Você tem criança pequena em casa? Como você faz para proteger as tomadas da sua casa para as crianças não sofrerem um choque elétrico? E você eletricista, indica o uso do protetor de tomadas para os seus clientes? Pensando na segurança das nossas crianças o Mundo da Elétrica mostra neste artigo um Top5, com dicas de proteção para as tomadas contra choque elétrico

Em uma casa as crianças são as mais vulneráveis ao choque elétrico em tomadas, pois costumam ser curiosas e quando elas veem um adulto colocando o plugue na tomada querem fazer igual. O problema é que as crianças não sabem o que deve colocar na tomada, então acabam enfiando alguma coisa que não deve e isso pode levar à acidentes com choque elétrico, e as consequências do choque elétrico aumentam ainda mais quando a casa não tem DR na instalação elétrica.

Crianças são as mais vulneráveis ao choque elétrico em tomadas.

Criança pode sofre choque elétrico em tomadas, cuidado.

Mesmos as instalações elétricas das casas do Brasil não tendo uma estrutura muito boa, já existem recursos que podem proteger seus pequenos contra choque elétrico na tomada. Então vamos lá, conhecer esses recursos de proteção para tomada!

5 protetores de tomada contra choque elétrico

Normalmente poucas casas são planejadas pensando nas crianças e isso acaba gerando uma grande preocupação nos pais, pois como já falamos as crianças são muito curiosas na fase de desenvolvimento. Mas como não podemos deixar de proteger nossos pequenos, temos que utilizar alguns recursos até mesmo caseiros.

O primeiro protetor é a tampa de tomada que é bem comum de ser encontrada, tanto em lojas de material elétrica quanto de materiais de construção. A tampa de tomada tem um formato simples, que encaixa nos furos da tomada e é feito de um material que não conduz eletricidade. Com os buracos da tomada já preenchidos com a tampa de tomada não é possível que a criança coloque por exemplo um clip na tomada.

Encaixa nos furos da tomada.

Tampa de tomada, bem comum de ser encontrada.

O segundo protetor é uma opção caseira que você mesmo pode fazer com uma garrafa PET. É muito simples de fazer o protetor de garrafa PET, recorte a garrafa baseado no formato da tomada onde será fixado o protetor. Existem várias formas de fixar o protetor de garrafa PET na tomada, para isso basta usar a imaginação. Porém uma das formas mais simples é prender um dos lados, usando o parafuso do suporte do módulo da tomada e o outro lado basta encaixar por baixo do espelho. Dessa forma a menos que seja aberta a proteção, vai ficar impossível colocar algo nos furos da tomada. Além disso o PET é plástico e não conduz eletricidade, e o melhor de tudo é possível utilizá-lo em qualquer tomada apenas fazendo algumas mudanças simples.

PET é plástico e não conduz eletricidade.

Protetor utilizando garrafa PET.

O terceiro protetor também é uma improvisação criativa, usando uma tampa da embalagem de lenço umedecido. Para isso basta retirar a tampa da embalagem e colar em volta da tomada. Assim com a tampa fechada impede que a criança tente colocar alguma coisa nos furos da tomada. Simples e fácil! Considerando que quem tem recém-nascido em casa e usa bastante lenço umedecido, não vai ser difícil conseguir algumas tampas para proteger as tomadas da sua casa.

Basta retirar a tampa da embalagem e colar em volta da tomada.

Protetor com tampa de embalagem de lenço umedecido.

Todos os recursos de proteção bem feitos podem ser utilizados, mas as opções de proteções mais seguras são as que são pensadas diretamente no projeto de fabricação da tomada. A quarta opção é a tomada com dupla proteção contra choque, ela tem um sistema que para encaixar o plug é preciso iniciar o encaixe e girar o plugue para só então o plugue ser totalmente inserido. Essa tomada é extremamente segura para crianças pois para uma criança entender todo o movimento de iniciar a inserção e em seguida girar é relativamente mais complicado. O que torna essa tomada muito segura.

Tomada extremamente segura para crianças.

Tomada com dupla proteção contra choque.

Nossa quinta opção de proteção também foi pensada pelo fabricante, é a tomadas com obturador que tem uma proteção contra inserção monopolar. É impossível inserir algo em apenas um furo desta tomada, o sistema mecânico dentro dela só permite a inserção se os dois furos receberem pressão ao mesmo tempo.

Proteção contra inserção monopolar.

Tomada com obturador, protege contra choque elétrico.

No começo falamos sobre o DR, mas você sabe o que é isso? Não? Como assim? Então já passou da hora de você conhecer esse dispositivo de proteção que pode salvar vidas. Abaixo temos um vídeo do Mundo da Elétrica com uma aula completa sobre DR e suas variações.

Os eletricistas devem mostrar estas 5 opções de proteção aos seus clientes, afim de reduzir as chances de choque elétrio. O profissional que pensa no bem-estar dos clientes é um profissional diferenciado e isso vale muitos pontos com os clientes. Muito obrigado pela atenção! Qualquer dúvida deixe nos comentários que vamos responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)