Você quer fazer um curso de CLP? Veja neste artigo do Mundo da Elétrica a importância do CLP na indústria e como o profissional que faz o curso de CLP pode se destacar entre os seus concorrentes. Neste artigo explicamos também o que é um CLP, falamos sobre a programação Ladder e o que você deve aprender em um curso de CLP. Vamos lá pessoal?

Curso de Controlador Lógico Programável

No curso de CLP o aluno aprenderá sobre as características construtivas do CLP, como o CLP funciona, quais são os tipos de CLP e como o CLP utiliza a programação Ladder.

No que diz respeito à programação Ladder, o aluno do curso de CLP aprenderá os conceitos básicos dessa programação, como fazer a programação CLP, como utilizar as ferramentas da programação Ladder e como desenvolver uma lógica de programação.

Fazendo o curso de CLP, o profissional irá se destacar nos processos seletivos, pois saber programar um CLP é uma tarefa que exige foco e disciplina. Além disso, ele irá mostrar que é um profissional moderno e que está sempre antenado nas tendências da indústria!

O que é CLP?

A sigla CLP é usada para abreviar o nome Controlador Lógico Programável. Algumas pessoas também utilizam a sigla PLC para nomear o Controlador Lógico Programável, pois essa sigla vem do inglês e significa Programmable Logic Controller.

O CLP é um dispositivo bastante usado na automação, o CLP é como um computador com certo nível de inteligência. Ele recebe sinais em sua entrada, os analisa mediante a programação inserida e toma decisões, atuando OS seus dispositivos de saída.

Porém, não devemos confundir o CLP com os desktops e notebooks, que são computadores de uso geral, utilizados em casa ou no trabalho. O CLP é mais robusto, feito para atuar na indústria e em comandos elétricos.

Além desta função, o CLP funciona ainda como uma ferramenta de monitoramento do sistema, apontando os valores de tensão, corrente elétrica, potência e qualquer anomalia no sistema. O CLP tornou-se um dispositivo indispensável na indústria e na automação!

Curso plc, treinamento ladder.

Controlador Lógico Programável – CLP.

Linguagem Ladder

A linguagem Ladder é a forma de fazer a programação no CLP, ou seja, é a forma de indicar as possibilidades de atuação mediante aos sinais de entrada. Em outras palavras, é o método de comunicação que o ser humano utiliza com o CLP.

Através da linguagem Ladder, um programador que tenha feito o curso de PLC consegue se comunicar com o dispositivo, indicando quais ações devem ser tomadas em cada tipo de situação.

Curso plc, programação clp.

Exemplo de diagrama na linguagem Ladder.

Disciplinas do curso de CLP

É muito importante se atentar para o conteúdo que está sendo ofertado no curso de CLP, isso para que seja escolhido o curso mais completo, capaz de agregar valor ao profissional.

Alguns assuntos são indispensáveis no curso de CLP, são o básico que todo curso de CLP deve oferecer, tais como:

  • Introdução e definição de CLP
  • Introdução à automação industrial
  • Noções sobre atuadores, saídas e malha de controle
  • Controle em malha aberta
  • Classificação dos CLPs
  • CLP modular e CLP compacto
  • Definição do sinal analógico e sinal digital
  • Entradas digitais
  • Saídas digitais
  • Entradas/saídas tipo P e N
  • Scan de um CLP
  • Definição de Linguagem Ladder
  • Contato aberto na Linguagem Ladder
  • Contato fechado na Linguagem Ladder
  • Exercícios em Ladder
  • Prática de programação Ladder
  • Simulações de CLP
  • Análise da programação Ladder

Escolha com bastante cuidado a instituição onde fará o curso de CLP, para que o seu investimento seja recompensado com a aprendizagem de qualidade. É também muito importante estar sempre colocando em prática os conhecimentos adquiridos, para que eles não se percam na memória.

Além de escolher um bom curso, o profissional que faz o curso de CLP deve colocar em prática tudo o que aprendeu, para assim fazer parte do presente e do futuro da automação industrial! Fazendo isso, ele ficará um passo a frente de seus concorrentes e estará pronto para ingressar na vasta área de atuação que a automação industrial oferece.

O Mundo da Elétrica preparou o vídeo a seguir para falar especificamente sobre o papel do CLP na automação que acontece nas indústrias. Neste vídeo, explicaremos o que é CLP e como funciona a estrutura de um sistema de automação industrial, vale a pena conferir!

Viu como o curso de CLP é importante e pode te destacar no mercado de trabalho? Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe para nós nos comentários! Continue no Mundo da Elétrica para aprender mais sobre os assuntos relacionados à eletricidade.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)