Como fazer emenda em cabos de 10mm²? Como fazer uma isolação correta em emendas de cabos de 10mm²? Este é o tema deste artigo e esse processo que vamos mostrar serve para emenda de cabos de secção maior que 6mm², ou seja, esta emenda pode ser usada para os cabos de 10mm², mas também pode ser usada em cabos maiores como 16mm² ou 25mm² por exemplo.

Terminal Split bolt, o que é?

Uma dúvida bem comum é quanto à forma correta de fazer a emenda de cabos de secção maiores. Para que este processo seja feito da forma mais eficaz e segura possível, vamos utilizar um terminal do tipo split bolt. Este terminal é composto por uma rosca que possui uma fenda no centro e uma porca de aperto. Geralmente este terminal é feito de bronze ou alumínio e ele garante um ótimo aperto mecânico para a emenda.

Este tipo de emenda é bastante utilizado em caixas de passagem entre o medidor e a instalação da casa, mas pode ser usada em qualquer emenda entre dois cabos de grande secção, inclusive em casos onde se precisa emendar cabos rígidos com flexíveis e cabos de secções diferentes, como por exemplo um cabo de 10mm² com um de 16mm².

Cabos de 10mm², como fazer emenda?

Antes de continuar, vamos recapitular alguns pontos indispensáveis. Na entrada das instalações elétricas, os cabos sempre têm seção maiores e em cabos com seção maior que 6mm², deve ser utilizado terminais e conectores para a emenda dos cabos. Nunca se esqueça disso quando for fazer a conexão dos cabos do medidor com a entrada do QDC na caixa de passagem.

Entendido isso, agora vamos explicar como fazer uma emenda usando este terminal split bolt! Com o uso deste conector pode ser feita uma emenda de prolongamento ou uma emenda de derivação. O primeiro passo é decapar os cabos, depois você deve abrir o terminal retirando totalmente a porca de prensar os cabos e em seguida, você deve encaixar os cabos na fenda do terminal, assim como mostra na imagem abaixo.

Isolação de emenda de cabo 10mm

Veja como fazer emenda de prologamento ou derivação em cabos de 10mm²

Vale lembrar que a escolha entre emenda de prolongamento ou emenda de derivação fica à sua escolha, isso depende bastante do espaço que você tem disponível na caixa de passagem. O próximo passo é encaixar a porca e realizar o aperto utilizando chave sextavada, assim como mostra a imagem a seguir.

Isolação de emenda de cabo 10mm

Forma correta de apertar a emenda de cabos de 10mm²

A emenda é um ponto crítico, mas com este tipo de conector você consegue garantir o aperto mecânico adequado para a emenda dos cabos.

Emenda de cabos de 10mm², como isolar?

Agora partimos para a forma adequada de isolar esta emenda de cabos elétricos, a isolação é parte fundamental para garantir a segurança e o bom funcionamento! No exemplo citado aqui neste artigo, como a emenda foi realizada em uma caixa de passagem, existe a possibilidade de ter contato com água e umidade, então a utilização de uma fita de auto fusão é indispensável, sempre use este tipo de isolação quando a emenda ficar exposta a intempérie. Veja na imagem a seguir como fica a emenda após a isolação com a fita de auto fusão.

Como fazer emenda em cabos de 10mm?

Exemplo de isolação de emenda de cabos de 10mm² com fita de auto fusão

O último passo é finalizar a isolação com uma boa camada de fita isolante. No processo deve-se sempre esticar bem a fita isolante para ela aderir completamente a camada de isolação. O objetivo principal desta camada de fita isolante é proteger a fita de auto fusão, sendo assim, a camada não precisa ser tão grossa como no caso de isolações que utilizam apenas a fita isolante. Veja na imagem abaixo como fica a isolação desta emenda totalmente finalizada.

Como fazer emenda em cabos de 10mm?

Exemplo de isolação completa de emenda de cabo de 10mm²

Com isso finalizamos mais um artigo e caso tenha ficado qualquer dúvida, deixe nos comentários que teremos o maior prazer de responder. No canal mundo da elétrica tem um vídeo completo mostrando a realização desta emenda que citamos neste artigo, além de muitos outros vídeos interessantes, convidamos a todos para conhecer e se inscrever e aumentar cada vez mais os seus conhecimentos na área de elétrica!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

6 comentários para “Como emendar cabos de 10mm²?”

  1. Etevaldo Paulo da Silva

    Gosto muito dos videos de vocês estou aprendendo muita coisas com o mundo da Eletrica sou fan de vocês. Um abraço

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Ficamos muito contentes que esteja aprendendo conosco Etevaldo! OBrigado por nos prestigiar!

      Responder
  2. Leodine Honorato dos Santos

    Muito bom os videos aulas. Parabéns!

    Responder
  3. Romulo

    Bom dia! Qual a diferença entre o multímetro e o alicate amperímetro?

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Sempre a disposição!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)