O tema de hoje é sobre circuito elétrico e para que você entenda o que é circuito elétrico, vamos falar sobre os tipos e como funcionam os circuitos elétricos, além de mostrar a diferença entre circuito elétrico em série e o circuito elétrico em paralelo, vamos lá pessoal.

Circuito elétrico, o que é?

A palavra circuito nos indica um caminho fechado onde o seu começo também é fim. O conceito de circuito elétrico pode ser explicado como um ou mais caminhos fechados por onde a corrente elétrica percorre. Apesar de parecer bem simples, é necessário conhecer e compreender os elementos que estão presentes em um circuito elétrico.

Os circuitos elétricos são compostos por 3 elementos básicos, a fonte, a carga e o condutor. A fonte de tensão pode ser uma pilha, uma bateria, uma tomada ou qualquer outra fonte onde haja uma diferença de potencial elétrico. O segundo elemento de um circuito elétrico é a carga, ou seja, é o que irá consumir esta energia elétrica, como por exemplo, aparelhos elétricos e eletrônicos. O terceiro e último elemento é o condutor, que são os cabos elétricos que tem a função de conduzir a corrente elétrica da fonte para a carga.

O que é circuito ele´trico?

Como fazer uma ligação de circuito em série e em paralelo?

É importante frisar que é muito comum ter um circuito elétrico com várias cargas e em alguns casos até mesmo fontes diferentes, mas a variação da capacidade da fonte é bem menos comum. Portanto, as propriedades deste circuito elétrico irão depender das características e da especificidade dos componentes associados.

Circuito em série e circuito em paralelo, qual a diferença?

O circuito elétrico que tem apenas uma carga sempre será um circuito em série, mas caso haja a necessidade de ligar mais que uma carga, este circuito poderá ser tanto em série, quanto em paralelo, isso irá depender da utilização destas cargas.

  • Circuito em série – Quando as cargas estão em série, não haverá nenhuma divisão na corrente elétrica, porque só haverá um caminho a ser percorrido pela corrente.
  • Circuito em paralelo – Quando as cargas estão em paralelo, haverá mais de um caminho para a corrente elétrica percorrer, ou seja, haverá um ponto onde a corrente elétrica será dividida.
  • Circuito misto – Quando tem mais que duas cargas, existe a possibilidade de o circuito ser ligado de forma mista. Sendo assim, ele terá uma parte das cargas em série e a outra parte em paralelo.

A mudança de comportamento da corrente elétrica no circuito misto irá depender da ligação naquele ponto, podendo ter momentos em que a corrente elétrica será dividida e em outros seguirá sem divisão.

Você já consegue imaginar qual é o circuito usado na instalação residencial? A resposta é bem simples não é mesmo! Todos os circuitos residenciais são ligados em paralelo, afinal nós queremos garantir que haja a mesma tensão em cada ponto de tomada ou iluminação, mas isso só é possível em uma ligação em paralelo que é capaz de garantir tensão igual em todos os pontos.

Qual ligação é melhor, em série ou em paralelo? Não existe ligação melhor que a outra e não existe ligação mais ou menos eficiente, pois isso é muito relativo! Como já foi dito, cada ligação irá se adequar à necessidade de cada projeto, que irá definir se a tensão entregue precisa ser a mesma para todas as cargas, ou se em algum momento será necessário interromper o fluxo desta corrente elétrica e etc.

Circuito de corrente contínua

A corrente contínua acontece quando os elétrons de uma fonte de tensão seguem apenas uma direção, caracterizando um fluxo contínuo e unidirecional. De acordo com o sentido que os elétrons adotem, podemos ter uma fonte com corrente ou tensão somente positiva ou somente negativa.

Na imagem abaixo você vê um exemplo de uma simples ligação em série, de um circuito com corrente continua.

O que é circuito elétrico?

Exemplo de ligação de um circuito com dois resistores em série com corrente contínua

Nesta outra imagem, você vê um exemplo de uma simples ligação em paralelo, de um circuito com corrente continua.

O que é circuito elétrico?

Exemplo de ligação de um circuito com dois resistores em paralelo com corrente contínua

Circuito de corrente alternada

A corrente alternada ocorre quando os elétrons seguem um fluxo ordenado, mas bidirecional, ou seja, eles se movimentam em dois sentidos e normalmente são movimentos de vai e vem. Por ter movimentos tanto em sentido positivo, quanto negativo, existe uma variação ao longo do tempo.

Nesta imagem a seguir você vê um exemplo de uma simples ligação em série, de um circuito com corrente alternada.

Para que serve um circuito elétrico?

Exemplo de ligação de um circuito com duas lâmpadas em série com corrente alternada

Já nesta outra imagem, você vê um exemplo de uma simples ligação em paralelo, de um circuito com corrente alternada.

O que é circuito elétrico?

Exemplo de ligação de um circuito com duas lâmpadas em paralelo com corrente contínua

Você já parou para pensar porque alguns componentes como por exemplo, diodo, disjuntor, reator, transformador, capacitor, indutor ou fusível, podem ter comportamentos tão diferentes quando ligados à tensão contínua ou alternada? Entender esta diferença entre a corrente contínua e alternada é indispensável, porque cada uma delas tem uma função na transmissão e utilização da energia elétrica! Neste vídeo do canal Mundo da Elétrica, foi feito um resumo bem explicado e detalhado sobre a importância da compreensão desta diferença, vale a pena conferir!

Estamos chegando ao final deste artigo e agora você já sabe o que é circuito elétrico e principalmente, quais são os materiais necessários para construir um circuito simples. Se tiver ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que teremos o maior prazer de responder! Se quiser deixar alguma crítica construtiva ou sugestão, será muito recebida pois assim você estará ajudando a melhorar o nosso site.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)