A elaboração de diagramas elétricos realmente não é uma tarefa fácil, por esse motivo é necessário alguns conhecimentos para serem desenvolvidos. Portanto, nesse artigo você receberá dicas de como desenvolver habilidade para elaborar diagramas elétricos. Vamos lá pessoal!

É importante que você entenda e saiba diferenciar os tipos de diagramas elétricos existentes, que são basicamente quatro tipos, sendo o multifilar, funcional, unifilar e trifilar.

Para começar o projeto recolha o máximo de informações possível, tais como: tipos de cargas ou motores a serem usados, qual a finalidade do circuito elétrico, tensão de rede fornecida, o que o cliente exige no circuito, tudo com o máximo de detalhes e tipos de materiais a serem usados.

Diagramas que se referem a comandos elétricos são necessários dois tipos de diagramas, um para as cargas e o outro para comandos.

Diagrama de cargas

Como o próprio nome já diz o diagrama de cargas é responsável por conter todas as ligações e informações referentes às cargas, que geralmente são os motores.

As informações que deverão ser contidas nesse diagrama são indicações dos barramentos de alimentação (L1, L2, L3, N, PE), nível de tensão, capacidade de corrente dos barramentos, informações sobre os tipos de componentes de proteção, contatores, informações sobre características das cargas e legenda com informações carimbo da empresa.

Diagrama para comandos elétricos.

Diagrama trifilar para comandos elétricos, demonstrando a ligação de um motor monofásico.

Diagrama de comandos

Os diagramas de comando, são responsáveis por conter informações dos equipamentos de acionamento das cargas e/ou motores, tais como: se serão temporizados, se serão acionados por contatores, além de conter informações como proteção, botoeiras, sinalizadores, fonte de energia (L1 L2 L3), contatos, se serão normalmente fechados ou aberto, temporizadores, CLP, soft starter, inversores de frequência se for o caso, relés de proteção, bornes de entrada e saída.

Em diagramas de comandos elétricos é importante que você deixe bem definido e claro todas as informações, para que o profissional que irá executar a montagem não tenha dúvidas.

Projeto

Com base nas informações disponibilizadas para o projetista, inicie o desenho pela alimentação do diagrama de carga, que tem como símbolo a letra L, em seguida coloque a primeira proteção que é simbolizado pela letra F, depois represente o contator (K), relé de proteção, mas seguido de um número e por último o motor (M). Se for um comando com reversão não se esqueça de definir o número e ordem dos contatores, após o diagrama de cargas estiver pronto passe para o diagrama de comandos.

No diagrama de comandos é preciso demonstrar os contatos normalmente abertos e fechados com seus respectivos símbolos e conexões.

Com todas as informações necessárias para o desenvolvimento do diagrama de comandos em mente inicie seu desenho pela alimentação (L), em seguida passe pela proteção (F) do circuito de comando, que são disjuntores ou fusíveis, posteriormente serão feitas as conexões das botoeiras (S) na qual os contatos NF/NA em conjunto com contatos auxiliares do contator. Na sequência desenhe as conexões das bobinas dos contatores (K) e terminais (A1 e A2). No final do diagrama de comandos passe pelos sinalizadores (H).

Atualmente podemos contar com softwares que nos auxiliam a simular e corrigir erros, o que não dispensa o conhecimento em relação ao funcionamento dos equipamentos e desenvolvimento do projeto.

Para que seja desenvolvido um projeto de qualidade é importante que o profissional esteja atualizado e execute o serviço de acordo com as normas, pois terá que dimensionar todo o circuito, cabos, proteções, contatores, sempre observando os contatos, simbologias e representações diversas.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

2 comentários para “Elaborar diagrama para comandos elétricos, por onde começar?”

  1. Vandelmo

    Professor Mattede seus vídeos aulas são top.
    Comecei a fazer elétrica apos assistir seus vídeos…de fato explicação simples e efetiva.

    Parabéns e continue avançando…muita gente agradece.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Que bom que gostou Vandelmo! Muito obrigado!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)