Aprenda como fazer a conversão de unidades de medidas!

Em Curiosidades sobre eletricidade por Henrique Mattede

Você sabe como realizar a conversão de unidades de medidas? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica vai te ensinar tudo o que você precisa saber sobre unidades de medida. Então, vamos lá pessoal!

As unidades de medida são representações das grandezas físicas utilizadas em diversas áreas do conhecimento com o intuito de quantificar uma matéria, uma sensação, o tempo ou o tamanho de algo. Conhecê-las é essencial para um bom profissional da elétrica, principalmente no desenvolvimento de projetos elétricos seguros e confiáveis!

As unidades de medida seguem um padrão determinado pelo Sistema Internacional de Unidades (SI). A partir de uma unidade padrão estabelecida pelo Sistema Internacional, é possível utilizar outras unidades derivadas, o que permite comparar e ampliar a noção quantitativa da grandeza.

O SI adota a unidade kelvin, por exemplo, como padrão para a grandeza temperatura. Essa unidade é muito utilizada em laboratórios, mas no Brasil, é utilizada a unidade graus Celsius para indicar valores de temperatura!

É essencial saber converter unidades e expressar uma mesma medida em outra escala sem nenhuma perda. Por exemplo, a maneira de converter metros para jardas é diferente da forma de converter joules para calorias, por isso, é preciso aprender a conversão específica de cada unidade, que geralmente é dada por fórmulas ou níveis de proporção.

Sistema de medição

Para padronizar as unidades de grandeza básicas em todos os países, o Sistema Internacional definiu 7 grandezas para comprimento, altura, massa e temperatura, são elas:

Fora as unidades básicas, também existem as grandezas físicas e suas unidades de medidas. Alguns exemplos são:

Esses são apenas alguns exemplos, existem diversas grandezas físicas que possuem inúmeras unidades de medidas!

Uma dica que vai facilitar muito na hora de realizar conversões entre unidades de medidas, é conhecer os principais prefixos e os seus valores correspondentes!

Unidades de comprimento

As unidades mais utilizadas para o trabalho com o comprimento são:

Conversão de unidades de comprimento

No Brasil, usamos o sistema métrico, ou seja, nossa escala de comprimento está baseada na unidade metro. Na imagem abaixo, é possível observar uma tabela de transformação de medidas de comprimento na imagem abaixo.

Como fazer a conversão de unidades de medidas.

Conversão de unidades de comprimento.

Para transformar em uma unidade que está logo à esquerda é preciso multiplicar os valores por 10. Já para unidades que não estão em sequência, cada “pulo” de casa multiplica-se por 10 novamente.

O mesmo raciocínio é aplicado quando se anda para a direita, só que dessa vez divide-se por 10. Por exemplo, para transformar cm para m, basta dividir o valor por 100!

Unidades de área

As unidades mais utilizadas para o trabalho com a área são:

Conversão de unidades de área

Uma unidade de área é obtida ao multiplicar duas unidades de comprimento. Sendo representada de acordo com a seguinte ordem decrescente de grandeza vista na imagem abaixo.

Como fazer a conversão de unidades de medidas.

Conversão de unidades de área.

Nesse caso, para converter em unidades que estão à esquerda a multiplicação é por 10² a cada “pulo” realizado, e para converter em unidades que estão à direita a divisão é por 10².

Unidades de volume

As unidades mais utilizadas para o trabalho com o volume são:

Conversor de medidas de volume

A unidade de volume é obtida ao multiplicar três unidades de comprimento, ou seja, um cubo com dimensões de 1m x 2m x 3m ocupa um volume no espaço de 6m³. Seguindo de acordo com a ordem decrescente de grandeza observada na imagem abaixo.

Como fazer a conversão de unidades de medidas.

Conversão de unidades de volume.

Ainda seguindo a mesma ideia, para converter em unidades que estão à esquerda a multiplicação agora é por 10³ a cada “pulo” feito, e para converter em unidades que estão à direita a divisão muda para 10³.

É importante salientar que há várias relações entre unidades de volume e medida de capacidade em litros, entre elas estão:

Unidades de massa

As unidades mais utilizadas para o trabalho com a massa de uma matéria são:

Para converter uma unidade em outra, basta seguir estas relações:

Conversão de medidas de massa

A unidade de massa é representada pela seguinte ordem decrescente de grandeza apresentada na imagem abaixo.

Como fazer a conversão de unidades de medidas.

Conversão de medidas de massa.

Para transformar em uma unidade que está logo à esquerda é necessário multiplicar os valores por 10. Já para unidades que não estão em sequência, cada “pulo” de casa multiplica-se por 10 novamente.

O mesmo raciocínio é aplicado quando se anda para a direita, só que nesse caso é divido por 10.

Unidades de pressão

As unidades mais utilizadas para o trabalho com a pressão são:

Para converter uma unidade na outra, basta seguir estas relações:

Unidades de temperatura

As unidades mais utilizadas para o trabalho com temperatura são:

Conversão de medidas de temperatura

Existem 3 escalas de temperatura: Celsius, Kelvin e Fahrenheit. Há possibilidades de conversão entre todas, sendo essa transformação dada por fórmulas.

Celsius e Kelvin

Para transformar valores de temperatura entre Celsius e Kelvin, usamos a fórmula vista na imagem abaixo.

Como fazer a conversão de unidades de medidas.

Conversão de medidas de temperatura.

Celsius e Fahrenheit

Para transformar valores de temperatura entre Celsius e Fahrenheit, usamos a fórmula da imagem abaixo.

Como fazer a conversão de unidades de medidas.

Conversão de medidas de temperatura.

Kelvin e Fahrenheit

Nesse caso, uma dica para você não ter que gravar mais uma fórmula é passar a temperatura Kelvin ou Fahrenheit para graus Celsius, e em seguida aplicar a fórmula de conversão adequada.

Unidades de tempo

As unidades mais utilizadas para o trabalho com tempo são:

Conversão de medidas de tempo

Para transformar os valores de tempo, basta seguir a tabela de conversão de medidas de tempo da imagem abaixo.

Como fazer a conversão de unidades de medidas.

Conversão de medidas de tempo.

É importante salientar que há relações entre unidade de tempo, são elas:

Para descobrir mais sobre as unidades de medidas elétricas e aprender como realizar a conversão, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica!

Gostou desse artigo? Nos siga nas redes sociais e compartilhe com os seus amigos. Caso tenha ficado alguma dúvida ou sugestão, deixe abaixo nos comentários e te responderemos!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário