Você sabe quem foi Michael Faraday, inventor da gaiola de Faraday? Neste artigo vamos mostrar com detalhes a vida e carreira de Michael Faraday, apresentando as suas principais contribuições para toda a ciência.

Michael Faraday: Quem foi?

Michael Faraday foi um importante físico e químico inglês que escreveu importantes livros na área da química. Criador do primeiro motor eletromagnético estudou e descobriu as leis da eletrólise e do eletromagnetismo.

Faraday criou diversos termos técnicos da eletrólise como por exemplo eletrodo, eletrólito, íons etc. Faraday teve o seu nome imortalizado em uma importante unidade, o Farad, unidade de capacitância elétrica.

O inteligentíssimo Michael Faraday nasceu no dia 22 de setembro de 1791, na cidade de Newington Butts na Inglaterra. Filho de família pobre, aos 13 anos teve que abandonar os estudos para trabalhar como entregador de jornais e ajudar na renda familiar.

Nome imortalizado unidade, Farad unidade de capacitância elétrica.

Michael Faraday, criador do primeiro motor eletromagnético e gaiola de Faraday.

O livreiro que era o patrão de Faraday logo percebeu que ele era um jovem muito esforçado e inteligente, e com pouco mais de um ano como entregador de jornais, Faraday passou para aprendiz de encadernador e foi morar na casa do patrão. Isso foi fundamental para o seu sucesso futuro, porque em seus momentos de folga ele podia ler muitos e muitos livros que o seu patrão tinha.

Michael Faraday: Carreira

Em 1810 Faraday fez um curso rápido sobre a Filosofia Natural e no mesmo ano ele foi convidado para assistir à uma conferência do renomado químico inglês Sir Humphry Davy que também era presidente da Royal Institution.

Aos 20 anos Faraday resolveu sair do seu emprego de encadernador e foi em busca de uma chance em um laboratório científico. Para conseguir uma entrevista Faraday escreveu uma carta ao Sir Davy e anexou o caderno com as anotações de tudo que ele aprendeu durante a conferência que assistiu.

Em 1813 Faraday conseguiu uma entrevista com Davy com o intuito de conseguir a vaga, Faraday mostrou as suas principais anotações de estudos e experiências químicas e eletroquímicas que ele vinha realizando. A experiência que mais chamou a atenção foi sobre a construção de uma pilha voltaica.

Em 1815 Faraday mantinha a sua carreira produtiva e se tornou o sucessor de Davy como diretor dos laboratórios. Durante vários anos Faraday continuou realizando importantes experiências em química, eletroquímica e metalurgia. E dentre as principais experiências, podemos citar a famosa lâmpada de segurança de Davy e as leis da eletrólise.

As leis de Faraday foram importantes para a eletricidade, pois através delas que surgiram os primeiros medidores comerciais de eletricidade. E outro ponto fundamental foi a capacidade de definir exatamente qual era o valor de um ampère, que é a unidade usada para a intensidade da corrente elétrica.

A gaiola de Faraday

A gaiola de Faraday foi um experimento, onde Faraday basicamente mostrou que uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior, justamente porque as cargas se distribuem de forma homogênea na parte externa da superfície condutora.

Michael Faraday: Prêmios

Faraday foi o criador do motor eletromagnético, e quando ele conseguiu produzir movimento mecânico contínuo pela ação da corrente elétrica, foi um fato marcante que fez Faraday ser apreciado pelo mundo científico. Foram estas pesquisas e êxitos sobre os estudos do motor elétrico que renderam a Faraday uma indicação para a Sociedade Real.

Durante vários anos Faraday concentrou as suas pesquisas e experimentos na área da química sendo importante para a descoberta do benzeno, além de experiências com sucesso na liquefação de gases que hoje é bastante usada nos processos de refrigeração.

Faraday também participou da descoberta de várias qualidades de vidro, sendo fundamental no processo de evolução dos telescópios.

Em 1831 Faraday descobriu o princípio da indução elétrica, apresentou a sua descoberta à Sociedade Real mostrando que a força elétrica induzida depende do número de linhas de força magnéticas cortadas pelo fio a cada segundo.

Essa descoberta foi tão importante que podemos chamar de pedra angular da teoria e da prática do eletromagnetismo até hoje. Atualmente todo estudo sobre eletromagnetismo, conversão eletromecânica de energia, os princípios de motores e transformadores são baseados nas leis que Faraday descobriu.

Em 1832 ele recebeu o Diploma Honorário da Universidade de Oxford, sendo homenageado com a medalha Copley da Royal Society, que foi a maior honraria já concedida pela Universidade de Oxford!

Em 1833 Faraday se tornou professor Fulleriano de Química na Royal Instution. E em 1857 Faraday recebeu a proposta para ser o presidente da Royal Society, mas Faraday não aceitou dizendo que queria continuar as suas experiências, e sendo presidente ele não teria tempo para isso.

Michael Faraday faleceu em sua casa na cidade Hampton Court no dia 25 de agosto de 1867, e foi enterrado no cemitério de Highgate. As descobertas de Faraday nas diversas áreas, fazem dele um dos maiores experimentalistas da história.

Gostou de conhecer a história de Michael Faraday? Abaixo temos o vídeo do canal Mundo da Elétrica mostrando a história de um dos maiores inventores, Thomas Edison considerado por muitos o pai da eletricidade.

Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre a vida e carreira de Michael Faraday, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)