Gaiola de Faraday, o que é? Qual a sua aplicação?
Hoje vamos falar da famosa Gaiola de Faraday! Então se você ainda não a conhecia ou tem dúvidas sobre a sua aplicação, te convido a continuar com a gente neste artigo e ficar por dentro de como ela surgiu e como ela pode salvar sua vida, vamos lá pessoal!
O que é Gaiola de Faraday?
A Gaiola de Faraday surgiu no ano de 1930, a partir de um experimento realizado pelo físico inglês Michael Faraday. Esta gaiola é uma forma de impedir a entrada de campo elétrico e campo magnético no interior de superfícies e estruturas condutoras. Uma curiosidade é que unidade de capacitância Faraday, foi batizada com este nome em homenagem ao Michael Faraday
Leia também
- Disjuntor para motor trifásico, como dimensionar?
- Motor trifásico. Como funciona e qual sua aplicação?
Faraday descobriu que o campo elétrico quando aplicado a uma superfície ou estrutura com extremidades condutoras, faz com que a superfície produza cargas elétricas opostas ao campo elétrico ou seja, estas cargas opostas cancelam o campo elétrico externo criando uma barreira que impede a entrada do campo elétrico no interior da superfície, assim como você pode ver na imagem abaixo.
Essa barreira demonstrada na imagem anterior também é chamada de blindagem eletrostática e para comprovar os seus estudos, Faraday construiu uma gaiola de metal carregada eletricamente por um gerador de alta tensão e entrou nela gaiola para provar que era segura permanecer no seu interior! Daí surgiu o nome “Gaiola de Faraday”.
Qual a aplicação da Gaiola de Faraday?
Portanto, a Gaiola de Faraday é uma barreira de proteção contra campos elétricos e magnéticos indesejados. Ela tem uma enorme aplicação prática e um dos maiores exemplos encontrados em nosso dia a dia é o aparelho de micro-ondas, ele possui um revestimento interno apropriado para conter as ondas eletromagnéticas apenas em seu interior. Outro bom exemplo são os carros que também podem funcionar como uma Gaiola de Faraday.
A Gaiola de Faraday permite criar uma barreira de isolação em dispositivos elétricos e eletrônicos de forma que o campo elétrico ou magnético gerado no interior de um dispositivo não cause interferências em outros dispositivos próximos a ele.
Um bom exemplo disso são as fontes de alimentação como mostra na imagem abaixo, elas conseguem impedir a saída de sinais e também impedem que outros sinais interfiram no seu funcionamento interno. Uma proteção de metal impede a fuga de sinais eletromagnéticos que podem interferir em outros dispositivos próximos a ele, os furos na superfície servem para facilitar a ventilação e o resfriamento de suas partes internas que geram calor durante seu funcionamento.
Continuando nas aplicações práticas, partimos para os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas! A proteção contra raios elétricos na edificação é coberta de todos os lados por um cabo condutor de eletricidade aterrado em vários pontos desta edificação sendo assim, cria-se uma proteção para todas as pessoas e objetos no interior deste edifício, impedindo que a descarga de um raio possa afetar os seus habitantes.
Como criar uma Gaiola de Faraday?
A criação de uma gaiola de Faraday experimental é muito simples e pode ser feita com materiais comuns utilizados diariamente em uma residência. Veja o passo a passo para criar uma gaiola de Faraday a seguir:
Material necessário:
- 1 Folha papel alumínio
- 1 Rádio pequeno
O primeiro passo se você for utilizar um rádio é sintonizar em um estação em que o som esteja o mais alto possível e que tenha o mínimo de ruído, isso vai facilitar a percepção da perda do sinal. O segundo passo é envolver o rádio no papel alumínio, se possível enrole o papel alumínio em várias camadas. Em seguida você pode observar como é facilmente perceptível a queda da intensidade do sinal, podendo inclusive transmitir apenas ruídos.
Conclusão
A Gaiola de Faraday apesar de ter sido descoberta há muitos anos atrás, ainda sim é extremamente útil e largamente utilizada nos dias atuais. A sua aplicação oferecendo uma barreira de proteção contra campos elétricos e magnéticos indesejados, protege as pessoas de vários riscos e permite uma melhor utilização dos dispositivos eletroeletrônicos, impedindo a saída ou a entrada de sinais que podem interferir no seu funcionamento.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
O que é SPDA (Sistema de proteção contra descargas atmosféricas) ?
Motor trifásico, características e aplicações!
Quem descobriu a eletricidade?
A NBR 5419 – Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas.
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
29 comentários para: “Gaiola de Faraday, o que é? Qual a sua aplicação?”
Pablo
Olha aprendo muito com vocês. Parabéns a todos pelo conhecimento.
Equipe Mundo da Elétrica
Muito obrigado por nos prestigiar Pablo!
Miranda
Parabéns; Valeu!
Equipe Mundo da Elétrica
Valeu Miranda!
Nilton Fonseca Manata
Um excelente artigo sobre a gaiola de Farady. Muito útil e que poderiam continuar a explicação com mais detalhes.
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado Nilton! Está em nossa lista de sugestões aprofundar mais sobre este assunto!
Maria de Lourdes
Artigo excelente e esclarecedor, muitas pessoas ainda não acordaram para o ruido cotidiano e o mal e que ele pode nós fazer posteriormente, portanto e importante ao construir ou fazer algo pensar nos materias usados
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado Maria! Com certeza!
Ediberto Luiz da Silveira
Interessantes estes princípios de eletrica e eletrônica básicas
Equipe Mundo da Elétrica
Que bom que gostou Ediberto!
Marcos Santa Cruz
Sou Instrutor de treinamento em uma multinacional de elevadores e acompanho o Mundo da Elétrica há alguns anos, os materiais são de alta qualidade onde a maior riqueza é a simplicidade no transmitir do conhecimento. PARABÉNS a todos.
Equipe Mundo da Elétrica
Muito obrigado Marcos por nos prestigiar!
Rogério Challa Brasil
Muito simplificada a explicação… Parabéns.valeu.
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado Rogério!
Jamisse
Gostei muito do trabalho. Força
Anderson
Parabéns mundo da elétrica sempre trazendo conhecimento
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado Anderson! Sempre a disposição!
Washington Cabral
Obrigado.
Gostei!
Equipe Mundo da Elétrica
Que bom! Por nada!
Joao Barcelo
Olá pessoal, muito obrigado por todas as matérias publicadas, estão senso muito úteis para estudo. Abraços!
Equipe Mundo da Elétrica
Ficamos muito satisfeitos que esteja gostando João! Obrigado por nos prestigiar!
Renato
Bom dia!
Seus vídeos e comentários são muito didáticos. Parabéns!
Equipe Mundo da Elétrica
Olá Renato! Obrigado pela credibilidade!
Gloria Nhatuve
Estão de parabéns, que Deus vos abencõe, aprende muito, continuam assim humildes que Deus vai vos abencoar.
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado Gloria!
Emilson Amaral
Muito bem explicado gostei se possivel continue mandando para mim temas relacionados a eletrica e suas aplicações.Obrigado.
Equipe Mundo da Elétrica
Valeu Emilson!
Valclemir de Sousa Silva
Estão de parabéns muito bom a explicação
Gostaria de receber mais informações
Sobre eletricidades e eletrônica
Equipe Mundo da Elétrica
Valclemir, o Mundo da Elétrica tem o canal no YouTubehttps://www.youtube.com/mundodaeletrica.