Abastecimento com gasolina ou na tomada? Aprenda a instalar carregador veicular para carro elétrico!

Em Componentes elétricos por Henrique Mattede

É desejo de muitos abastecer o carro na tomada de casa, e foi pensando nisso que o Mundo da Elétrica separou um guia completo sobre como funciona, e como instalar um carregador veicular. Então, vamos lá pessoal!

Apesar de parecer coisa do futuro, os carros elétricos têm sido desenvolvidos a muito tempo. Em 1890, William Morris já estava trabalhando em modelos de carros elétricos.

Em 1914, Thomas Edison, o inventor da lâmpada, apresentou várias das suas invenções em uma feira de carros elétricos, inclusive um modelo de carregador veicular. Mesmo naquela época, os carros precisavam ser carregados e as estações de carregamento eram bem parrudas.

Leia também

Avançando no tempo e com a tecnologia existente atualmente, já temos estações de carregamento para veículos elétricos em vários locais. Geralmente, encontramos estes carregadores em shoppings e estacionamentos.

Entretanto, existem modelos de carregadores veiculares portáteis. A STECK, líder de mercado em elétrica, possui um carregador veicular portátil STECK.

Ele é ligado em uma tomada de 32A, possui uma caixa de controle e um plugue do tipo 2, como pode ser visto na imagem abaixo.

Abastecimento com gasolina ou na tomada?

Carregador veicular portátil.

A tomada da STECK tem todas as proteções necessárias para ligar o carregador, já que um choque elétrico de 32A é muito perigoso!

Por isso, ela tem um DR para proteção contra fuga de corrente e um disjuntor de proteção adequado.

Além disso, ela possui uma chave manual que só é ligada caso haja um plugue acoplado na tomada. Essa proteção é super importante para evitar arco elétrico e é obrigatória por norma!

Carregador veicular portátil.

Tomada com disjuntor e DR.

Como instalar um carregador veicular?

É importante salientar que sempre há riscos ao mexer com eletricidade e recomendamos que todo cuidado seja pouco. Caso você não se sinta seguro, chame um profissional qualificado!

Primeiramente, caso você não tenha, é necessário instalar uma tomada que tenha todas as proteções necessárias, como a da STECK citada anteriormente.

Na tomada, basta ligar os cabos de fase no polo do DR e o de terra no borne. Já na caixa de passagem, basta fazer a emenda nos cabos de fase e de terra.

Para colocar o carregador para funcionar, é preciso ligar o DR e verificar se o disjuntor da tomada está ligado. Após isso, é só conectar o plugue do carregador na tomada.

O carregador portátil da STECK é do tipo 2, mas existem outros tipos de conectores nos carros elétricos, basta conectar um adaptador.

Caso não haja plugue na tomada e graças a trava de segurança, a chave manual não girará. Já com o plugue acoplado, a ligação ocorre corretamente.

No carregador tem apenas dois botões para configurar. Um para selecionar a corrente elétrica para o carro que vai até 32A e outro para selecionar o tempo de carregamento.

Com tudo conectado e configurado, a recarga acontece normalmente. Na tela do carregador aparecem todas as informações.

Na loja da STECK você encontra vários componentes para comprar, inclusive esse carregador portátil.

Para ter acesso a essas novas tecnologias com desconto, basta aplicar o cupom MUNDO20 ao finalizar a sua compra e você terá um desconto de 20%!

Para ver na prática como instalar um carregador veicular e abastecer o carro sem gasolina, assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica.

Para nos ajudar a continuar ensinando sobre elétrica de forma gratuita, compartilhe esse artigo com outras pessoas. Ficou com dúvidas ou tem sugestões, deixe abaixo nos comentários e te responderemos!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário