O portão automático é a prova de como a automação está presente em nosso cotidiano, porém programa-lo pode gerar dúvidas. O processo de codificar o controle remoto de um portão automático é simples, e pode ser realizado por qualquer um. Este ato soluciona problemas do dia a dia, além de contar como economia, pois se torna desnecessário a contratação de terceiros para realizar este simples processo. Para fazê-lo é preciso ter acesso à placa do seu portão, e seguir alguns passos.

Estes passos podem sem realizados sem a presença de um profissional, de toda forma a segurança tem que ser levada em consideração e alguns pontos da placa possuem pontos energizados perigosos, desta forma somente manipule com as mãos os botões de configuração que serão descritos dentro dos passos propostos, não toque nos pontos onde os cabos são conectados a placa nem em seus parafusos, a menos que todo o circuito esteja desligado.

A codificação do controle deve seguir os passos abaixo:

  1. Acesso físico à placa
  2. Reset da placa
  3. Certificar a compatibilidade do controle remoto com a placa
  4. Codificação do controle remoto desejado

Estes passos podem ser realizados da seguinte maneira:

  • Acesso físico à placa

Geralmente as placas de motores ficam instaladas em uma caixa plástica no próprio corpo do motor, isto facilita tanto a instalação como a manutenção do sistema do portão. Ao acessar a caixa com a placa deve se tomar bastante cuidado quando fechá-la de modo não deixar espaços por onde possam infiltrar água, na maioria das caixas de proteção existe uma borracha de vedação, lembre-se de averiguar a recolocação desta borracha quando finalizar a manutenção.

Placa Peccinin de Portões Automaticos.

Placa Peccinin para portões elétricos.

  • Reset da placa

Antes de realizar este passo é importante saber que todas as informações contidas na placa serão perdidas e todos os controles previamente memorizados serão apagados o que pode representar um grande problema em placas que tenham muitos controles já programados como as de condomínios e prédios.

Para resetar as informações já contidas no sistema, basta pressionar o botão Learn, localizado na placa, por alguns segundos (dez aproximadamente), e a partir de então o sistema não identificará nenhum comando e nenhum controle remoto já configurado nela anteriormente. Ao resetar sua placa, lembre-se de memorizar e sincronizar os controles remotos que posteriormente serão utilizados para controlar a placa em questão.

  • Certificar a compatibilidade do controle remoto com a placa

Caso o controle a ser configurado seja comprado separadamente, tenha certeza de que ele é compatível à placa do seu portão em termos de frequência, por exemplo, a frequência de 433MHz é a mais comum. Outra frequência encontrada para controles é a da 292MHz.

É interessante saber que esta comunicação entre placa e controle se refere a uma frequência wireless.

Baseado nestas informações e no acesso físico a placa do seu portão, você pode configura-lo sem grandes dificuldades.

  • Codificação do controle remoto desejado

Para que esta placa já resetada venha reconhecer algum controle remoto, é necessário pressionar novamente o botão Learn, logo o led localizado na placa vai sinalizar a ação, a partir daí pressione o botão do controle remoto que deseja configurar, o led vai responder a este sinal piscando, aperte novamente o botão do seu controle remoto e ele estará configurado para esta placa. Para que outros controles se tornem aptos, basta repetir a ação descrita.

A quantidade de controles que podem ser configurados a uma placa está ligada a característica construtiva da placa utilizada neste processo, um portão eletrônico da marca Peccinin CP4000, por exemplo, tem a capacidade de configuração para 100 controles distintos.

Veja no vídeo abaixo a explicação ilustrada da codificação de um controle remoto para portão automático.

No que se diz respeito a marcas para portões automáticos as lideres de mercado são Peccinin, JFL, PPA, Rossi, SEG (Garen). Estas marcas são alvo de elogios quanto à qualidade e estão conquistando o mercado rapidamente. Estes passos servem para codificar controle remoto de portão Peccinin e qualquer outro.

É interessante ainda saber que um mesmo controle remoto pode ser codificado em outra placa e desta forma o mesmo controle abrir dois portões diferentes, mas isso deve ocorrer em casos onde as placas não estejam no mesmo raio de alcance do controle para não ocorrer a abertura inequivocada de outros portões próximos.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

37 comentários para “Como codificar controle remoto de portão automático”

  1. Genilson

    Obrigado pela esplicação muito interesante…

    Responder
    • Henrique Mattede

      E que agradeço pelo apoio e por nos escrever.
      Se ainda não nos segue, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
      Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.

      Responder
  2. Reginaldo Fidelis

    Posso codificar um controle para 2 motores diferentes?

    Responder
    • Henrique Mattede

      Sim é possível, só recomendo que não faça isso em placas que sejam próximas para não haver conflito entre elas.

      Responder
  3. Marcelo

    Boa tarde, tive um problema configurando os controles, onde apenas um deles, em um dos botões, passou a abrir e fechar dois portões ao mesmo tempo. Com outros controles não acontece isso. Como posso fazer para que aquele botão controle somente um portão? Obrigado

    Responder
    • Henrique Mattede

      Bem neste caso tem de ser resetado e re configurado os botões.

