.
  • Manutenção Preventiva: A manutenção preditiva e a preventiva na verdade são parceiras! Porque com o relatório das condições gerais do transformador, o profissional consegue programar as manutenções necessárias no transformador, conseguindo também reduzir ao máximo o tempo de paralisação do fornecimento de energia.
  • Manutenção Corretiva: Essa manutenção acontece geralmente em situações de emergência ou quando não existe um plano de monitoramento e manutenção. Ela é necessária quando acontece algum defeito ou acidente imprevisto com os transformadores. Esse imprevisto gera muito prejuízo, porque até o profissional identificar e conseguir resolver o problema, um bom tempo se passará!

Fazendo as manutenções preditivas e preventivas, os prejuízos causados por falhas ou tempo em inércia serão minimizados, pois periodicamente você saberá em qual estado se encontra o seu transformador.

Processos de Manutenção dos Transformadores

A manutenção dos transformadores possui diversos processos, de acordo com o tipo de manutenção. É importante frisar que a manutenção de transformadores só deve ser feita por profissionais corretamente capacitados para este tipo de atividade! A manutenção feita por profissionais desqualificados pode gerar muitos prejuízos futuros, além de oferecer risco de vida.

Análise do óleo Isolante

O isolamento elétrico e a refrigeração são essenciais e garantem a vida útil dos transformadores, além do bom funcionamento deles. E a coleta desse óleo para análise é imprescindível, pois identifica com antecedência se há falhas no equipamento ou deterioração no fluido.

Essa análise pode ser feita em laboratórios através de ensaios Físico-químico, análise de teor PCB, teste de enxofre corrosivo em óleo isolante, cromatografia gasosa, dentre outros processos.

Substituição do Óleo Isolante

Esse processo de substituição pode salvar a vida útil dos transformadores, pois troca o fluido degradado por um óleo isolante operacional e novo. Essa substituição, dependendo do número de transformadores, pode precisar de caminhões e carretas tanque, para atender aos mais diversos volumes!

Correção de Vazamentos

Esse processo visa consertar o vazamento do óleo isolante dos transformadores. Através da vedação do transformador, de sua limpeza, da filtragem e da recolocação do fluido, é possível prevenir futuras falhas e até mesmo a perda total do transformador.

Manutenção Interna

Nas situações em que aparentemente não se pode distinguir o problema, o desmonte completo do transformador pode ser necessário. Dessa forma, uma manutenção corretiva é feita após a investigação e identificação dos problemas.

Estes são alguns processos de manutenção que podem ser feitos para o prolongamento da vida útil do transformador. Lembrando novamente que todos esses processos devem ser feitos por profissionais capacitados. E com esses profissionais, você pode até descobrir outros processos necessários que vão evitar a compra de outro transformador.

Se você quiser aprender mais sobre os transformadores e até mesmo dar o primeiro passo para a sua capacitação, aconselhamos que assista o vídeo abaixo do Mundo da Elétrica, que vai te ensinar sobre a relação de tensão dos transformadores. Vale a pena conferir!

Se tiver gostado deste artigo, compartilhe ele nas suas redes sociais. Deixe aqui um comentário se você tiver ficado com alguma dúvida e se quiser continuar aprendendo sobre a vasta área da eletricidade, basta acessar os outros artigos do Mundo da Elétrica!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)