Você quer trabalhar na área de elétrica com carteira assinada? Como você faz para que as empresas te achem? E você que é autônomo, como fazer contatos com outros profissionais? Neste artigo vamos mostrar uma super dica para o profissional do Mundo da Elétrica sobre o mercado de trabalho e emprego na área de elétrica.

O mercado de trabalho mudou muito nos últimos anos, antigamente você tinha que ir até a empresa para deixar um currículo, hoje tudo é feito no computador ou mesmo na tela do celular. Uma das melhores ferramentas para se conectar a empresas e fazer bons contatos em busca de emprego, é uma rede social que não é nem o facebook nem o instagram e sim o LinkedIn!

Linkedln

O LinkedIn é uma rede social de negócios, focada em conectar pessoas com interesses em comum sobre determinadas áreas de trabalho. O LinkedIn pode ser usado de várias formas, tanto pelo profissional autônomo, quanto pelo profissional com CLT.

O que é profissional autônomo?

O autônomo é uma pessoa que trabalha por conta própria, sem vínculo com qualquer empresa. O profissional autônomo não está apto a direitos e verbas trabalhistas como salário fixo mensal e férias, mas pode contribuir para a previdência e usufruir de benefícios. Principais vantagens que o LinkedIn oferece para o profissional autônomo:

  • O linkedin é uma vitrine! profissionais e outras empresas focadas em seu nicho de serviço vão procurar informações no linkedin, você pode ser achado em uma dessas pesquisas.
  • Assim como você pode ser achado, você também pode achar. A rede do linkedin é um excelente meio para fazer conexões com fornecedores.
  • Uma base muito grande de profissionais com currículos cadastrados, que você pode selecionar para uma a contratação.

O que é profissional com CLT?

O profissional com CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) é o profissional que trabalha de carteira assinada como contrato com a empresas. O profissional com CLT tem diversos direitos trabalhistas como por exemplo, trinta dias de férias, 13º salário, seguro-desemprego, receber até no máximo 5º dia útil etc. Principais vantagens que o LinkedIn oferece para o profissional CLT:

  • Possibilidade de ter o seu currículo exposto para grandes empresas.
  • Procurar vagas de trabalho de forma gratuita.
  • Informações facilitadas para o seu nicho de trabalho.

Como fazer cadastro no Linkedin

O primeiro passo no Linkedin é preencher todas as informações sobre sua carreira. Quando você preenche corretamente e de forma clara o seu perfil, você está criando um currículo virtual que vai ficar exposto para todos.

Você pode criar um perfil pessoal falando das suas qualidades, experiência e formação, ou pode criar um perfil de empresa para colocar à disposição dos outros usuários os serviços que a sua empresa presta.

O primeiro passo no Linkedin é preencher todas as informações sobre sua carreira.

Como fazer cadastro no Linkedin.

O perfil pessoal é como seu currículo onde você coloca informações como objetivo profissional, formação, experiência profissional, pode receber ou dar recomendações a seus amigos, apresentar as suas licenças de trabalho e certificados, além de outras possibilidades.

O perfil de empresa pode ser uma excelente forma para obter conhecimentos sobre uma determinada área. O Mundo da Elétrica por exemplo, tem um perfil do linkedin e a gente posta vários conteúdos sobre eletricidade por lá.

Outra coisa legal no LinkedIn é que podemos procurar vagas de emprego por lá. Basta você procurar por palavras da sua área de trabalho e as possíveis vagas de emprego vão aparecer, inclusive vai aparecer várias vagas para quem é iniciante. Muita gente acha que o Linkedin é só para quem é engenheiro, mas não é! No Linkedin tem vagas e informações para todos os níveis.

Vale muito a pena criar um perfil no Linkedin e focar na sua carreira. Essa ferramenta certamente vai te dar muitas informações relevantes sobre a sua área de atuação e é totalmente focada em desenvolver profissionalmente as pessoas.

Sabemos que muitos profissionais do mundo da elétrica têm o sonho de conseguir sua própria renda, e com isso vário profissionais investem em serem autônomos. Muitos profissionais cometem erros fatais na sua carreira profissional. Abaixo temos um vídeo do canal Mundo da Elétrica, falando dos 5 erros que levam a falência dos autônomos.

Quer continuar aprendendo com o Mundo da elétrica? Aqui no site e no canal nós temos vários vídeos e artigos dando dicas para a carreira do eletricista autônomo. É muito conteúdo gratuito esperando o seu acesso!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)