Neste artigo vamos falar sobre a usina hidroelétrica de Três Gargantas, esta incrível obra da engenharia garante energia elétrica para milhões de pessoas na China, e é a maior usina hidroelétrica do mundo. Fazendo com que a China tenha uma matriz de energia mais limpa e menos poluente.

Três Gargantas

A usina de Três Gargantas fica na China na cidade de Sandoupingna no Rio Yangtze, que é o terceiro maior rio do mundo, perdendo apenas para o Rio Amazonas e o Rio Nilo. O Rio Yangtse é muito importante para a economia chinesa e após a construção da barragem isso ficou ainda mais evidente. Antes da construção da usina de Três Gargantas este rio já era a principal rota fluvial da China e em toda a sua extensão a agricultura chinesa se desenvolveu.

Três Gargantas fica na China na cidade de Sandoupingna no Rio Yangtze.

Onde se localizar a maior usina hidroelétrica do mundo.

Sun Yat-sen que foi um grande líder político da China, já imaginava uma grande barragem em todo o rio Yangtze, que além de gerar energia elétrica, uma das grandes funções pensadas por Sun Yat-sen era a de controlar as inundações que ocorriam ao longo do rio.

O rio Yangtse tem um histórico de inundações trágicas e frequentes, a cada 10 anos aproximadamente o rio tem uma tendência a encher mais que o normal, provocando grandes inundações. Em 1954 uma grande inundação no Rio Yangtse alagou uma área de 193.000 km², matando 33.169 pessoas e forçando quase 19 milhões de pessoas a se mudarem da região.

Três Gargantas uma das maiores construções do mundo

A usina de Três Gargantas é uma das maiores obras já feitas pelo homem no mundo e começou a ser construída em 14 de dezembro de 1994 e com exceção das eclusas, o projeto da barragem foi concluído e totalmente funcional a partir de 4 de julho de 2012.

Na construção de Três Gargantas foram usados 27,2 milhões de m³ de concreto, maior parte usada na parede da barragem que tem 181 metros de altura com 110 metros da sua parede acima do nível da água, 463 mil toneladas de aço, o que seria suficiente para construir 63 Torres Eiffel e cerca de 102 milhões de m³ de terras foram movimentada.

Processo de obras na Três Gargantas a todo vapor.

Construção da barragem de Três Gargantas.

O primeiro gerador principal da usina de Três Gargantas começou a operar em 10 de julho de 2003. E em 23 de maio de 2012 o gerador de número 26, último gerador principal, terminou seu teste final e entrou em operação. Ainda existem geradores subterrâneos que estão em operação, totalizando 32 geradores com a incrível capacidade máxima para 22,5 GW.

Totalizando 32 geradores com a incrível capacidade máxima para 22,5 GW.

Gerador principal da Três Gargantas.

Como manter a rota fluvial do Rio Yungtse

Rio Yungtse é uma das principais rotas fluviais da China e de tantas dificuldades para construir uma barragem no rio, a principal foi manter o fluxo normal de barcos e navios, para resolver isso foi construídas eclusas e elevadores.

Eclusas

Eclusa é uma obra de engenharia hidráulica feitas onde há grandes desníveis de água, possibilitando que embarcações subam ou desçam. Na usina de Três Gargantas existem dois bloqueios de navios instalados perto da barragem, estes bloqueios são as eclusas, uma para subida e outra para descida de embarcações. Cada eclusa é composta de cinco etapas com tempo de trânsito de aproximadamente 4 horas.

As câmaras das duas eclusas têm 280 m de comprimento, 35 m de largura e 5 m de profundidade, transportando embarcações com no máximo 10.000 toneladas.

Elevador de navios

Para manter o fluxo normal de barcos e navios foi construído o maior elevador fluvial do mundo, com uma estrutura capaz de transportar barcos de até 3.000 toneladas. O barco entra em uma câmara que é uma espécie de piscina que tem 120 metros de comprimento por 18 metros de largura e 3,5 metros de profundidade. Esta câmara pesa cerca de 15.500 toneladas, a massa em movimento no elevador, incluindo os contrapesos é de 34 mil toneladas.

Para manter o fluxo normal de barcos e navios foi construído elevador fluvial.

Maior elevador fluvial do mundo está na China.

Após a embarcação entrar no elevador, uma estrutura de contra pesos descem, elevando assim a embarcação até à parte de cima da barragem, em seguida a embarcação sai da câmara já na parte alta do rio. O processo de elevação das embarcações leva em torno de 40 minutos, antes da instalação deste elevador, o processo por eclusas gastava em torno de 4 horas.

Itaipu X Três Gargantas

Três Gargantas é a maior usina hidroelétrica do mundo, mas a usina de Itaipu ainda tem o recorde anual de geração de eletricidade. Para mostrar as diferenças vamos aos números retirados do site da usina de Itaipu e do site da CTGC que administra a usina de Três Gargantas.

  • Itaipu tem 20 unidades geradoras contra 32 unidades de Três Gargantas
  • Itaipu tem 14.GW de potência máxima instalada contra 22.5GW de Três Gargantas
  • Itaipu tem 29 bilhões de metros cúbicos de água em seu reservatório, contra 39.3 bilhões de Três Gargantas
  • E Itaipu tem o recorde de geração de energia durante um ano que foi de 103,1 milhões de megawatts-hora (MWh), contra 101 milhões de megawatts-hora (MWh) de Três Gargantas
Itaipu é maior em geração de energia elétrica do que a de Três Gargantas

Qual é a maior usina hidroelétrica do mundo Itaipu ou Três Gargantas.

Itaipu é maior em geração de energia elétrica do que a de Três Gargantas, mesmo com capacidade instalada 60% maior do que a de Itaipu, o controle de cheias do reservatório, a regularidade da vazão e também o consumo do mercado chinês comparado com o brasileiro, faz com que a Itaipu seja mais produtiva do que a usina de Três Gargantas.

No vídeo abaixo do Mundo da Elétrica mostramos outras gigantes usinas elétrica.

No site do Mundo da Elétrica esta repleto de conteúdos sobre eletricidade, sendo assim fique à vontade para ler outros artigos relacionados ao tema. Qualquer dúvida ou curiosidades deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)