O mercado de trabalho é muito competitivo e disso a maiorias das pessoas sabem, sendo este um dos motivos para o profissional investir na sua formação, pois nunca iremos saber de tudo, afinal a área da eletricidade é extremamente ampla e com diversas oportunidades. Mas com tantas possibilidades de atuação e cursos disponíveis para esta área qual curso de elétrica escolher?

De fato, não podemos afirmar qual curso você deve fazer ou qual deles é o melhor, mas para ajudar você o Mundo da Elétrica apresenta alguns cursos de elétrica, que podem variar entre poucos meses até anos de estudos, pois depende da instituição de ensino e nível de formação.

Escolher um curso nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para quem está começando, portanto iremos apresentar algumas categorias de cursos em média os respectivos tempos de formação e áreas de atuação, para que possa facilitar a escolha do curso de acordo com o seu perfil.

Curso de elétrica, qual escolher?

Saiba qual curso de elétrica escolher.

Categoria de cursos

Os cursos podem ter duração de até cinco anos, mas existem cursos bem menores e cabe a você fazer a escolha aquele que mais lhe atende. Os cursos podem ser divididos basicamente em três categorias, que são:

Capacitação profissional:

Os cursos de capacitação profissional são os cursos de menor duração, geralmente alguns possuem um tempo de duração de alguns meses. Os cursos de capacitação profissional são mais voltados para uma capacitação específica ou uma capacitação inicial, como por exemplo os cursos para eletricista residencial, eletricista predial, eletricista industrial ou curso de inversor de frequência, entre muitos outros tipos de cursos.

Graduação técnica:

Os cursos de graduação técnica são cursos com duração média de 18 meses (3 semestres) que conferem um grau técnico reconhecido pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), como por exemplo cursos técnicos de eletrotécnica, técnico eletrônica, técnico em eletroeletrônica, técnico em eletromecânica, técnico em automação industrial e entre outros.

Graduação superior:

Os cursos de ensino superior são cursos que possuem longa duração e que podem ser subdivididos em dois níveis, que são:

Tecnólogo:

Em média os cursos tecnólogos possuem a duração de 30 meses (5 semestres) que conferem um grau superior em tecnologia e que também é reconhecido pelo CREA. Podemos citar como exemplo tecnólogo em eletrotécnica, tecnologia em instalações elétricas.

Engenharia:

Os cursos de engenharia possuem duração de 60 meses (10 semestres) e são de grau superior em engenharia e também reconhecidos pelo CREA. Podemos citar como cursos de engenharia voltados para a eletricidade os cursos de engenharia elétrica, engenharia eletrônica, engenharia em energia e entre outros.

Cursos de elétrica

Como são muitos os tipos de cursos relacionados a eletricidade iremos abordar alguns deles, caso queira saber mais sobre outros cursos de elétrica que não tenha no site Mundo da Elétrica deixe aqui nos comentários a sua sugestão para que possamos ajudar você a tirar suas dúvidas.

É importante destacar que o conteúdo e carga horária dos cursos citados abaixo podem variar, assim como a ordem apresentada. A informação que estamos passando é referente ao modelo que geralmente é ofertado em grande parte das instituições.

Cursos de elétrica – Eletricista

Existem basicamente três tipos de eletricistas, que pode ser o eletricista residencial, eletricista predial ou eletricista industrial, sendo que dependendo da sua forma você pode trabalhar como qualquer uma das três profissões citadas, sendo um diferencial como profissional. Os cursos de eletricista são de capacitação técnica, podendo variar a carga horária entre 3 meses e 1 ano.

O Curso de eletricista tem como principal objetivo preparar o aluno para se tornar um profissional capaz de desenvolver habilidades para instalar circuitos e equipamentos elétricos em residências e pequenas edificações, seguindo as normas e sempre visando a qualidade e a segurança nas atividades a serem realizadas. O eletricista residencial poderá atuar em construtoras, assistências técnicas e realizar prestações de serviços residências e pequenas edificações por exemplo.