      Responder
  4. Carlos

    Olá amigo

    Tenho um portão deste que passando alguns tem começou a abrir automaticamente logo qua acaba energia na casa ao retornar energia o portão abre sozinho, gostaria de saber porque isso acontece agradeço desde já

    Responder
    • Henrique Mattede

      Quando existe o retorno energia geralmente ocorre um pico de energia que pode ser a causa deste problema. Vou tentar entrar em contato com o fabricante e ver qual a recomendação do mesmo para este problema.

      Responder
  5. John

    Quero agradecer por todas as explicações do mundo da elétrica, elas sâo simples e objetivas.
    Gostaria que você me mostrasse como encontrar um curto circuito na rede elétrica?
    Desde já agradeço!

    Responder
    • Henrique Mattede

      Caso haja um disjuntor ele irá acusar sempre o curto circuito desligando a rede, caso haja distribuição de circuitos na caixa de disjuntores e eles estiverem corretamente dimensionado o curto indicará o disjuntor desarmando e neste caso tem de ser batido ponto por ponto para encontrar o local exato.

      Responder
  6. Marcelo

    Boa noite!

    Consigo configurar um controle seg no motor rossi?

    Responder
    • Henrique Mattede

      Isso depende da frequência de ambos. Eles tem de ser mesma frequência, caso sejam sim.

      Responder
  7. Simone Souza

    Boa Tarde, Henrique.
    Me tire uma dúvida, por favor. É Possível manter um banco de dados dos controles cadastrados numa placa, para que não seja necessário que cada morador tenha que recadastrar seu controle a medida que novos usuários forem cadastrando os seus?
    Pergunto isso porque meu condomínio acabou de aderir a esse sistema e nem todos os moradores pagaram pelo serviço no ato e agora querem ter acesso.
    Consigo evitar esse problema futuramente?

    Responder
    • Henrique Mattede

      Olha imagino que tenham sistemas mais novos que devam possuir algo para melhorar e resolver problemas como o seu. Vou dar uma pesquisada sobre isso.

      Responder
  8. Simone Souza

    Excelente explanação, obrigada. Porém, uma parte que não ficou clara para mim: só consigo cadastrar novo tx no motor se resertar todos que estão na memória? Motor peccinin.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Não basta apertar o botão de lear e fazer o processo para cada controle.

      Responder
  9. Adalberto

    Olá, tem como modificar o controle em si, sem ter acesso a placa do portão?

    Responder
    • Henrique Mattede

      Você diz cadastrar o controle?

      Responder
  10. José

    Bom dia!

    Henrique, por gentileza mim informe se você tem o curso de comandos elétricos em Dvd”s videos aulas, ou em outro segmento.

    Atenciosamente,
    José.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Não, ainda não trabalho com cursos.

      Responder
  11. Eduardo Martins Vieira

    Posso configurar um controle do portão menor para abrir o maior.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Se ambos trabalharem na mesma frequência sim.

      Responder
  12. Rodrigo

    Boa noite, tenho uma dúvida em relação a qual frequência é a placa do motor do portão. Como faço para descobrir eu mesmo?. Grato se puder me ajudar.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Tendo o modelo pode ser analisado pelo manual, esta é a forma mais fácil. Outra maneira é conhecer os componentes do receptor que tem indicação da frequência.

      Responder
  13. Rodolfo Rodrigues

    Ótima explicação Henrique, sanou minha duvida.

    Grato

    Responder
  14. Maurus Otavio

    Motor Rossi com placa SWV1, 1 estava funcionando com 5 controles. Quando fui configurar o sexto controle, aceitou, porém os outros perderam a configuração e não acionavam mais o portão.
    Reserei a placa aí não aceita mais configurar nenhum controle. Quando aperto o botão Aprender o motor é acionado e não apaga o LED.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Quando você resetou a placa do seu motor, todos controles perdem configuração sendo necessário nova configuração.

      Responder
  15. Armando

    A minha placa tem dois Leds, vermelho e verde, segurei por dez segundos o botão de reset, o led não acendeu, quando solto o reset o motor entra em movimento.O que estou tentando fazer é programar um segundo controle.Pode me ajudar?

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Quando você tenta resetar sua placa, o controle que já esta programando perda a programação ou permanece?

      Responder
  16. Raulino

    Comprei um motor de portão garen placa g3 e não consigo codificar o controle faço tudo paço mas não reconhece o controle que veio junto com motor

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Mesmo seguindo os passos recomendados no manual?

      Responder
  17. Edimilson Cardoso

    Goste do assunto agora já posso comprar meus controles novos e fazer a configuração eu mesmo

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Que legal Edimilson! =)

      Responder
  18. Lucas Moreira Reis

    Poxa! Acabei desconfigurando todos os outros controles. Como faço para adicionar apenas um computador controle sem perder a conexão configuração dos outros? Precisa configurar todos os controles utilizados no dia a dia de uma só vez?

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Não compreende muito bem sua dúvida, qual computar quer programar?

      Responder
  19. Anselmo de Luna Veras

    Dizer o que? Que vocês são ótimos? É Pouco, amigos, vocês são importantíssimos para nosso cotidiano. Puxa! Tenho aprendido muito com suas postagens. Obrigado, mesmo!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado Anselmo!

      Responder