Você sabe o que é um fim de curso? Qual o melhor fim de curso para cada situação? Existem vários tipos de atuadores para fim de curso e neste artigo o Mundo da Elétrica mostra como usar cada tipo de atuador.

Em qualquer curso de elétrica tem aulas falando sobre componentes e as suas características, geralmente essas aulas são chamadas de tecnologia da eletricidade.

O Mundo da Elétrica sempre procura trazer diferentes componentes para o eletricista conhecer, porque é um grande diferencial para o profissional do Mundo da Elétrica conhecer os componentes e saber como usá-los de forma adequada.

Fim de curso

O fim de curso é um sensor mecânico usado para captar movimento ou posição de uma peça. Normalmente o fim de curso é usado para identificar quando uma peça está no limite ou se aproximando do limite onde esta peça pode ser posicionada. Desta forma, um fim de curso pode ser usado para comando, controle e até em sistemas de segurança.

Caixa de contato e Acionador

Agora que já explicamos o que é um fim de curso, vamos mostrar três tipos de fim de curso, além de vários elementos de atuação. O fim de curso é composto pela a caixa de contato e o acionador.

O fim de curso é composto pela a caixa de contato e o acionador.

Caixa de contato e acionador.

Na caixa de contato é onde temos a ligação dos cabos. Observe na imagem abaixo que temos duas caixas de contato metálica de tamanhos diferentes, mas também existem caixas plásticas.

Caixas de contato metálica de tamanhos diferentes.

Na caixa de contato é onde temos a ligação dos cabos.

A escolha do tipo de caixa vai depender da utilização do fim de curso. Em máquina mais robustas é mais interessante usar a caixa metálica.

Outra característica que pode mudar é o tamanho da caixa, dependendo da necessidade de saída dos cabos. Na caixa menor tem uma saída única para prensar o cabo, na parte de baixo do fim de curso. Já a caixa maior tem uma saída em três direções, embaixo e nas laterais, essa característica facilita o acabamento e a instalação.

Caixa menor tem uma saída única e caixa maior mais saída.

A necessidade de saída pode mudar é o tamanho da caixa.

Agora vamos para a parte interna do fim de curso, na parte interna temos acesso aos bornes dos contatos, ambos fim de curso tem um contato normalmente aberto NA, e dois contatos normalmente fechados NF. Para facilitar o acabamento do cabo na parte de dentro do fim de curso, existe uma parte mais funda próxima dos contatos.

Ambos fim de curso tem um contato normalmente aberto NA, e dois contatos normalmente fechados NF.

Na parte interna temos acesso aos bornes dos contatos.

Uma grande vantagem deste fim de curso é que o atuador pode ser trocado da caixa de contatos. Para retirar o acionador do fim de curso basta retirar a tampa, em seguida virar a trava superior e o acionador se solta. Para colocar outro acionador basta encaixar o acionador novo e girar a trava.

Para colocar outro acionador basta encaixar o acionador novo e girar a trava.

O atuador pode ser trocado da caixa de contatos.

Junto com nosso fim de curso vieram quatro tipos diferentes de acionador para o fim de curso. O atuador de pino reforçado que é para uma distância curta entre a peça e o atuador. No atuador pino a peça vai de encontro à caixa do fim de curso.

Usado para a parada de máquinas de acordo com posição de alguma peça.

Atuador de pino reforçado, para uma distância curta entre a peça e o atuador.

Geralmente o atuador pino é usado para a parada de máquinas de acordo com posição de alguma peça.

O atuador de pino com rolete superior é usado quando a peça passa pelo fim de curso, porém é necessário que a peça passe próxima ao atuador do fim de curso. Neste atuador a peça passa sempre perpendicular a posição do fim de curso.

Usado para demonstrar a posição de uma peça em uma linha de produção.

Atuador de pino com rolete superior é usado quando a peça passa pelo fim de curso.

Esse atuador é muito usado para demonstrar a posição de uma peça em uma linha de produção por exemplo.

O atuador de alavanca e haste é usado quando a peça não vai passar tão próxima ao fim de curso. No atuador de alavanca e haste a peça pode vir em várias direções para o acionamento do atuador do fim de curso.

Alavanca e haste a peça pode vir em várias direções para o acionamento do atuador do fim de curso.

Atuador de alavanca e haste é usado quando a peça não vai passar tão próxima ao fim de curso.

E por último temos a chave de segurança com atuador separado. Esta chave de segurança também é um tipo fim de curso, a chave é usada para identificar a posição de portas de proteção. A chave de segurança também permite a mudança da posição do atuador de acordo com a montagem que vai ser feita.

Permite a mudança da posição do atuador de acordo com a montagem.

Chave de segurança com atuador separado.

Este tipo de chave de segurança é muito utilizada em subestações elétricas. Quando a porta ou grade é aberta, um sinal é mandado ao disjuntor para que ele desligue, garantindo assim a segurança de quem abriu a porta por exemplo.

Existe um atuador com fixação vertical, quando inserido na abertura do atuador da chave segurança faz comutar os contatos. Por exemplo, quando uma grade é fechada ou aberta, o atuador faz os contatos comutadores.

Quando uma grade é fechada ou aberta, o atuador faz os contatos comutadores.

Atuador com fixação vertical, comutar os contatos.

O fim de curso é usado em diversos processos industriais, mas ao contrário do que muitos pensam, o fim de curso também tem várias utilizações residências e o mais conhecido sem dúvidas é o fim de curso no portão elétrico.

O profissional do Mundo da Elétrica vai se deparar com esse dispositivo de acionamento diversas vezes, por isso é importante conhecê-lo bem. Abaixo temos um vídeo do Mundo da Elétrica, mostrando como ligar chave fim de curso em portão elétrico.

No site e no canal do Mundo da Elétrica estão repletos de conteúdos sobre diversos temas, sendo assim fique à vontade para acessar os artigos e vídeos relacionados ao assunto. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)