Em muitos casos o eletricista industrial pode executar os mesmos serviços de um eletricista residencial ou predial, mas além disso o curso de eletricista industrial tem como objetivo preparar o aluno para atuar em operações de elaboração de diagramas, realizar levantamento de cargas, montagens e principalmente manutenção de dispositivos, equipamentos e componentes industriais. O eletricista industrial poderá atuar em indústrias, construtoras, assistências técnicas e realizar prestações de serviços.

Curso de elétrica – Técnico em eletrotécnica

O curso técnico em eletrotécnica, geralmente tem duração de 18 ou 24 meses, mas isso pode variar de acordo com a instituição.

O curso de eletrotécnica estuda estuda basicamente elétrica geral, elétrica industrial, máquinas e processos, onde durante todo o curso é abordado as principais teorias sobre elétrica como por exemplo, noções de eletrônica, elétrica predial, projetos elétricos, normas, segurança em eletricidade, máquinas elétricas e os seus acionamentos, comandos elétricos, plc, e princípios de automação, além de ser estudado ensaios e testes industriais, manutenção de sistema elétricos, pneumática, hidráulica entre outros.

A eletrotécnica é uma área bem abrangente da eletricidade, onde o profissional formado neste curso pode atuar em todas as quatro grandes áreas da elétrica, que é a geração, transmissão, distribuição e consumo. Com esta vasta área de atuação, o eletrotécnico pode atuar por exemplo em: área petrolíferas, industriais diversas, projetos, especificação de materiais, desenvolvimentos de sistemas elétricos, pesquisa, ensaios e testes, manutenção de sistemas elétricos diversos e etc.

Curso de elétrica – Engenharia elétrica

O curso de Engenharia Elétrica estuda a transmissão, recepção, produção e distribuição da energia elétrica, além disso o curso de Engenharia Elétrica também é responsável por profissionais aptos a desenvolver dispositivos eletroeletrônicos. O curso de Engenharia Elétrica tem duração de cinco anos e pode ter o foco em telecomunicações, energia, eletrotécnica, eletrônica, controle e automação, sistemas eletrônicos, robótica e sistemas de potência.

O engenheiro eletricista pode atuar na construção civil, na projeção dos circuitos elétricos necessários para a construções ou reformas, definir os materiais a serem utilizados e elaborar plantas de indústrias de geração de energia por exemplo.

Dentre as diversas áreas dentro da eletricidade, o engenheiro eletricista pode atuar na área da automação, no fornecimento de energia elétrica, telecomunicações, eletroeletrônica entre outras atividades, além de também poder atuar em empresas de desenvolvimento de projetos eletrônicos, distribuição de energia elétrica e consultoria para projetos elétricos e muito mais!

Como escolher um bom curso

Sem dúvidas o melhor curso é aquele que irá oferecer ótimas aulas teóricas e excelentes aulas práticas e é claro, ele deve ser um curso rigoroso que realmente exija que você se empenhe para concluí-lo.

É importante conhecer antes de se matricular em um curso qual é o seu respectivo conteúdo programático e conciliar com os seus objetivos de crescimento na carreira. Conhecimentos sobre as normas técnicas e apresentação de novos métodos e equipamentos de eletricidade que surgiram no mercado elétrico são fatores que enriquecem e valorizam ainda mais o curso.

Infelizmente, as pessoas ainda se acomodam e preferem cursos que servem apenas para terem o diploma e apesar de ser relativamente fácil concluí-lo, você dificilmente terá uma boa formação e consequentemente será ultrapassado por profissionais mais capacitados no mercado de trabalho, ficando para trás nessa disputa por espaço no mercado.

O vídeo a seguir do Mundo da Elétrica passa importantes dicas para quem quer estudar elétrica e aprender ainda mais sobre o assunto, disciplina ao estudar faz toda diferença, saiba como!

Finalizamos mais um artigo, caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidades sobre qual curso de elétrica escolher, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)