Você já ouviu falar da eletrofita? O Mundo da Elétrica realizou uma série de testes com a fita elétrica, e preparou este artigo para explicar o que acontece com a eletrofita em condições de sobrecarga e curto-circuito. Então vamos lá pessoal!

Fita elétrica: Proteção

A fita elétrica é motivo de debate entre os profissionais do Mundo da Elétrica! Dentre as principais dúvidas, uma pergunta muito recorrente foi se a fita tem algum tipo de proteção contra os choques mecânicos.

A eletrofita tem uma proteção com um material plástico isolante em ambos os lados, mas como será que esta proteção reage aos testes? Para simular um impacto eu comecei batendo um parafuso na fita, e em seguida eu testei o impacto batendo um formão.

Com um pouco de força o parafuso perfurou a fita, e o impacto com o formão não chegou a romper a fita, mas dá para ver que rompeu a isolação, assim como mostra a imagem abaixo. Quando a proteção e/ou isolação da fita é danificada, o risco de causar uma fuga de corrente elétrica é muito maior.

Veja como instalar fita elétrica

Teste de choque mecânico na fita elétrica!

Eletrofita: Teste de sobrecarga

O segundo teste mais sugerido foi o de sobrecarga! Para este teste a gente conectou a fita em um transformador de alta corrente e quando ligamos o transformador, demorou apenas alguns segundos para a isolação da fita derreter e a parte condutora de cobre ficar incandescente, assim como mostra a imagem a seguir.

Eletrofita é segura? Pontos positivos e negativos

Teste de sobrecarga na fita elétrica! Isolação derretida e cobre incandescente exposto.

A eletrofita não rompeu mesmo depois de permanecer alguns minutos ligada nesta condição. O formato do cobre em fita proporcionou uma área maior para troca de calor com o ambiente, e este pode ter sido um dos motivos para que a fita não tenha rompido tão rápido como aconteceu com os cabos elétricos que já testamos neste transformador.

Porém não se engane, porque mesmo sem romper a fita sofreu danos graves! Observe na imagem abaixo como a fita elétrica ficou ao final do teste de sobrecarga. Dá para ver claramente que o cobre descascou todo, indicando uma evidente perda nas propriedades mecânicas e elétricas.

Eletrofita é segura? Pontos positivos e negativos

Cobre da Eletrofita totalmente descascado depois do teste de sobrecarga

Fita elétrica: Fumaça tóxica

Outro teste importante que fizemos é sobre a toxicidade da fumaça que sai da isolação do cabo, será que a fumaça é toxica ou não? Para esse teste vamos usar um papel medidor de pH, que é uma das formas de detectar essa toxicidade da fumaça.

Caso você não saiba, uma das características da fumaça tóxica é ser ácida. Quando este papel entra em contato com um pH ácido ele fica com um tom rosado, por isso colocamos um pedaço da fita medidora de pH dentro de um tubo de vidro que vai entrar em contato com fumaça.

Nesta próxima imagem é possível ver o momento exato do teste com a fumaça, além dos detalhes do antes e depois do papel medidor de pH. Como não houve alteração na cor do papel, isso indica que esta fumaça que saiu deste plástico de isolação da eletrofita não é tóxico.

Eletrofita é segura? Pontos positivos e negativos

Teste de toxicidade da fumaça da fita elétrica! Confira o antes e depois.

Sobrecarga na instalação elétrica

Nós instalamos essa fita para teste aqui no Mundo da Elétrica, prendemos a ponta dos cabos do transformador nas extremidades da fita elétrica, e ligamos para saber o resultado.

Depois de um tempo a massa corrida que foi colocada por cima da fita começou a escurecer. Usamos um multímetro que mede temperatura e deu para ver que a medição chegou à 200°C nesta parte mais escura. Para finalizar utilizamos um amperímetro e deu para ver que a corrente medida foi de aproximadamente 134A.

Veja como instalar fita elétrica

Medições de corrente e temperatura da fita elétrica instalada na parede durante um teste de sobrecarga!

É importante esclarecer alguns pontos importantes sobre a fita elétrica! Não encontramos certificação do INMETRO e tanto a norma NBR 5410, quanto as normas de condutores elétricos não tem itens previstos que tratam da fita. Portanto, a eletrofita não é um produto normatizado!

Entenda que o Mundo da Elétrica não é uma empresa certificadora ou de ensaios! Sendo assim, todos os testes e ensaios que são feitos tem caráter didático e experimental, ou seja, não critérios para validar ou reprovar nenhum tipo de produto que não é normatizado.

Abaixo tem um vídeo no canal Mundo da Elétrica que mostra todo o processo de instalação, além de falar dos principais pontos positivos e negativos da eletrofita. Se quiser conhecer mais é só clicar e assistir.

Você conhece alguém que usa a eletrofita? Envie este artigo para quem possa gostar do conteúdo. Continue acessando os artigos do nosso site, porque tem muito conteúdo gratuito de qualidade esperando apenas o seu acesso!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)