As ferramentas de corte são fundamentais para um eletricista, talvez você já tenha se deparado como uma situação em que precisava fazer um corte em alguma peça para continuar o seu serviço na instalação elétrica, mas não tinha a ferramenta adequada em mãos.

Se analisarmos as atividades elétricas, em praticamente todas elas, alguma peça, eletroduto, barra de ferro precisa ser cortada, principalmente nas atividades de montagem elétrica, como infraestrutura elétrica.

Sabemos que algumas ferramentas de corte possuem algumas restrições quanto ao seu tamanho, dificulta a execução de determinados serviços, foi pensando nestas dificuldades e necessidades que trouxemos algumas ferramentas de corte e vamos mostrar onde usá-las e quais são as principais vantagens e desvantagens de cada uma dessas ferramentas, vamos lá pessoal!

Ferramentas de corte

Uma das ferramentas de corte mais comum que podemos encontrar são os arcos de serra, pois são ferramentas de corte que todo eletricista possui em sua caixa de ferramentas, ou pelo menos deveria ter! Mas existem basicamente dois tipos de arco de serra, que é o arco de serra comum e o mini arco de serra.

Diferença entre mini arco de serra e arco de serra.

Qual é melhor, mini arco de serra ou arco de serra?

Ferramenta de corte: Arco de serra comum

O arco de serra é conhecido por algumas pessoas como segueta, ele nada mais é do que uma ferramenta para cortar ou serrar, sendo utilizado principalmente para cortar ou serrar madeira, compensados, metais e plásticos. O arco de serra é composto por um arco, que é de longa duração e uma lâmina de serra, que quando já estiver desgastada pode ser descartada e reposta, sendo fixada ao arco novamente, daí o nome tão sugestivo.

Qual é melhor, mini arco de serra ou arco de serra?

A serra do do arco de serra é fixada nas duas pontas.

Ferramenta de corte: Mini arco de serra

Assim como o arco de serra comum, o mini arco de serra também desempenha a função de cortar ou serrar determinados materiais, ele possui um pequeno arco, onde é fixado a serra, porém a serra não é fixada de ponta a ponta em seu mini arco de serra como no arco de serra comum, esta fixação é que também proporciona ao mini arco de serra as suas principais vantagens.

Qual é melhor, mini arco de serra ou arco de serra?

O mini arco de serra possui uma ponta flexível.

Vantagens e desvantagens

Arco de serra:

O arco de serra comum é uma excelente ferramenta para cortar canos, tubos, madeiras e outros materiais, além de proporcionar um corte em peças maiores e devido ao seu tamanho, realizar cortes mais rápidos.

A maior desvantagem do arco de serra comum é que o seu corpo impede que seja feito um corte profundo em uma peça ou um corte rente, devido a sua estrutura, ou seja, ele tem um raio de corte limitado para algumas atividades, mas mesmo assim, é uma ferramenta essencial.

Qual é melhor, mini arco de serra ou arco de serra?

O arco de serra comum não faz um corte rente.

Mini arco de serra:

Esse mini arco de serra são poucas pessoas que conhecem, mas é uma excelente ferramenta. O mini arco de serra da Starrett é uma ferramenta extremamente útil para alguns tipos de corte, principalmente aqueles em que são necessários realizar um corte na peça bem rente a uma parede por exemplo, como podemos ver na imagem abaixo:

Qual é melhor, mini arco de serra ou arco de serra?

Mini arco de serra fazendo um corte rente.

Como o corpo do mini arco de serra não prende a ponta da lâmina ela fica flexível e consegue chegar próximo a parede ou estrutura, podendo realizar cortes em profundidade de uma estrutura plana ou utilizar para realizar o corte em apenas um lado de um tubo por exemplo. Além disso o mini arco de serra é pequena, capaz de ser transportado facilmente em qualquer caixa de ferramentas.

O vídeo abaixo mostra os tipos de ferramentas para corte, as características de cada uma das ferramentas, além de ensinar qual a ferramenta de corte ideal para cada tipo de trabalho.

Finalizamos mais um artigo, esperamos ter ajudado a esclarecer sobre as características e aplicações do arco de serra comum e do mini arco de serra. Caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha alguma curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)